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Avaliação – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo 2022

O novo Hyundai Creta 2022 veio para brigar diretamente com Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks

Fotos Marcus Lauria

Com visual controverso e um design um tanto ousado a Hyundai apresentou o Creta 2022 ano passado e eu tive a oportunidade de conhecer melhor esse SUV tão falado pelos consumidores desse segmento ficando uma semana com ele. A “geração” anterior já vendia bem e tinha um público fiel, apesar de não ter conhecido melhor o modelo sei que quem tem ou teve continua sendo fiel a marca.

Como nunca havia testado esse modelo, seguem algumas informações importantes para quem ainda não conhece o Creta. O SUV Coreano foi lançado em 2017, com produção na cidade paulista de Piracicaba, na mesma fábrica de onde saem as versões hatch e sedã do compacto HB20 e que em sua linha 2022 recebeu uma profunda atualização no visual, lista de equipamentos e motorização. O Creta que aparecia na terceira colocação do segmento nem precisava de retoques, mais a Hyundai não pensou duas vezes e resolveu dar um verdadeiro upgrade no modelo. Para se ter uma noção, só em 2021 foram 64.759 emplacamentos, o Creta ficou atrás só do Renegade, que vendeu 73.913.

Lançado lá fora antes de “dar as caras” por aqui, a marca coreana começou a divulgar seu produto para os brasileiros através de muitos teasers. O primeiro foram imagens do interior, como o painel digital, central multimídia, teto solar panorâmico e outros equipamentos. Em seguida por imagens da carroceria, principalmente dos faróis e lanternas. Na data do lançamento enfim foi apresentado por inteiro e revelada as suas quatro versões e com preço inicial entre R$ 107.490 e R$ 147.990. O preço atual vai de R$ 117.790 até R$ 164.690 na versão Confort 2.0, a versão avaliada Platinum parte de R$ 150.190.

No lançamento foram oferecidos vários itens de série como Bluelink e Sem Parar, primeira parcela do carro para janeiro de 2022 e seguro com até 15% de desconto (ambos feitos pelo Banco Hyundai) e entrega garantida. Com esse pacote todo de ofertas as vendas “bombaram”.

O Creta 2022 chama a atenção por onde passa, não pela sua suposta “beleza exótica”, mas sim pelo seu design ousado e diferente. A Hyundai chama o seu desenho de “Esportividade Sensual”. Visto de frente chama a atenção o conjunto óptico dianteiro dividido em quatro partes, sempre em LED na versão mais cara e a grande hexagonal no centro que se entrosam perfeitamente com as linhas do capô e a parte inferior do para-choque. O novo Creta ficou poucos centímetros maior em todas as dimensões e passou a ter 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,61 metros de distância de entre-eixos, além de ter 19 cm de altura do solo.

Visto de lado o SUV Coreano conta com uma moldura na parte superior, que termina na coluna C, além do vinco mais pronunciado na parte inferior das maçanetas. Já a linha de cintura é mais alta e as rodas da versão avaliada de entrada), 17 polegadas com acabamento diamantado.

Seguindo o estilo dos faróis, as lanternas não deixam de chamar a mesma atenção. Elas são divididas em diversas partes e com uma delas localizada no para-choque. Além disso, a tampa do porta-malas aparece recortada por todos os vincos da carroceria. Gosto não se discute, uns vão gostar e outros nem tanto, a verdade é que se a Hyundai queria chamar a atenção do consumidor e conseguiu.

Visto por fora seu porte é bem avantajado e por dentro a sensação é ainda maior. O espaço interno é bem generoso para quem vai na frente ou atrás, já o porta-malas encolheu 9 litros e agora tem 422 litros. Se por fora seu visual é polêmico, por dentro está tudo em seu lugar. Apesar de plásticos duros por todos os lados, dá para sentir que são de qualidade e resistentes, ao contrário dos concorrentes, dando a sensação de um carro de categoria superior.

O acabamento do Creta 2022 ficou melhor e mais refinado, além de estar mais harmonioso. O volante é revestido em couro na cor preta com costura na cor preta mais o painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster de 7″, painel com acabamento nas cores preto e marrom e bancos revestidos em couro sintético na cor marrom

Chama a atenção logo ao entrar o painel digital colorido de 7 polegadas, é oferecida uma lista de equipamentos recheada, o Creta oferece ar-condicionado automático digital, seletor com 4 modos de condução, teto solar panorâmico, multimídia com 10,25 polegadas, conexões Android Auto e Apple CarPlay, entre muitos outros itens.

Além da Smart Camera 360°, que simula uma vista aérea real. alarme volumétrico com sensor de inclinação e sensor de estacionamento traseiro+ sistema de monitoramento de pressão dos pneus (indicação), câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold e alerta de presença nos bancos traseiros

Merece destaque também o pacote de segurança Hyundai SmartSense, que além do sistema de câmeras, ele inclui monitoramento de ponto cego com imagem no painel de instrumentos, sistema de frenagem autônomo com detecção de convergência à esquerda, assistente de permanência e centralização em faixa, controle de velocidade adaptativo, detector de fadiga e farol alto adaptativo.

Ainda pensando e segurança o Creta 2022 não fica devendo em nada, estão lá os seis airbags, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas, nada mal, não é?

Um sistema bem útil e interessante é o atualizado aplicativo Bluelink. As novas funções incluem ajustar o ar-condicionado e acessar o sistema Smart Camera 360°, permitindo ver o que está ao redor do carro antes de se aproximar dele. Tem também os comandos de voz que ajuda o condutor a poder ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista, controlar seu vidro, enviar mensagens de texto, solicitar informações sobre o clima ou ainda encontrar pontos de interesse para navegação.

E o rastreamento e recuperação veicular, ligar o carro, abrir as janelas, buscar e acessar pontos de interesse, entre outros. Quem comprar o Creta 2022 terá o sistema gratuitamente por seis meses, mas depois disso será necessário pagar uma mensalidade.

Vendido em cinco versões: Action 1.6 AT 2022 (geração anterior); Comfort 1.0 Turbo 2022; Limited 1.0 Turbo 2022; Platinum 1.0 Turbo 2022 e Ultimate 2.0 AT 2022, são oferecidas as seguintes cores: (Creta Action) Preto Onix (sólida, sem custo adicional); Branco Atlas (sólida, R$ 500); Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk (R$ 1.500) e (Novo Creta): Preto Onix (sólida, sem custo adicional) e Branco Atlas (sólida, R$ 700); Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk (metálicas, R$ 1.600); Azul Sapphire (perolizada, R$ 1.600). A combinação Dual Tone (disponível para todas as cores, exceto Preto Onix), com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, custa R$ 1.500 e é exclusiva da versão Ultimate.

Sob o capô está o elástico e divertido motor 1.0 turbo GDI (o mesmo do HB20), com 120 cv a 6.000 rpm  e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm acoplado a um câmbio automático de seis marchas com ótimo escalonamento e sem trancos. Ele faz de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e chega a 180 km/h. Quando o assunto é economia na cidade ele fez 6,7 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina e na estrada faz 8,7 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina.

Ele roda com rodas de liga leve diamantadas de 17″ com pneus 215/60 R17. A suspensão é bem acertada e absorve bem os buracos da nossa cidade com asfalto lunar, além de ser muito eficiente nas curvas, deixando o motorista bem à vontade para fazer manobras um pouco mais ousadas. Enfim, o Creta apesar do visual polêmico é um SUV bem competitivo no mercado e pode ser líder do segmento em pouco tempo.

*FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Instalação:     Dianteiro

Posição:         Transversal

Aspiração:      Turbocompressor

Alimentação:             Injeção direta de combustível

Cilindrada:     998 cc

Cilindros:       4, em linha

Válvulas por cilindro:          4

Comando de válvulas:        Duplo, no cabeçote, correia dentada

Variação do comando:        Admissão e escape

Potência em CV:      120 @ 6.000 rpm

Torque em kgfm:      17,5 @ 1.500 rpm

Taxa de compressão:          10,5:1

Código do motor:      Kappa

TRANSMISSÃO

Câmbio:          Automático

Marchas:        6

Acoplamento:            Conversor de torque

Tração:           Dianteita

DESEMPENHO

Acel. 0 a 100 km/h:  11,5 seg

Velocidade máxima:            180 km/h

CONSUMO

Cidade em km/l:        8,3 (eta) / 8,7 (gas)

Estrada em km/l:       11,6 (eta) / 12 (gas)

Autonomia em km:  580 (eta) / 600 (gas)

SUSPENSÃO

Dianteira:       Independente, McPherson

Traseira:         Eixo de torção

Elemento elástico:  Mola helicoidal

FREIOS

Dianteira:       Disco ventilado

Traseira:         Tambor

DIREÇÃO

Assistência:  Elétrica

Diâmetro de giro:      10,6 m

PNEUS

Dianteira:       215/60 R17

Traseira:         215/60 R17

AERODINÂMICA

Área frontal:  não disponível

DIMENSÕES

Comprimento:           4.270 mm

Altura:             1.635 mm

Largura:          1.780 mm

Entre eixos:  2.590 mm

Vão livre do solo:      190 mm

*Dados do fabricante

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