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Avaliação – Fiat 500 Sport Air 1.4 Multiair (manual) 2014

Fotos: Marcus Lauria

A linha 2014 do Fiat 500 chegou cheia de novidades, entre elas o destaque fica pelo moderno motor MultiAir que agora passa a ser Flex. O simpático carrinho italiano, importado do México e Fabricado na unidade da Chrysler em Toluca, ficou ainda mais atraente com esse novo propulsor. Suas belas formas e seu interior arrojado fazem do 500 uma ótima compra para quem usa o carro no dia a dia, ou em viagens curtas.

Além do motor, o 500 Sport Air traz de série vários equipamentos de segurança que fazem a diferença na hora de escolher entre os concorrentes do mercado, onde alia preço e oferta de itens de série, ele traz ESS (sinalização de frenagem de emergência), Hill Holder, freios com sistema ABS e EBD, ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade), Isofix e sete air bags.

O grande destaque do Fiat 500 Sport Air avaliado pelo site por 15 dias é o motor MultiAir 1.4 16V Flex, que também equipa a versão Cabrio Air. Segundo a montadora, esse propulsor foi totalmente desenvolvido pela equipe de Engenharia Powertrain, em Betim (MG). Ele sofreu um aumento da taxa de compressão (que cresceu em 8%, para 11,7:1) e uma nova calibragem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão.

O motor faz por onde e mostra disposição a todo momento, seja em baixa ou em alta velocidade, mantendo sempre o torque total, o que otimiza também a queima do etanol. Para tal feito, a marca teve que mexer em alguns componentes, como: pistões de baixo atrito, novas bronzinas e junta do cabeçote, ambas de origem no motor T-Jet, nova junta de cabeçote metálica e com multicamadas, além do coletor de aspiração com quinto bico injetor para partidas a frio mais eficientes. Devido ao uso do novo coletor, novos chicotes de motor também foram acrescentados. Além de as velas e injetores (EV6P) novos.

Com os novos componentes e a nova calibração do motor, sua potência chega aos 105 cv com um torque máximo de 13,6kgfm com gasolina e 107 cv com torque de 13,8kgfm quando alimentado com 100% de etanol. Os avanços tecnológicos deram ao modelo uma melhor resposta dinâmica. Seu consumo em nosso teste foi de 10,5 Km/l em trajeto misto, sendo usado nos centros urbanos e uma pequena parte em estradas.

Em conjunto com o motor, na versão avaliada, está o câmbio automático AISIN sequencial de 6 marchas (de série ele traz um câmbio manual de 5 marchas), com novos ajustes, e que oferece as funções Kick-Down (reduz rapidamente as marchas em caso de retomada), Brake Assistant (reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas), Sensor Up-Down Slope (para adaptação das marchas do veículo à inclinação), função Cornering (inibe o avanço das marchas em curvas de baixa aderência) e função Fast-Off (impede a “subida” de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador). O câmbio não tem trancos e as marchas são trocadas suavemente.

Para facilitar as manobras e diminuir o esforço do uso diário, o modelo chega com direção elétrica Dual Drive, com dois modos de direção (normal ou Sport). Além do teto-solar Sky-Dome, 7 Air bags e o sistema Hill Holder – o veículo não desce enquanto o motorista controlar a embreagem corretamente, garantindo uma arrancada fluida e segura.

Ele oferece ainda, para os amantes de um bom som, o novo sistema de som composto por rádio/CD/MP3 Alpine associado com dois tweeters, um em cada coluna “A”; dois woofers High Motor Force de neodímio, um em cada porta; dois alto-falantes de longo alcance, um em cada painel posterior; um woofer abaixo do banco dianteiro direito; e amplificador com sete canais de equalização personalizada localizado no porta-malas. O Fiat 500 Sport Air tem garantia de dois anos e preços que iniciam em R$ 49 390 (MT) ou R$ 53 430 (AT).

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