AvaliaçõesFordNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Ford Territory Titanium 1.5 Turbo 2021

Surpreendente, novo SUV da marca vai dar o que falar entre os concorrentes

Fotos: Marcus Lauria (proibida reprodução sem autorização prévia)

Quando fui convidado pela Ford para acompanhar a apresentação virtual do novo SUV da marca, o Territory, fiquei muito curioso para saber as novidades do modelo e principalmente como ele se comporta ao volante. Após o convite confirmado para assistir a “Live” fui informado que logo seria oferecido um veículo para o teste.

Após longa espera, enfim tive a oportunidade de conhecer como o Territory se comporta no trânsito entre outros recursos inéditos que ele oferece em termos de tecnologia e segurança. Eu já tinha visto de perto o SUV médio da marca e inclusive entrei nele durante o Rock in Rio de 2019. No evento, que fui a convite da Ford, tinha um modelo exposto no estande da marca e lá conferi tudo de perto, porém não estava liberado para teste.

O SUV é importado da China e oferecido nas versões SEL com preço a partir de R$165.900,00 e Titanium com preço a partir de R$187.900,00 (versão avaliada pelo site). O modelo vem equipado com câmera 360° de visão panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregamento sem fio para celular, conexão sem fio para Apple CarPlay e luz ambiente configurável em sete cores e um modem embarcado para comunicação remota com o veículo. Esses recursos oferecidos deixam o Territory entre os mais completos nesse segmento.

Visto por fora o Ford Territory 2021 se destaca pela grade dianteira trapezoidal e o seu capô alto, o entre-eixos longo e a traseira curta desenham um perfil dinâmico para o SUV. Seus faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED criam uma assinatura de luz distinta e tecnológica, deixando suas características bem aparentes quando se vê um na rua.

Apliques na parte inferior dos para-choques e uma faixa escura contornando toda a base da carroceria realçam as suas linhas. As caixas de rodas projetadas para fora aumentam a sensação de proteção e o nome Territory na traseira, em letras cromadas, realça a sua personalidade. Apesar de ser bem personalizado, quando visto de traseira o SUV lembra vagamente alguns modelos da Land Rover.

O Territory Titanium se diferencia visualmente comparado ao SEL pelo teto pintado de preto, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50 R18 (a SEL usa rodas de 17 polegadas), maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico. Esses detalhes dão um certo ar de carro de luxo ou superior ao seu segmento.

Por dentro o modelo oferece conforto para os passageiros. Nos bancos da frente, ele é líder em espaço do assento ao teto (1.006 mm) e vão livre para a cabeça (56 mm). No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm).

O modelo conta com console central elevado e teto solar panorâmico elétrico de série. O banco traseiro, além de um descansa-braço rebatível com porta-copo, conta com saídas do ar-condicionado automático digital e entrada USB.

A versão Titanium tem interior claro. Os bancos são parcialmente em couro de alta qualidade, com um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para os passageiros da frente. Materiais inovadores de acabamento, como os apliques de textura amadeirada, trazem um toque de requinte com sustentabilidade. Porta-objetos de vários formatos também contribuem para o conforto e conveniência a bordo. Realmente o conforto é um dos destaques do Territory, bancos macios e que prendem o corpo nas curvas, para quem vai atrás tem espaço de sobra, fora o silêncio dentro do habitáculo, que é uma das principais características do SUV.

Sua central multimídia SYNC Touch, desenvolvida exclusivamente para o Brasil e América do Sul, tem a maior tela da categoria, de 10,1”, modos de exibição personalizados e é a única a oferecer conexão sem fio com Apple CarPlay. O carregador sem fio para celular no console, com a tecnologia “Qi” que permite dois modos automáticos de carregamento, é outra exclusividade.

O SUV também conta com um modem embarcado para acesso e comando remoto do veículo, usando o aplicativo FordPass no celular e o novo sistema FordPass Connect. Ele permite travar e destravar portas, dar partida acionando o ar-condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento do veículo, de acionamento do alarme e dar acesso ao manual do proprietário digital.  Todos esses serviços do FordPass Connect serão disponibilizados gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso.

O Territory vem equipado de série com um conjunto completo de itens de segurança. Tem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

A versão Titanium avaliada pelo site oferece também um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista, com recursos que aumentam a confiança de quem vai dirigir. A câmera 360° com visualização panorâmica permite acompanhar tudo o que acontece em torno do veículo, aumentando a segurança em situações como saída de garagens.

O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. A função Stop & Go freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos. O alerta de colisão frontal com frenagem automática, o alerta de saída de faixa, o alerta de ponto cego, o estacionamento automático e os faróis com acendimento automático são outros assistentes que auxiliam o motorista a dirigir com mais segurança.

A Ford oferece como oferta especial de lançamento, durante a pré-venda para os 250 primeiros compradores do Territory Titanium um pacote de vantagens que inclui as três primeiras revisões grátis e um ano de seguro pago pela Ford, além da entrega do veículo em casa com o serviço de desinfecção Ford Clean. A pré-venda terminou dia 31 de agosto, com valor de reserva de R$5.000,00.

As duas versões são equipadas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cavalos e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas, especialmente calibrados para as preferências e condições do mercado brasileiro. Mesmo pesando 1.632 kg o Territory Titanium anda bem com a potência disponível, senti um certo “delay” nas arrancadas, mas logo ele toma fôlego para continuar. As trocas de marcha são suaves e não transmitem tranco nas acelerações. Em certos momentos, apesar do silêncio a bordo, percebi que o motor “gritava” muito nas retomadas ou ultrapassagens em subidas mais longas e o barulho chegava dentro do habitáculo, mas nada que assuste. Mas no geral o desempenho foi acima da média e o carro s comportou muito bem em curvas e no transito pesado, que graças aos ótimos bancos pude dirigir confortavelmente durante todo o teste. Está aí um SUV que me chamou a atenção e que estaria na minha lista de compras caso precisasse de um modelo desse segmento.

*FICHA TÉCNICA:

Motor   1.5 Turbo EcoBoost GTDi, gasolina, 4 cilindros em linha

Taxa de compressão          11,42:1

Potência        150 cv a 5.300 rpm

Torque           22,9 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm

Velocidade máxima            180 km/h

0 a 100 km/h:           11,8 s

Transmissão            Automática CVT com 8 marchas simuladas

Tração           Dianteira

Direção          Assistência elétrica (EPAS)

Diâmetro de giro      11,9 m

Suspensão   Dianteira McPherson; traseira Multilink

Freios            Dianteiro: discos ventilados de 292 mm; traseiro: discos sólidos de 301,5 mm; ABS e EBD

Rodas            SEL: liga leve 17” e pneus 235/55 R17; Titanium: liga leve 18″ e pneus 235/50 R18

Comprimento (mm)             4.580

Largura (mm)           1.936 (s/ espelho); 2.179 (c/ espelho)

Altura (mm)   1.674

Entre-eixos (mm)     2.716

Peso em ordem de marcha           1.632 kg

Porta-malas 348 l

Capacidade de carga         418 kg (SEL); 388 kg (Titanium)

Tanque de combustível     52 l

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo