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Avaliação – Ducati Multistrada 950S 2021

Uma ”multibike” potente capaz de agradar motociclistas dos mais variados graus de experiência

Fotos:  Arnaldo Bittencourt  

Vamos falar um pouco de moto, para variar?  E não é qualquer moto… Apresentarei nas linhas a seguir a versátil Ducati Multistrada 950S, criada para permitir que motociclistas com qualquer grau de experiência degustem uma máquina potente com total segurança.

CONFIRA O NOSSO VÍDEO: https://youtu.be/JgvD1aO56tU

Muito tecnológica, segura e fácil de pilotar, a Multistrada 950s está disponível nas cores “ducati red” e “glossy grey”. O modelo que testei era nessa segunda cor, que apresenta uma bela tonalidade cinza, com detalhes em vermelho e preto. O design é muito elegante, principalmente na parte frontal. As linhas limpas e aerodinâmicas frontais lembram muito a irmã maior da Multistrada 950S, a Multistrada 1260.

Ergonomicamente, a moto foi desenhada para garantir um conforto extraordinário mesmo quando transportando o máximo de carga. É uma moto com espaço e conforto para piloto e garupa, permitindo que duas pessoas possam sentar-se facilmente, mesmo quando equipada com topcase e malas laterais.

O pára-brisas da Multistrada 950S permite o ajuste vertical com apenas uma mão numa amplitude de 60mm.  Há duas tomadas 12v, uma sob o assento do passageiro e outra na área do painel, sendo que as duas podem ser usadas para carregar itens eletrônicos.  A moto vem equipada com rodas raiadas, piloto automático, suspensão eletrônica, embreagem hidráulica, “quick shift” para cima e para baixo (ou seja, após engrenar a primeira, o piloto não necessita da embreagem para subir ou reduzir marchas, o que deixa a pilotagem muito mais ágil e confortável), além de diversos outros mimos que buscam entregar desempenho, conforto e segurança ao proprietário, tornando-se uma excelente companheira tanto em viagens quanto no uso diário.

O modelo traz a nova unidade de medição inercial Bosch de seis eixos, além do “vehicle hold control” (VHC), desenvolvido para permitir a saída da moto em subidas com total segurança, sem exigir grandes habilidades do piloto. Funciona como um assistente de saída em rampa que equipa uma série de automóveis comercializados no Brasil. E o motor? Ah, agora a coisa esquenta. Bicilíndrico “testastretta” de 937cc, oferece 113cv de potência a 9.000 RPM e um torque de 9,6 kgf.m a 7.500 RPM. Na prática, isso significa que a moto anda muito, acelera rápido demais, sendo capaz de colocar um sorriso no rosto de qualquer motociclista em poucos segundos. Isso não tem preço!

A suspensão da Ducati 950S merece destaque. Com um generoso curso de 170mm, ela mantém elevados os padrões de conforto, ao mesmo tempo em que garante grande agilidade. Mas não é só. Graças ao sistema batizado pela marca de “Ducati Skyhook Suspension” (DSS), a moto entrega mais segurança e prazer de pilotagem ao piloto. Esse nome deriva da ideia que inspirou os engenheiros da Ducati durante o desenvolvimento da suspensäo: é como se houvesse um cabo imaginário amarrado à moto e enganchado a uma nuvem no céu… Através de uma eletrônica bastante refinada, a engenharia da marca transformou esse sistema imaginário em realidade, garantindo respostas instantâneas da suspensão ao menor sinal de alteração no piso. Esteja onde estiver, a moto estará com a suspensão ajustada para encarar a situação, transmitindo prazer e segurança ao afortunado que estiver pilotando essa incrível máquina italiana. E detalhe, a Multistrada 950S vem com o DSS EVO, ou seja, uma versão aperfeiçoada dessa maravilha inventada pela engenharia da Ducati.

Associado uma suspensão desse gabarito a uma roda dianteira de 19”, dá para afirmar que o conforto e a diversão estão garantidos em qualquer tipo de piso. O modelo também conta com um sistema ótico full-led, equipado ainda com o recurso “Ducati Cornering Lights” (DCL), capaz de direcionar o facho de luz no sentido da curva, de acordo com o ângulo de inclinação da moto, permitindo assim melhor visibilidade.

O pacote eletrônico da moto inclui, além do que já foi mencionado acima: Bosch Cornering ABS e Ducati Traction Control (DTC). Daí alguém pode pensar: uau, é muita sigla, muito recurso, alguém iniciante vai conseguir usufruir de todos esses recursos? Vai sim, o leitor pode ficar tranquilo… A Ducati pensou em tudo, continue lendo para entender o que estou dizendo.  Todos os recursos são facilmente configuráveis a partir do painel da motocicleta. Basta brincar alguns minutos com ele para aprender como ativar e desativar as funções, havendo sempre uma ilustração gráfica da moto indicando exatamente qual parte da máquina está sendo ajustada. Você se sente em um daqueles jogos de computador que mostram em detalhes a peça do carro ou da moto que está sendo modificada!

O painel da Ducati 950s é, na verdade, um espetáculo à parte… Composto por uma tela TFT de 5” colorida, a sua visualização é excelente, mesmo sob luz solar direta. Posso garantir que a interface do painel é muito intuitiva, não tem mistério. Qualquer um mexe. Através dele o piloto seleciona diferentes modos pré-definidos que otimizam o comportamento da moto de acordo com o estilo de condução individual e as condições da estrada. Refiro-me a quatro modos de pilotagem: Touring, Esportivo, Urbano e Enduro.

Cada modo age sobre o sistema de comando do motor, bem como nos níveis de intervenção do ABS e DTC (controle de tração). No modo Touring, o motor entrega potência máxima (113cv) e responde progressivamente aos comandos do acelerador. ABS e DTC são configurados em nível elevado de modo a maximizar a estabilidade nas frenagens e nas acelerações. Já no modo Esportivo, a Multistrada transforma-se numa injeção de pura adrenalina. A potência máxima de 113cv é liberada e as respostas aos comandos do acelerador são imediatas, sendo que ABS e DTC são configurados para interferir pouco na pilotagem.

O modo Urbano é parecido com o modo Touring, só que o motor é limitado a 75cv, de modo a facilitar a condução na cidade, deixando a Multistrada mais dócil e adequada para o circuito urbano. O modo Enduro, por sua vez, é similar ao Urbano, sendo que o ABS e o DTC são configurados para garantir mais controle no uso “offroad”.  Com a moto em movimento, o piloto consegue facilmente alternar entre os modos de condução. Já a personalização do ABS e do DTC (sim, é possível personalizar!) têm de ser efetuadas com a moto parada. A moto conta ainda com sistema “hands free”, piloto automático e controles retroiluminados no guidão.

Graças ao sistema “hands free”, a moto pode ser ligada sem a chave mecânica (keyless). O tanque de combustível tem 20 litros de capacidade, conferindo boa autonomia à moto. Durante o teste, a moto apresentou um consumo médio de 18km/l. A ciclística da Ducati 950s é excelente,  graças ao quadro de tubo de aço em treliça ligado a um novo e mais leve duplo braço oscilante em alumínio. O comportamento dinâmico da moto é irrepreensível, de fato.

Minha experiência com a moto durante o “test ride” que fiz com a turma da Ducati Rio foi excelente. Testei o modelo na cidade e na estrada, podendo assegurar ao leitor que a moto é, de fato, adequada para todo o tipo de utilização. Desempenho, conforto, agilidade, emoção a moto entrega tudo isso em abundância. O preço dela fica na faixa dos R$95 mil, sendo que a Ducati recentemente lançou uma promoção na qual era possível adquirir a Multistrada 950S por menos de R$90 mil. Não é uma moto barata, mas aquele que tiver meios de levar uma para casa dificilmente se arrependerá.

*FICHA TÉCNICA:

Motor

Tipo: Testastretta, L-cilindro duplo, 4 válvulas por cilindro, Desmodrômico, refrigerado por líquido

Cilindrada: 937 cc

Diâmetro x curso: 94 x 67,5 mm

Taxa de compressão: 12,6:1

Potência: 83 kW (113 hp) @ 9,000 rpm

Torque: 96 Nm (71.0 lb-ft) @ 7,750 rpm

Injeção de combustível: Sistema de injeção eletrônica de combustível Bosch, corpos de aceleração cilíndricos com Ride-by-Wire, diâmetro de 53 mm

Escapamento: Silenciador em aço inoxidável com conversor catalítico e 2 sondas lambda, abafador simples de aço inoxidável

Transmissão

Caixa de câmbio: 6 velocidades

Relação primária: Troca de marchas direta; Proporção 1.84:1

Relação: 1=37/15 2=30/17 3=28/20 4=26/22 5=24/23 6=23/24

Embreagem: Embreagem úmida multidisco operada mecanicamente, ação auto-servo na transmissão, ação deslizante em ultrapassagem.

Chassi

Chassi: Quatro Trellis de aço tubular

Suspensão dianteira: Garfo KYB 48 mm invertido totalmente ajustável

Roda dianteira: Roda de liga fundida 3″ X 19″

Pneu dianteiro: Pirelli Scorpion Trail II 120/70 R19

Suspensão traseira: Unidade monoshock Sachs totalmente ajustável. Ajuste remoto de pré-carga de mola. Braço oscilante duplo de alumínio

Roda traseira: Roda de liga fundida 4,50″ X 17″

Pneu traseiro: Pirelli Scorpion Trail II 170/60 R17

Curso da roda dianteira: 170 mm ( 6.7 in)

Curso da roda traseira: 170 mm ( 6.7 in)

Freio dianteiro: 2 discos semi-flutuantes de 320 mm, pinça Brembo Monobloc Brembo montada radialmente, 4 pistões, 2 pastilhas, com ABS como equipamento padrão

Freio traseiro: A disco de 265 mm, pinça flutuante de 2 pistões, com ABS como equipamento padrão

Instrumentação: LCD

Dimensões e peso

Peso seco: 204 kg (449.7 lb)

Peso em ordem de marcha : 227 kg (500,4 lb)

Altura do banco: Não ajustável de 840 mm (820 – 860 mm com assentos acessórios); (33,1 pol padrão; 32,3 – 33,9 assentos acessórios)

Distância entre eixos: 1.594 mm (62,76 in)

Ângulo do garfo: 25.2°

Trilha: 105.7 mm (4,16 in)

Capacidade do tanque de combustível: 20 litros – 5,3 galões (EUA)

Número de assentos: Banco duplo

Equipamentos

Equipamento padrão: Modos de Pilotagem, Modos de Potência, Pacote de Segurança Ducati (ABS + DTC)

*Dados do fabricante

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