Avaliação – Fiat Fastback 1.0 Turbo 200 Hybrid Audace cvt t200 mhev (Aut) 2025
Modelo híbrido-flex permite combinação entre etanol e eletrificação, e favorece a transição para uma mobilidade de baixo carbono

Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Há quase quatro anos consecutivos na liderança do mercado brasileiro, a Fiat sempre está inovando no mundo automotivo, desta vez a marca chega com o primeiro veículo híbrido leve ao mercado Brasileiro. A história da marca nessa parte de revoluções do setor automotivo nacional começa com o lançamento o 147, primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo, com o Uno, sendo o primeiro veículo popular do Brasil e com diversos outros modelos exitoso e exemplos de inovação que a marca apresentou ao consumidor brasileiro.
CONFIRA O VÍDEOCLIPE: https://youtu.be/54N0FHX4V3E?si=xjss4TLuPYixkC8J
Apostando no segmento dos SUVs/Crossovers a Fiat apresentou o Pulse, primeiro modelo lançado no país, ultrapassou 150 mil unidades produzidas, seguido pelo Fastback, lançado um ano depois, que já acumula mais de 100 mil unidades fabricadas no Polo Automotivo Stellantis de Betim.
E desta mesma forma os dois SUVs foram escolhidos para estrear a tecnologia híbrida da Fiat. Entre os modelos oferecidos passamos uma semana com o FastBack Audace Hybrid (lançado em novembro de 2024). Que segundo a marca garante uma experiência de condução mais sustentável, unindo performance e eficiência para oferecer o melhor custo-benefício para os clientes. O novo motor T200 Hybrid passa a equipar as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse.
A novidade reflete o compromisso da Fiat por uma indústria automotiva mais sustentável através da combinação entre etanol e eletrificação, uma alternativa competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil. O lançamento do modelo híbrido materializam os esforços da Stellantis no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, que deu origem à plataforma Fiat Hybrid, visando oferecer mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.
Durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis com parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030, o maior da história da indústria automotiva na região.
Agora vamos ao que interessa, falar do modelo avaliado. O Fastback hibrido usa o já conhecido motor T200 Flex aliado ao câmbio CVT de sete velocidades, 1.0 turbo mais potente do segmento com 130cv e 20,4 kgfm de torque. No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol).
De acordo com o Inmetro, o Fiat Fastback Audace 200 Turbo Hybrid Flex registrou médias de 8,9/9,8 km/l com etanol e 12,6/13,9 km/l com gasolina, na cidade/estrada. O consumo mais próximo entre cidade e estrada se deve ao fato de o sistema híbrido leve só atuar em giros médios e baixos, como costuma ocorrer na cidade. Este consumo rende nota A na categoria e C no geral.
O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.
Apesar das melhorias, o FastBack fica oscilando muito no consumo, rodamos pouco mais de 200 km na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado e não passamos de 8,0 Km/l com gasolina, acredito que se rodássemos m pouco mais o consumo seria bem melhor. Sobre o crossover, o modelo é bem espaçoso, bom de dirigir, faz bem as curvas, e tem a suspensão bem macia, o que pega um pouco na hora de passar nos buracos.
A posição de dirigir é fácil de achar e os bancos são confortáveis, quem vai atrás tem espaço de sobra e o porta-malas é bem grande, cabe bastante coisa. Os comandos estão todos à mão, a ergonomia é um ponto forte do Fastback assim como a dirigibilidade. O propulsor responde bem as pisadas no acelerador e o botão vermelho “poison”, localizado no volante faz seu trabalho direitinho, deixando o crossover ainda mais esperto.
Voltando ao sistema híbrido, vamos entender um pouco mais como funciona. Ele é composto pelos seguintes componentes: Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista); Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada e um motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida.
O sistema funciona através de quatro modos de operação, são eles: e-Start&Stop – função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.
Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.
Estes modos de operação formam um ciclo sequencial que será representado de forma lúdica através do novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga gerenciar a eficiência do veículo.
Lançado em 2022 o Fastback evolui em sua linha 2025. O modelo segue se destacando o com maior porta-malas da categoria, uma das maiores alturas em relação ao solo entre os concorrentes e a esportividade do motor Turbo 200, agora com a opção híbrida. O design se mantém como ponto forte do modelo, com curvas fluidas e esportivas, que faz com que ele pareça estar em movimento até quando parado, reunindo conceitos do design italiano.
Do ponto de vista de funcionalidade, o Fastback foi desenvolvido sobre a plataforma MLA, uma das mais modernas da Stellantis, totalmente modular. O veículo possui quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, que possuem uma tecnologia que fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax.
Outro ponto forte do modelo é a altura do solo (192 mm) que está entre as melhores da categoria, e ainda assim garantindo baixa rolagem da carroceria em curvas. Os ângulos de ataque (20,4) e transposição (21,2) fazem com que o Fastback encare tranquilamente quaisquer obstáculos na cidade. O porte também chama a atenção pelo maior comprimento (4,43m) entre os seus principais concorrentes.
O Fastback Audace T200 Hybrid AT parte de R$ 151.990 e a versão Impetus T200 Hybrid AT começa em R$ 161.990. A versão avaliada vem com Keyless; Carregador por Indução; Multimídia 10,1”; Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist); AEB; Detecção de Chuva; Retrovisor Fotocrômico; Farol Alto Automático e Partida Remota e custa R$ 160.570.
O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico. Além disso, a partir da versão avaliada Audace pelo portal o modelo segue equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), entregando frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
Com diversos recursos de tecnologia, o Fastback agora oferece a central multimídia com 10,1 polegadas a partir da versão Audace, equipado também com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do carro, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. O Fastback 2025 conta com as cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari, Cinza Strato e a nova Azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus). As versões Impetus oferece ainda o teto bicolor de série.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 130 125
Torque (kgf.m) 20,4 20,4
Velocidade Máxima (km/h) 196 194
Tempo 0-100 (s) 9,4
Consumo cidade (km/l) 8,9 12,6
Consumo estrada (km/l) 9,8 13,9
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.547
Largura (mm) 1.774
Comprimento (mm) 4.427
Peso (Kg) 1.253
Tanque (L) 47
Entre-eixos (mm) 2.533
Porta-Malas (L) 600
Ocupantes 5
*Dados do fabricante