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Avaliação – Honda Civic Si I-VTEC 2.4 2015

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O Civic Si teve uma passagem marcante no Brasil, com início das vendas em março de 2007, em sua terceira geração, conhecida como New Civic, utilizava um motor i-VTEC 2.0 de 192 cv e câmbio manual de 6 marchas. A carroceria sedan teve um grande sucesso de vendas. Essa versão do Si durou até a troca de geração, em janeiro de 2012.

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Agora, após um período de quase três anos, o modelo voltou repaginado e bem mais esportivo, não só no visual externo, como no conjunto mecânico em geral. A principal mudança foi na carroceria, que passa a ser de um cupê de duas portas e chega importado do Canadá. O valor de R$ 124.000 cobrado pelo esportivo Nipônico, deixa ele com uma certa desvantagem, diante da concorrência em nosso mercado. Mas de uma certa forma, não deixa de ser um modelo exclusivo e desejado por entusiastas da marca.

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A nova versão Si, sigla para (Sport Injection), é um pouco diferente da versão de quatro portas fabricada aqui no Brasil. De cara é possível notar o aerofólio protuberante no porta-malas, um dos maiores destaques da carroceria do esportivo. Visto de frente, o Si exibe um para-choque bem mais encorpado. Há um grande difusor de ar, com detalhes em preto e cromados. Os faróis, mais afilados, possuem lentes de policarbonato. O modelo fica devendo luzes de xênon e luzes diurnas de LED, itens quase que obrigatórios para o preço sugerido do carro.

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De lado o esportivo é cativante e suas linhas em forma de cupê deixam qualquer entusiasta empolgado. As portas são grandes e se destacam a primeira vista. Os vidros enormes das portas, deixam pouco espaço para as pequenas janelas traseiras. Chamam a atenção também, as belas rodas de liga leve de 18” diamantadas com desenho dinâmico. Outra falha, fica por conta da falta de repetidores de seta nos retrovisores.

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Ainda por fora, desta vez na parte traseira além do enorme aerofólio, já citado no texto, o Si tem lanternas traseiras com desenho exclusivo e um para-choque mais robusto, além da saída de escapamento cromada. Um conjunto bem interessante que deixa o carro com um desenho bem mais agradável que a versão de quatro portas.

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Se o exterior chama tanta atenção, o interior é um pouco mais discreto, mas não perde e essência de um verdadeiro esportivo. Seguindo o padrão da linha Civic, onde instrumentos e console central são voltados para o motorista, o Si também não foge desse conceito. O interior se destaca por detalhes em vermelho nas costuras do volante e alavanca de câmbio em couro. Além dos gráficos do contagiros e velocímetro com detalhes na mesma cor. Os três pedais são de alumínio. O console central tem um aplique que imita fibra de carbono e o teto tem material na cor negra. Apesar de ter um bom acabamento interno, há plásticos duros sobre o painel e nas laterais da porta. E todos os cinco ocupantes têm encosto de cabeça e cintos de três pontos.

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O que chamou minha atenção, foram os bancos de tecido em formato concha, com desenho esportivo, além de bonitos, são ótimos para dirigir e dão muita segurança em curvas. Nele ainda há uma faixa e costuras em vermelho e o logo Si. Não existe a opção de banco em couro. A posição de dirigir é excelente, e ainda é reforçada pelo volante de ótima empunhadura, que possui ajustes de altura e profundidade e tem controles do sistema de som, telefone e piloto automático. Para quem tem até 1,70 metros de altura, o carro é perfeito, passou disso, o interior fica mais apertado e a cabeça pode bater no teto.

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Carros de duas portas, tem problemas sérios de acesso ao banco traseiro. E com o Si não é diferente. Para acessar o banco traseiro, é necessário utilizar uma alavanca, que recua o banco e o encosto, ampliando o espaço para entrar. Na porta do motorista, somente o encosto recua e é necessária agilidade de contorcionista. Para pessoas maiores ou mais gordinhas, o malabarismo fica mais complicado.

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Além da esportividade o Civic Si também usa da sua tecnologia para se destacar. O modelo possui uma central multimídia, com tela touchscreen de 7 polegadas. Bem completo, o sistema exibe informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. Fácil de usar, e com gráficos bonitos, a central multimídia fica só devendo um GPS.

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Pensando nas crianças mais novas, há dois pontos para fixação de cadeirinhas com Isofix. O porta malas é bom, tem tamanho suficiente para carregar as malas de até quatro passageiros, são 330 litros. O pneu reserva é do tipo emergência.

Enquanto os concorrentes aqui têm turbo, o Civic Si usa um motor aspirado. Trata-se de um propulsor de 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, construído com alumínio no bloco, cabeçote e cárter. Há comando de válvulas variável e o bloco chega a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1.

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Comparado ao antigo 2.0 i-VTEC, o modelo 2015 ganhou 14 cv na potência e 5 kgf.m no torque. O corte do motor acontece em 7.500 rpm. O motor enche rápido e não mostra cansaço, sempre disposto, o motor é pura disposição. O legal, é que luzes laranjas no painel, localizadas n lado esquerdo, começam a acender a partir de 5.000 rpm. Após a quarta luz, é a vez de uma vermelha clarear, indicando a rotação máxima.

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Para quem gosta de números, é bom ficar observando o outro lado do painel, onde há o visor do computador de bordo, que além das tradicionais indicações de consumo, exibe um gráfico de porcentagem de potência do motor em tempo real.

Em conjunto com o motor, está o câmbio manual de seis velocidades. Com trocas suaves e precisas, o câmbio é um ótimo aliado para tirar mais proveito do propulsor. Curto e bem construído, o pomo é em metal e as marchas são bem escalonadas. É bem fácil e divertido dirigir o Civic Si, seja nas ruas ou nas estradas.

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Ainda no conjunto mecânico, o Civic Si tem um equilibrado conjunto de suspensão. Na dianteira do tipo MacPherson e Multi-Link na traseira. Tem barra estabilizadora mais rígida, melhorando a performance em curvas. O esportivo não tem aquela suspensão dura, que incomoda quando utilizada em nossas ruas esburacadas. Segundo a Honda, na importação do lote para o Brasil, foi necessário aumentar um pouco as molas. Os pneus Continental ContiSportContact5 225/40R18, também ajudam nesse trabalho da suspensão,

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Pensando na segurança, a Honda não mediu esforços. O novo Si traz de série controles de estabilidade e tração. Além de uma central eletrônica detecta falhas de aderência e saídas de pista, freando e liberando ou liberando força na roda afetada, quando necessário. E não podiam faltar os seis airbags (frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro).

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O Civic Si é um esportivo bem divertido, que traz muita segurança e tecnologia para o motorista e passageiros. No geral, ele é bem honesto para o seu segmento, apesar do preço um pouco abusivo. Mas para quem pode comprar, é um carro que vai levar muito prazer para o condutor, que terá diversão garantida por muito tempo.

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