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Avaliação – Fiat Toro 2.0 TDI Ultra 4WD Aut. 2021

Com motorização diesel e caçamba fechada, Toro Ultra custa a partir de R$ 186.119

Por Marcus Lauria

A Toro Ultra, versão mais cara da picape média da Fiat, chama logo a atenção por onde passa pela tampa da caçamba rígida, lembra muito aquelas picapes antigas, da década de 80, que eram transformadas por empresas que faziam caçamba de fibra de vidro. Além desse diferencial a Toro tem motor diesel, tração 4×4 e muita tecnologia embarcada. O preço é de R$ 186.119,00 será que vale a pena?

Por fora a Toro Ultra recebeu um trato especial e ganhou novidades na carroceria em relação as outras versões. A versão topo de linha não conta com opcionais, mas traz santantonio fechado e cobertura rígida na caçamba, rodas exclusivas e emblemas específicos dessa versão.

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Fora que ainda vem com uma bolsa que é fixada aos ganchos laterais superiores, para garantir vedação total das bagagens, que vem muito bem a calhar, pois facilita na hora de ir as compras ou viajar, já que picapes não tem porta-malas. A tampa basculante rígida e fixa conta com amortecedores e que “fecha” o compartimento como um porta-malas que comporta 937 litros (VDA). O manejo é fácil e bem simples de usar.

A Toro Ultra possui suspensão independente nos dois eixos, o que ajuda no conforto para os ocupantes, ponto positivo da picape da Fiat. Ao contrário de outras picapes do segmento, essa versão não tem aquele desconforto de pular em todos os buracos, lombadas ou vias com imperfeições, sua rodagem é bem suave e agradável na maior parte do tempo em que testamos. Para a Ultra, a marca usou a mesma roda aro 18 de outras versões, só que com pneus de perfil mais baixos.

Na parte interna os bancos de couro com regulagem elétrica, incluindo a de lombar e o volante com regulagem de altura e profundidade são um dos destaques da picape, a posição é fácil de achar logo na primeira tentativa deixando o motorista bem à vontade para efetuar qualquer tipo de manobra. Além do multimídia Uconnect 7 que tem espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fio que complementam os mimos da picape.

Com 5,07m de comprimento e 2,99m de entre-eixos.o espaço interno é bem aconchegante para todos à bordo, quem vai atrás não fica apertado e tem conforto de sobra, os bancos dianteiros são macios e seguram bem o corpo nas curvas mais acentuadas.

Sob o capô está o vigoroso motor 2.0 turbodiesel, ele tem 170cv de potência e torque de 35,7kgfm a partir de 1.750rpm. Esbanjando força e torque o propulsor trabalha com suavidade quando é pouco exigido. Na hora de acelerar forte o motor mostra sua cavalaria ajudando na hora de fazer uma ultrapassagem mais ousada ou mesmo subir um barranco mais íngreme junto com a tração 4×4 ligada.

A picape foi avaliada somente em trechos urbanos, sempre com o ar condicionado ligado e sua média de consumo foi de 7,8 km/l a 10.5 km/l de acordo com as condições do transito e horário. Senti falta de um esterçamento das rodas maior, em certos momentos a manobra fica um pouco complicada em shoppings ou mercados com estacionamentos apertados, ou mesmo em garagens menores.

Em conjunto com o motor está o excelente câmbio automático de nove marchas, com trocas suaves e rápidas e reduções um pouco mais fortes. As trocas de marchas também podem ser feitas na alavanca ou por aletas atrás do volante de acordo com a preferência do condutor.

A tração 4×4 oferecida para essa versão pode ser selecionada através de um seletor localizado no console central. O motorista pode optar pelo modo automático onde a tração é traseira ou a reduzida e com diferencial travado. Desta forma é oferecido o desempenho necessário para enfrentar a lama e os buracos sem pestanejar, claro que em um circuito médio.

Senti falta de um bom teto solar e faróis em LED, que ajudam muito na iluminação noturna, principalmente em estradas. Pelo valor talvez poderia ter um freio de estacionamento com acionamento elétrico, que são encontrados nos “irmãos de plataforma” Jeeps Renegade e Compass, controle de descida, uma tela de multimídia maior seria legal também.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.0

Combustível             Diesel

Potência (cv)            170

Torque (kgf.m)         35,7

Velocidade Máxima (km/h)           188

Tempo 0-100 (s)      10

Consumo cidade (km/l)      10

Consumo estrada (km/l)    12,6

Câmbio          automática com modo manual de 9 marchas

Tração           4×4

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.746

Largura (mm)           1.844

Comprimento (mm)             4.915

Peso (Kg)      1.931

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.990

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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