AvaliaçõesFiatNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Fiat Pulse 1.3 Turbo 270 Abarth 2023

Modelo marca o retorno da Abarth ao país, modelo tem suspensões, freios, câmbio, motor, pneus e direção especialmente desenvolvidos para garantir toda a esportividade da marca

Fotos Marcus Lauria

Todos nós temos nossa marca ou marcas de carros preferida, assim como alguns modelos específicos que somos fãs, mesmo não vendo de perto ou conhecendo pessoalmente. E cada um defende a sua marca e carro preferido da melhor forma. Eu também tenho as minhas e os meus modelos preferidos, mas uma coisa eu posso afirmar nesses 19 anos que trabalho no segmento automotivo, só você dirigindo os carros para conhecer melhor e saber se vai gostar ou não daquele modelo específico. Já dirigi mais de 550 carros, do mais popular ao superesportivo e são poucos dos que realmente gostaria de ter na minha garagem.

Porque estou dizendo tudo isso, você vai entender agora quando eu começar a escrever sobre o novo Pulse Abrath, que passei uma semana bem feliz testando esse SUV compacto esportivo. Primeiro um pouco da história da Abarth: Com mais de 70 anos a marca Abarth começa a escrever um novo capítulo com o primeiro SUV da empresa no mundo e marcar o retorno do escorpião mais famoso do mundo ao Brasil. A divulgação dessa novidade começou com a revelação oficial no BBB 22 e caiu nas pistas da Fórmula 4 como carro madrinha da competição que possui motores da marca impulsionando todos os monopostos da categoria.

O primeiro SUV Abarth foi desenvolvido e é produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG). E para quem não lembra, a marca já teve dois veículos comercializados no Brasil antes. Em 2002, com a versão mais potente do Stilo e, em 2014, o pequeno 500 Abarth. Mas a história da marca é muito mais antiga. Ela nasceu em 1949, com a paixão de Carlo Abarth por corridas, um piloto com o talento de envenenar carros comuns.

A rede de concessionárias Abarth está dimensionada para ter 60 pontos de vendas (48 já estão operando). Presentes em todas as regiões do Brasil, em praticamente todos os estados, elas carregam não só o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca e uma equipe exclusiva para a venda desse modelo. Cada uma tem um corner Abarth no showroom, o escudo da marca na fachada principal e no totem externo, acessórios e Abarth Wear disponíveis para venda, além de possibilidade de test-drive do novo SUV.

Em versão única e sem opcionais, o Pulse Abarth é equipado com o motor Turbo 270, escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa entre outros.

A receita da Fiat foi bem ousada, pegar um SUV compacto aparentemente “pacato” em suas versões originais e transformar em um pequeno esportivo. O modelo chega com detalhes em vermelho, cor característica da marca. A começar por uma faixa lateral, com uma assinatura que traz velocidade e dinamismo. O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth não poderiam faltar e estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade. Traz ainda rodas de 17” Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único, sempre na cor preta.

Na parte frontal do SUV há ainda aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo. Já na parte de trás, traz a antena shark super esportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.

Alám do interior escurecido o símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Os bancos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom vermelho, assim como a coifa do câmbio. Evidenciando o acabamento do SUV há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.

Para completar, o console central possui espaços com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth. O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho Montecarlo e Preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já as opções em Vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto.

O Pulse Abarth possui câmbio automático de até seis marchas e é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm, com nova calibração para a máxima performance, sendo simplesmente o SUV compacto mais rápido do Brasil. E não é pra menos, já que é capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv. É diversão o tempo todo, seja no trânsito ou na estrada. O motor está sempre disposto e deixa o motorista com sorriso no rosto na maior parte do tempo.

Equipado com rodas mais largas (17”) para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção, que é mais direta e precisa. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Como um esportivo realmente utilitário, ele possui altura de um verdadeiro SUV, com vão livre do solo de 217 mm.

O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Ainda conta com uma calibração super esportiva do  câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

Segurança e tecnologia não poderiam faltar no Pulse Abarth. Nestes quesitos, ele traz diversos itens de série, que em outros modelos da categoria são oferecidos como opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.

O Pulse Abarth também traz paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O SUV ainda vem com wireless charger (carregador por indução) para smartphones, cluster full digital 7″ específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry’n Go. Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia. Seguem abaixo os preços sugeridos do Pulse Abarth para todo o país:  Brasil (exceto São Paulo): R$ 149.990,00 e Estado de São Paulo: R$ 154.731,00

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.3

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            185     180

Torque (kgf.m)         27,5    27,5

Velocidade Máxima (km/h)           215     214

Tempo 0-100 (s)      7,6

Consumo cidade (km/l)      6,8      10

Consumo estrada (km/l)    8,8      12,3

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.544

Largura (mm)           1.777

Comprimento (mm)             4.115

Peso (Kg)      1.281

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.532

Porta-Malas (L)        370

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo