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Avaliação – Ford Bronco Sport 2.0 Wildtrack 4WD 2021

SUV vem equipado com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração 4x4, diferencial traseiro blocante e sete modos de gerenciamento de terreno.

Fotos: Marcus Lauria

Rodei 920 km com o Bronco em uma viagem entre o Rio de Janeiro/São Paulo/Rio de Janeiro e ainda fiz uma offroad leve com o novo SUV da Ford em uma área localizada em Grumari. Além de um bate e volta até Teresópolis, cidade Serrana do Rio. Com toda essa quilometragem deu para ter uma ótima impressão do Bronco Sport. O SUV da Ford era o lançamento mais esperado da marca este ano e não demorou muito para chegar ao Brasil. Apesar da montadora ter fechado todas as suas fábricas por aqui, as vendas e o pós-venda da marca continuam na ativa, mesmo que de uma forma mais contida e focada em modelos importados do segmento Premium para o nosso mercado.

CONFIRA O VÍDEO FEITO EM PARCERIA COM O CANAL FAST CAR VIEW: https://youtu.be/t7kKLc_9-ec

Velho conhecido nos Estados Unidos, o Bronco é um veículo tradicional por lá. Pouco conhecido por aqui, principalmente para os não-entusiastas de automóveis em geral, o SUV da marca chega para mudar o conceito desse tipo de veículo. Mesmo com linhas que lembram de longe o novo Land Rover Defender (bem de longe se colocados lado a lado, diga-se de passagem), o Bronco tem suas características e personalidade marcantes. Por onde eu passei com ele, seja no Rio ou em São Paulo o modelo chamou atenção e despertou curiosidade por parte dos pedestres e outros motoristas que ficavam admirando a sua imponência.

De acordo com a Ford, o Bronco Sport é um dos primeiros projetos a usar o novo processo de desenvolvimento do produto da marca focado na experiência do usuário, em que a equipe de designers e engenheiros se coloca no papel dos clientes para buscar as experiências e soluções relevantes no uso do carro.

O utilitário esportivo global de nova geração vem recheado de tecnologia. Além da capacidade off-road com segurança, conveniência e conectividade. O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak. Lançado por R$256.900 o modelo custa atualmente R$ 264.900 (julho/21).

Além de 9 airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, completa, inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.

Vamos aos detalhes de todas essas novidades oferecidas começando por dentro. O requinte e o bom acabamento é um dos destaques do Bronco, com os bancos parcialmente em couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.

Sob o capô o Bronco Sport é empurrado por motor 2.0 EcoBoost, com turbo e injeção direta, que gera 240 cv (@ 5.500 rpm) e 38 kgfm de torque (@.3000 rpm). Combinado ao peso de 1.718 kg do veículo, que resulta numa relação peso/potência de 7,16 kg por cavalo, ele garante uma direção envolvente e esportiva. E também é rápido: acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Durante a viagem até São Paulo o SUV se mostrou arisco em certas situações de ultrapassagem e de arrancadas saindo da inércia. Sua potência é bem distribuída pela carroceria, o que mostrou muita segurança durante todo o trajeto de ida e volta.

A transmissão automática SelectShift de oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo, tem um funcionamento fluido, preciso e sem trancos. Os pneus são todo-terreno, 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT. Esse conjunto chama a atenção tanto pelo desempenho em estrada como fora de estrada, evidenciando a versatilidade de uso do veículo.

Além de posição elevada de dirigir e capô longo, que aumentam a percepção de domínio da estrada, o Bronco Sport tem ótimo diâmetro de giro, com boa resposta e precisão na direção. O cuidadoso isolamento acústico da cabine amplia a sensação de conforto. Nesse caso as manobras em vagas de supermercados e shoppings foram feitas sem problema algum, mesmo com seu grande porte.

O Bronco Sport conta com tecnologias que garantem uma experiência off-road apreciável, sua dinâmica foi inspirada no Baja Rally, uma das competições off-road mais difíceis do mundo. Como pode ser comprovado pelo entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, e pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm, que proporciona também uma excelente posição de dirigir. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro. Isso foi provado durante uma breve passagem por buracos e valas enormes com água e muita lama, onde o Bronco fez o trajeto sem nenhum problema com a tração nas quatro rodas ligada.

A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu sistema de suspensão de estabilidade off-road (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria. Na viagem atá São Paulo, ou na Serra de Teresópolis o Bronco se saiu bem nas curvas mais fechadas, mantendo o trajeto sem sair dos “trilhos”, mesmo com pneu misto e suspensão mais alta, dando a sensação de segurança o tempo todo.

O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.

A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.

O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.

A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do Bronco Sport quando se exige tração máxima.

Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.

Cada modo é indicado nas seguintes situações:

Normal – para uso cotidiano do veículo.

Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.

Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.

Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.

Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.

Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.

Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.

Com desenho diferenciado dos outros SUV do mercado, o Bronco Sport tem um design de muita personalidade. O perfil quadrado e os faróis redondos são uma releitura moderna do clássico dos anos 60. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros-ícones da marca. O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos para criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira ajudam a transmitir solidez e segurança. O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do Bronco.

O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos para criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira ajudam a transmitir robustez. O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do SUV.

As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.

A carroceria em dois tons – com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto – realçam as linhas do SUV. Sua paleta tem nove opções de cores: Laranja Delhi, Vermelho Zadar, Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho, Cinza Torres, Azul Malacara, Azul Lyse e Preto Astúrias.

O interior do Bronco Sport impressiona pelo requinte, silêncio e conforto, com acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. As áreas funcionais são destacadas por formas geométricas e verticais pronunciadas em relação ao painel. Os bancos de formas esculpidas, com excelente ergonomia, são um show à parte. Além de revestimento em couro e camurça na parte superior, de toque aveludado, dispõem de aquecimento. As bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros e o porta-objetos sob o banco traseiro são alguns exemplos de exclusividade.

O porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido (padrão VDA), oferece grande espaço. O seu sistema de gerenciamento de carga permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa. Conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos e equipamentos.

O acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um inédito sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda. Nas tomadas de 110 V e 12 V, é possível conectar equipamentos como câmeras, drones ou cooler. O assoalho emborrachado de polipropileno, com textura exclusiva, além de ótimo acabamento tem fácil limpeza depois das trilhas ou passeios com pets.

A marca oferece ainda acessórios originais. A lista inclui itens como: engate para reboque, tenda lateral retrátil, barras de teto transversais, suporte para bicicletas, rede organizadora do porta-malas, travas de segurança, friso lateral, alargadores do para-lama, protetor de para-choque, calhas de chuva e adesivos laterais e de capô.

A marca oferece também, como em todos os carros novos da Ford, uma experiência conectada completa, por meio do modem embarcado e do aplicativo FordPass. Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.

O Bronco Sport vem com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, dez alto-falantes e subwoofer. Ele vem equipado com sistemas de radar e câmeras de última geração que ajudam a evitar acidentes e tornam a viagem mais tranquila.

Suas tecnologias semiautônomas incluem: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade. O modelo também dispõe também de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.0

Combustível             Gasolina

Potência (cv)            240

Torque (kgf.m)         38

Tempo 0-100 (s)      8

Câmbio          automática com modo manual de 8 marchas

Tração           4×4

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.813

Largura (mm)           1.888

Comprimento (mm)             4.386

Peso (Kg)      1.718

Tanque (L)    64

Entre-eixos (mm)     2.670

Porta-Malas (L)        580

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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