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Avaliação – Ford Mustang 5.0 Mach 1 2021

Quarta geração do clássico, o novo Mach 1 também é o primeiro Mustang conectado da América do Sul

Por Marcus Lauria e Marcelo Dosec (texto) / Fotos: Jeferson Felix e Marcus Lauria

Existe uma relação entre as cores e as emoções. Exemplo disso é aquela famosa rede de fast food, que combinou o vermelho e o amarelo de forma inteligente ao longo dos anos, valendo-se destas cores para ludibriar nossa fome e nos fazer ignorar as calorias e outros malefícios. E, deixando a fome de lado, o vermelho tende a despertar paixão, especialmente quando reveste carros de tração traseira, com muitos cavalos no motor e um cavalo na grade dianteira.

Sei que você deve ter pensado em uma Ferrari, mas este não é o caso aqui. Estamos falando de um Ford Mustang Mach1, um esportivo tão raro em ruas brasileiras, que atrai olhares deveras famintos, mesmo não sendo um Big Mac.

Se você estiver ao volante de um Mustang, precisa se acostumar com os olhares. É como andar nas ruas ao lado de uma top model – ou ser uma. É o tipo de carro que não pode ter um dono ciumento, afinal, seja parado ou andando, todos olham, apontam e tentam encostar nele. Quando parado, chama mais atenção do que monumentos, não tem uma pessoa que não estique os olhos – ou a câmera do celular para ele. Acha pouco? Alguns até pedem para entrar no carro e fazer uma foto como se estivesse dirigindo. Pois é, eu passei por todas essas situações durante o teste de cinco dias com o “muscle car” da Ford.

O Ford Mustang é um dos carros mais emblemáticos da indústria automotiva mundial, sempre foi referência quando o assunto é “muscle car”. E deve grande parte da sua mística às edições especiais. Pensando assim, a Ford não perdeu tempo e lançou o Mustang Mach 1 que já está à venda no Brasil e com fila de espera para os futuros compradores.

O primeiro Mach 1 foi lançado em 1969, com a proposta de fazer uma ponte entre o Mustang GT e o Shelby. Teve duas atualizações em 1974 e 2003 e volta agora, 17 anos depois, como modelo 2021, com o motor mais potente da linha, design exclusivo, aerodinâmica refinada e vários aprimoramentos mecânicos para dar continuidade a esse legado.

Entre tantas novidades, o novo Mach 1 traz várias peças dos icônicos modelos Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500, incluindo sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. Também é o primeiro Mustang conectado, com o aplicativo FordPassTM Connect para acesso remoto a funções do veículo.

Produzido em edição limitada, o Mach 1 começa a ser vendido nas concessionárias especializadas da marca com preço base de R$523.790 (que pode variar com os impostos estaduais), substituindo a versão Black Shadow no Brasil. Os pedidos de reserva foram abertos um dia antes do 57º aniversário do modelo (comemorado em 17 de abril), com entregas sendo feitas desde junho.

O Mustang Mach 1 de quarta geração é um carro focado em performance, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e exibe um comportamento dinâmico bem diferenciado.

Seu estilo traz várias referências históricas, com uma releitura moderna. São detalhes que fazem desse cupê esportivo um futuro clássico. Estão lá a faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais. A linhas revelam o extenso trabalho de refinamento aerodinâmico, que faz o carro parecer “colado” ao chão e resultou em uma melhora de 22% no “downforce”.

Visto de frente, o esportivo traz uma nova grade, com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que remetem aos faróis auxiliares do modelo 1969. O para-choque também tem desenho exclusivo, com um novo difusor inferior e duas entradas de ar laterais para suprir os novos radiadores.

De lado o Mustang revela os grafismos nas portas e na região inferior da carroceria se conectam com o carro original, complementados pelo emblema Mach 1 no paralama dianteiro. As rodas de 19 polegadas com acabamento cinza brilhante deixam à mostra os poderosos freios Brembo. Os pneus são 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.

A traseira é ainda mais emblemática com o novo aerofólio de perfil discreto e supereficiente, bem como o difusor com recortes triangulares e as quatro ponteiras de escapamento integradas, trazidos do Shelby GT500. As lanternas são interligadas por uma faixa preta, com a assinatura Mach 1 no centro.

De acordo com a marca, o novo assoalho tem uma função aerodinâmica importante: ajuda a direcionar o fluxo de ar para refrigeração do motor, da transmissão e dos freios quando o carro trabalha no limite. O esportivo está disponível em oito combinações de cores: o cinza Dover traz faixas pretas com contorno laranja. Nos modelos branco Ártico, preto Astúrias e prata Orvalho, esse contorno é vermelho. Já no azul Indianápolis, laranja Astana, vermelho Arizona e amarelo Talladega o contraste é feito com o branco.

Por dentro, o Mach 1 tem um interior esportivo e requintado, com cores e materiais de acabamento especialmente selecionados. A placa afixada no painel com o número de identificação de cada veículo reforça a sua exclusividade. O estilo cockpit, com forte influência aeronáutica, é focada na ergonomia e deixa o motorista bem à vontade para dirigir. Os comandos na direção e no painel, o painel de instrumentos digital, o câmbio e o console central contribuem para essa sensação de fuselagem de avião, inspirados em velocidade.

Os bancos contam com revestimento em couro perfurado que serve também ao sistema de aquecimento e resfriamento. Com desenho exclusivo o desenho faz um tributo ao Mach 1 original, com recortes horizontais e um detalhe de cor contrastante no encosto – laranja na versão cinza Dover e em tom claro nas demais.

Exclusividade é o que não falta para essa versão do Mustang. Detalhes de metal polido e escurecido ajudam a deixar o modelo ainda mais esportivo, assim como a soleira das portas traz um desenho com a assinatura Mach 1 e iluminação que pode ser personalizada em sete cores. A luz de aproximação dos retrovisores externos com a projeção do ícone do cavalo no chão é um mimo extra.

Para dirigir o Mach 1, o motorista pode escolher modos de direção – Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode –, que adaptam as configurações do veículo para extrair o melhor desempenho em cada condição de pista. Com um comando no painel, eles variam os parâmetros de: velocidade da troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, ajuste da direção, suspensão adaptativa e ruído do escapamento.

O painel de instrumentos digital de 12 polegadas permite ao motorista personalizar cores e mostradores e dá acesso aos Track Apps, que inclui o marcador de 0 a 100 km/h e o Line Lock para “burn out”. O escapamento com ajuste de válvula ativo oferece quatro níveis sonoros: silencioso, normal, esportivo e pista. O modo silencioso pode ser agendado, por exemplo, para não incomodar os vizinhos de manhã. Nos modos esportivo e pista o som fica mais encorpado.

Na parte de segurança autônoma, o Mach 1 é equipado com alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de fadiga. Tem ainda oito airbags (frontais, de cortina, joelhos e tórax), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensor de estacionamento, farol alto automático, sensor de chuva e monitoramento individual de pressão dos pneus.

O Mach 1 é equipado com o sistema FordPassTM Connect que dá acesso a informações e comandos do veículo pelo celular. Como, por exemplo, travar e destravar portas com apenas um toque, de maneira remota, ou ingressar no veículo sem a chave. O usuário também pode dar partida remota e ligar o ar-condicionado para deixar o carro na temperatura ideal, pronto para sair. O sistema ainda envia notificação de alarme em tempo real e mostra a localização do veículo. Outra vantagem é não ser surpreendido por pneus com pressão baixa, usando o sistema de monitoramento.

O Mach 1 tem central multimídia SYNC 3 com navegação e comando de voz, que permite fazer e receber ligações sem tirar a mão do volante, além de conexão com Apple CarPlay ou Android Auto. O seu sistema de áudio premium da Bang & Olufsen oferece uma experiência acústica de altíssima qualidade, com 1.000 W de potência, 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas.

Seu conjunto formado por motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de dez velocidades conta com uma calibração exclusiva que gera um ganho de 17 cv, entregando a potência de 483 cv (a 7.250 rpm) e torque máximo de 56,69 kgfm (a 4.900 rpm). Dirigir o Mustang Mach 1 é uma experiência envolvente, que traz uma sensação única de potência e controle.

O Mach 1 tem também um novo conversor de torque, com trocas mais rápidas, e componentes de alta performance. Entre eles, estão a barra antitorção e o sistema de indução de ar “open air box” do Mustang Bullitt.

O coletor de admissão, o corpo de borboletas maior, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão vêm do Shelby GT350. Já o escapamento, o difusor traseiro, o conjunto de braços e buchas da suspensão traseira e o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro são compartilhados com o Shelby GT500.

A suspensão adaptativa MagneRide, com fluido eletromagnético viscoso, também conta com uma calibração exclusiva que aumenta a performance na pista. Para frear tanta potência e torque ele tem freios dianteiros Brembo de 15” com pinças de alumínio, seis pistões de 36 mm e pastilhas desenvolvidas para as pistas.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 5.0

Combustível             Gasolina

Potência (cv)            483

Torque (kgf.m)         56,7

Velocidade Máxima (km/h)           250

Tempo 0-100 (s)      4,3

Câmbio          manual de 6 marchas

Tração           traseira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.379

Largura (mm)           1.915

Comprimento (mm)             4.788

Peso (Kg)      1.681

Tanque (L)    61

Entre-eixos (mm)     2.720

Ocupantes    4

*Dados do fabricante

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