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Avaliação – Honda HR-V 1.5 Turbo Touring CVT 2020

Fotos Marcus Lauria

Essa famosa frase comumente é dita no mundo do futebol que diz que “em time que está ganhando não se mexe”. … “Não espere começar a perder para mexer no time”, ou seja, “Em time que está ganhando se mexe sim, para continuar ganhando. É necessário mexer para melhorar, e foi o que a Honda fez com o seu SUV mais vendido, o HR-V.

Lançado em junho deste ano, o HR-V 2020 traz como novidade principal o retorno da versão Touring, que chega ao mercado ainda mais completa. Com destaque para o teto solar panorâmico, Honda LaneWatch e o tão esperado motor Turbo, dentre outras novidades. Enquanto as demais versões do SUV trazem novos equipamentos de conforto e comodidade.

Mas vou focar as novidades na versão avaliado pelo site por uma semana, a Touring. Recebi o modelo para teste na concessionária de Botafogo, saindo de lá já percebi que o HR-V na versão mais completa chamava a atenção pelo interior mais refinado e o motor mais potente. Por fora quase nenhuma novidade em relação a versão EXL.

Na parte externa que foi recentemente renovado em 2019, o HR-V 2020 traz uma dianteira mais personalizada com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED – com alta eficiência luminosa em diferentes condições de rodagem –, bem como uma nova grade frontal, com acabamento em black piano.

Chama a atenção para quem se liga nos detalhes o inédito teto solar panorâmico da versão Touring – o primeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil – que aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. A nova antena em formato barbatana – item exclusivo da versão Touring – também se destaca no teto. E para finalizar, na parte traseira o logotipo “Turbo” e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o design do HR-V.

Bem completa, a versão topo de linha Touring oferece equipamentos inéditos ao modelo. Essa versão passa a ter – de acordo com a cor externa – a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos – revestidos em couro – laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas.

Equipado com a tecnologia Smart Entry, o HR-V Touring permite a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo. Equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré – com três modos de visualização – e o exclusivo sistema Honda LaneWatch, que permite visibilidade total em manobras e durante a condução.

O HR-V traz, de série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.

O sistema Honda LaneWatch é composto de uma câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia, ao se acionar a seta, ou mesmo ao pressionar um botão na alavanca. Com isso, o condutor passa a ter muito mais segurança em mudanças de faixa e mais comodidade em manobras. Além de sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático.

Essa versão avaliada recebe a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com navegador GPS integrado ao sistema. Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS). Além de ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais, e aletas para trocas de marcha no volante e volante com revestimento em couro.

A grande novidade da versão Touring está sob o capô, ao invés do conhecido motor 1.8 16V FlexOne de 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol, com transmissão CVT encontrado só agora nas versões LX, EX e EXL, está lá o estreante motor turbo de 1.5 litros e quatro cilindros. O propulsor traz calibragem específica para o HR-V, utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.

Este propulsor é acoplado a transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring, com trocas suaves e precisas que tornam a dirigibilidade do SUV muito mais agradável e sem trancos. Com características específicas, essa transmissão traz função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso e uma modularidade maior da aceleração em médias rotações, bem como a simulação das sete velocidades com o acelerador à plena carga, aumentando a percepção de performance e reduzindo o ruído de aceleração nesta condição.

O freio motor fornecido pela transmissão CVT do modelo Touring também foi aprimorado, com a simulação de reduções de marcha de forma automática em condições de frenagem brusca, aumentando a eficiência nestas condições. Outro aprimoramento, já aplicado à transmissão CVT na linha 2019, torna mais progressiva a aceleração nas condições de “anda e para” fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração em trânsito, aumentando o conforto para os ocupantes nestas condições.

Não só o motor e a transmissão foram renovados, a Honda deu uma melhorada na suspensão, que recebeu uma calibragem específica, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, o que pode ser devidamente testada em um trecho de serra com curvas fechadas, onde o SUV se manteve estável o tempo todo, como se estivesse conduzindo um sedã.

O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto. Os preços começam em R$ 94.400 para a versão de entrada LX, passando para R$ 101.700 na EX, subindo para R$ 111.900 na EXL e aos R$ 139.900 na versão avaliada Touring.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            173

Torque (kgf.m)         22,3

Consumo cidade (km/l)      11,8

Consumo estrada (km/l)    14,4

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.605

Largura (mm)           1.790

Comprimento (mm)             4.346

Peso (Kg)      1.279

Tanque (L)    51

Entre-eixos (mm)     2.610

Porta-Malas (L)        437

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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