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Avaliação – Ford Edge 2.7 ST 4WD 2019

Modelo é o primeiro veículo no Brasil – e o primeiro SUV no mundo – a ostentar a exclusiva grife Sport Technologies da Ford

Fotos Marcus Lauria

Há muito tempo queria conhecer o Ford Edge, no entanto desde sua primeira geração vendida no Brasil nunca tive a chance de andar em um modelo cedido pela marca. Mas agora surgiu a oportunidade de testar a versão ST, a topo de linha do modelo e o que é melhor, oferecido pela montadora, que desde o ano passado vem nos passando seus modelos para um teste mais completo para o site.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tvJ6lAR7_wY

O Edge ST foi revelado pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel do ano (2018) passado e está à venda desde então por R$299.000, os modelos começaram a ser entregues em fevereiro deste ano. A versão ST foi inicialmente oferecida no sistema de pré-venda com uma entrada de R$30.000 após o preenchimento de um cadastro na página para receber o contato de um especialista e concretizar a compra. O Edge é fabricado em Ontário, no Canadá, de onde é exportado para mais de 100 países, além de Hangzhou, na China, para atender o mercado local.

De acordo com a marca, o Edge ST é o primeiro veículo no Brasil – e o primeiro SUV no mundo – a ostentar a exclusiva grife Sport Technologies da Ford, que se caracteriza por trazer para as ruas tecnologias de performance desenvolvidas para as pistas. Além de novo motor, transmissão e suspensão, ele traz design renovado e tecnologias de segurança e assistência ao motorista. O primeiro veículo a ganhar uma versão ST foi o Mondeo, em 1997. Depois, vieram outros modelos que se tornaram clássicos, como o Focus ST e o Fiesta ST, em mercados da América do Norte, Europa e Ásia.

Por fora o design renovado chama a atenção de quem passa na rua, o Edge ST tem estilo e conquista logo no primeiro olhar. Na dianteira destacam-se a grade dianteira preta do tipo colmeia, faróis e lanternas de LED, de lado chamam a atenção as rodas de 21 polegadas (calçadas com pneus 265/40 R21), saias laterais e novos vincos.

A traseira redesenhada exibe lanternas de LED conectadas por uma faixa central preta e tampa do porta-malas com a placa de licença e a maçaneta posicionadas mais abaixo. O para-choque traz dois recortes laterais verticais com frisos vermelhos. As ponteiras duplas de escapamento, retangulares e prateadas, são integradas no aplique inferior preto. A carroceria é disponível em seis cores: azul Topázio, preto Vesúvio, cinza Moscou, vermelho Vermont, prata Dublin e branco Sibéria.

Por dentro o SUV traz muito requinte e luxo, todos os materiais utilizados são de ótima qualidade e o silêncio à bordo é regra de comportamento nessa versão. O modelo conta com bancos esportivos de couro e camurça com refrigeração e aquecimento, volante e soleiras personalizadas, teto solar panorâmico, som premium da Bang & Olufsen com 12 alto-falantes, carregador sem fio para celular, central multimídia SYNC 3 e DVD com duas telas de 8” para os passageiros traseiros, que podem ser usadas de forma simultânea ou independente para música, vídeos e jogos.

O grandalhão da Ford tem medidas bem anabolizadas – 4.808 mm de comprimento, 2.179 mm de largura (1.991 mm com os espelhos dobrados) 2.849 mm de entre-eixos – números esses que dão ao Edge ST uma vantagem em termos de conforto comparado aos concorrentes da categoria.

Ele tem o maior espaço para as pernas e para os ombros, tanto para os ocupantes da frente como de trás, além do maior espaço para a cabeça na traseira. Seu porta-malas de 602 litros também é o maior da classe, um verdadeiro latifúndio. Portanto o seu tamanho atrapalha em algumas situações mais corriqueiras, como uma manobra mais ousada para entrar em uma vaga ou se encaixar em algumas garagens.

O pacote de tecnologia é completo, o Edge ST vem com oito airbags, câmera dianteira de 180 graus, controle eletrônico de estabilidade e tração, anticapotamento e controle de torque em curvas AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, chave programável MyKey e ganchos e fita de segurança para cadeiras infantis.

Suas tecnologias de assistência, reunidas no pacote Ford CoPiloto 360, incluem sistemas de monitoramento de ponto cego, permanência em faixa, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, auxiliar de manobras evasivas, farol alto automático, câmera de ré, estacionamento automático e navegação.

Sob o capô está a “cereja do bolo” desse SUV, o novo e vigoroso motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost, que gera potência de 335 cv e torque de 534 Nm com tração nas quatro rodas sob demanda. Em conjunto está o câmbio automático de oito marchas com trocas rápidas e comandos no volante, modo de condução Sport, tração inteligente nas quatro rodas AWD, freios de alta capacidade e direção e suspensão com ajuste ST, usando tecnologias desenvolvidas nas pistas, sendo assim, ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 s.

Se no trânsito esse grandalhão da Ford se torna agressivo com seu porte e sua potência exacerbada, na estrada ele está em “casa”. Em uma breve viagem de ida e volta no mesmo dia até Itaboraí (cidade litorânea do Rio de Janeiro) o modelo se comportou muito bem, ultrapassagens, retomadas e curvas eram feitas com destreza e habilidade, como se estive em seu habitat natural. Também não poderia ser diferente no Edge ST, a suspensão ganhou molas mais rígidas, uma barra estabilizadora dianteira maior e amortecedores traseiros monotubo. O centro de gravidade também foi rebaixado para aumentar o controle da carroceria e a estabilidade em curvas. Enfim, o Edge ST é um SUV com muita tecnologia e potência, os dois mundos em um só.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.7

Combustível             Gasolina

Potência (cv)            335

Torque (kgf.m)         54,5

Câmbio          automática com modo manual de 8 marchas

Tração           4×4

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.742

Largura (mm)           1.928

Comprimento (mm)             4.778

Peso (Kg)      1.989

Tanque (L)    68

Entre-eixos (mm)     2.850

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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