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Avaliação – Fiat Titano 2.2 Ranch 4WD Aut. 2025

Com base na Peugeot Landtrek, picape média da marca Italiana foca no custo/benefício para acabar com a concorrência.

Por Marcus Lauria / Fotos: Jefferson Félix e Marcus Lauria

Feita no Uruguai e vendida no Brasil, a Fiat Titano tem seu projeto inicial com a PSA Peugeot Citroën, que a partir da chinesa Changan Hunter (F70) criou a Peugeot Landtrek. Após esse troca troca de marcas e logotipos, a Titano acabou sendo a primeira a ser comercializada por aqui. Avaliei a versão topo de linha Ranch por uma semana e te passo o que achei dela.

ASSISTA O VÍDEOCLIPE: https://youtu.be/907f473C4cg?si=mrtw1x8QSKSwCDZN

A nova Fiat Titano veio para preencher a lacuna que faltava em seu portfólio, uma picape média para concorrer com Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton entre outras do mesmo segmento. E entrar para a família de carros de trabalho da marca como o Fiorino, Strada e Ducato. Com isso a marca pretende expandir a participação no mercado e ainda colocar a Fiat em um novo segmento.

A marca mantém a liderança deste segmento há 20 anos. Atualmente, ela possui os dois modelos mais vendidos da categoria, com a Fiat Strada, que também é o veículo mais comercializado do Brasil há três anos, e a Fiat Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) e lidera em seu segmento desde o seu lançamento em 2016. Em 2023, a marca comercializou mais de 171 mil picapes e conquistou 42,6% de participação na categoria, o que corresponde a mais do que a soma dos três principais competidores. Agora, com a Titano, a Fiat estreia na importante categoria das D-picapes (médias), que representam quase 30% de todo o segmento. Assim, a Fiat passará a ter 97% de cobertura no segmento de picapes.

De acordo com a Stellantis, para a Titano se adaptar ao mercado brasileiro, ela recebeu novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas que garantem mais conforto sem perda da capacidade off-road, além de maior distância do solo e aderência. O nome foi inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. E tem ainda vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade.

Com um porte grande a Fiat Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais) e 3.180 mm de distância entre eixos. A picape possui 235 mm de distância do solo, 29° de ângulo de entrada e 27° de ângulo de saída. Outro destaque é a caçamba, que traz o maior volume da categoria, com capacidade de 1.314 l (NET) sem protetor de caçamba (1.211 l com o item). Ela possui 1.630 mm de comprimento, 1.925 mm de largura e 500 mm de altura. Para completar, também é equipada com santo antônio, protetor e capota marítima.

A Titano também conta com rodas de liga-leve de 18 polegadas, que também possuem grande funcionalidade na utilização off-road e ao carregar cargas mais pesadas. Falando nisso, a picape possui capacidade de carga de mais de uma tonelada, mais precisamente, de 1.020 kg e 3.500 kg de reboque.

Visualmente a picape tem a frente composta pela nova grade, que antecipa a nova linguagem de design da marca, com temas geométricos, além de uma nova interpretação da Fiat Flag, com ar mais moderno. Ainda, a assinatura dos faróis DRL LED e o skidplate  completam o visual frontal do modelo. Externamente, o conjunto de maçanetas e retrovisores cromados com o estribo lateral adiciona mais requinte no visual.

Por dentro, a Titano oferece conforto e funcionalidade para os usuários. No total, são 27 litros de porta-objetos – um dos maiores espaços da categoria, divididos de forma inteligente para facilitar o dia-dia do motorista e passageiros com espaços para armazenamento até abaixo dos bancos. Também há ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros, que podem ser usados para pendurar bolsas ou mochilas de até 4 kg, que evitam que o objeto caia durante a condução.

O painel possui cluster com tela digital colorida e central multimidia voltados para o motorista, o que garante ainda mais praticidade. Além disso, ainda é possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos através das duas entradas USB acessíveis diretamente no console central,o que facilita muito para quem usa esse tipo de acessório.

Os bancos são de couro de qualidade com costuras que realçam o interior do modelo. Os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico garantindo um conforto extra. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100kg atrás da segunda fileira de bancos. O volante multifuncional também é em couro e traz o Fiat Script. A nova picape da marca está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto (cor do modelo avaliado), Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente.

A picape tem central multimídia de 10” que pode ser personalizada e navegação embarcada TomTom, que facilita o acesso as várias configurações do carro, além de contar com Apple Carplay™ e Android Auto™, para conexão com o celular. Conta ainda com cluster com tela digital 4.2” com tela colorida, ar-condicionado digital dual zone e keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão). Além disso, traz também alerta de posição do volante, que avisa e orienta o motorista para alinhar a direção antes de sair com o carro, útil para evitar pequenas colisões ao sair de vagas.

A câmera 360° off-road é outro importante diferencial. Além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno. Vale ressaltar que ela é a única do seu segmento a possuir este recurso.

Em relação à segurança o modelo conta com seis airbags, sete alças de segurança e recursos que auxiliam para uma direção mais segura. Além disso, a picape traz alerta de saída de faixa, que, por meio de uma câmera, reconhece linhas contínuas ou descontínuas, analisa a imagem e aciona um alerta visual e sonoro em caso de desvio de direção. Outra funcionalidade é o “Hill Descent Control” (HDC), assistente para descidas que permite um controle perfeito e seguro da Titano e da sua trajetória em declives acentuados. O sistema permite a descida do veículo em baixa velocidade, proporcionando mais controle e segurança.

Além de detector de pressão dos pneus (TPMS). O recurso garante que o motorista seja informado continuamente em caso de perda de pressão em um ou mais pneus diretamente na tela da picape, além de avisar sobre um possível furo antes que o pneu esvazie totalmente. Esta é uma vantagem em termos de segurança fora de estrada e ajuda a manter a pressão ideal para controlar o consumo de combustível.

Para completar, a Titano é equipada com ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução, assistente de partida em rampa (hill start assist), controle de tração e o Trailer Swing Control, que traz estabilidade para o reboque. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

Para aperfeiçoar a tração em qualquer condição de aderência e carga, a picape conta com uma verdadeira caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro. É possível selecionar três modos de tração: 2H (2 High Speed) em que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) que é utilizada quando o veículo está em terrenos desafiadores e 4H (4 Low Speed) ideal para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road.

A dianteira tem novas molas e a traseira tem feixe de molas para mais conforto, robustez e durabilidade. A picape absorve um alto nível de impactos e vibrações externas, garantindo uma capacidade superior ao mercado para assimilar as imperfeições do solo, sem transmiti-las aos ocupantes do veículo, o que não foi comprovado durante o teste, pois sentimos que ela quicou muito por todo o tempo de avaliação.

A Fiat Titano é equipada com um motor 2.2 turbodiesel, o mesmo que equipa a Fiat Ducato. Ele tem 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A Ranch tem câmbio automático de seis marchas e o motor recalibrado para entrega menos torque: 37,7 kgfm. A picape tem velocidade máxima de 175 km/h. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. O consumo varia de acordo com a versão. Os números foram aferidos segundo as normas do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). No caso da versão avaliada ficou em 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.

As três versões da Fiat Titano (Endurance, Volcano e Ranch) possuem cabine dupla e contam com o motor Turbodiesel e tração 4×4, além de uma ampla lista de itens de série. A versão topo de linha avaliada vem com assistente de partida em rampa (Hill start assist), assistente de descida (Hill Descent Control) e controle de tração (TC). Inclui ainda assoalho em vinil que não apenas facilita a limpeza. Sua versatilidade é evidenciada pelos bancos traseiros modulares e rebatíveis, que também possui compartimentos de armazenamento abaixo dos bancos, proporcionando soluções práticas para organização. Traz também a facilidade de porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro.

A Titano entra para a história  da marca como o primeiro modelo da Fiat a oferecer cinco anos de garantia de fábrica. Em relação às revisões, devem ser feitas a cada um ano ou 10.000 km. Os valores são os mesmos para todas as versões: R$ 1.835 para a primeira, R$ 1.802 para a segunda, R$ 1.529 para a terceira, R$ 2.161 para a quarta, R$ 2.075 para a quinta e R$ 1.802 para a sexta. O modelo conta com um portfólio de mais de 40 acessórios desenvolvidos com foco em funcionalidade para que o cliente possa aproveitar ainda mais a experiência com sua picape no dia a dia.

Os preços sugeridos da gama da Nova Fiat Titano MY25 são: Endurance – R$ 219.990; Volcano – R$ 239.990 e Ranch – R$ 259.990. O modelo de entrada, Endurance, que tem câmbio manual e é direcionada ao trabalho, custa cerca de R$ 25 mil abaixo das versões equivalentes das rivais. A versão avaliada, a topo de linha Ranch, é bem equipada e custa em média R$ 60 mil a menos que as versões de topo das rivais. Considerando tabelas, só Ford Ranger XLS, Nissan Frontier SE e Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor se aproximam desse valor com transmissão automática, mas são versões de entrada com esse tipo de câmbio e tração 4×4.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.2

Combustível             Diesel

Potência (cv)            180

Torque (kgf.m)         40,8

Velocidade Máxima (km/h)           175

Tempo 0-100 (s)      12,4    N/D

Consumo cidade (km/l)      8,5

Consumo estrada (km/l)    9,2

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           4×4

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.

Dimensões

Altura (mm)   1.858

Largura (mm)           1.963

Comprimento (mm)             5.330

Peso (Kg)      2.150

Tanque (L)    80

Entre-eixos (mm)     3.180

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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