Avaliação – Harley-Davidson Road King Special 2018
Fotos: Marcus Lauria e Marcelo Carvalho
Liberdade, esta é a palavra correta para expressar o sentimento de pilotagem de quem tem a oportunidade de andar na Nova HD Road King Special 2018. Seu motor Milwaukee-Eight 107 de 1.745 cc com uma taxa de compressão de 10,0:1 injetada sequencialmente (ESPFI – sigla em inglês para Eletronic Sequential Port Fuel Injection), gerando um torque de 148 Nm á 3.250 RPM. Tudo isso a sua disposição para desfilar pelas estradas com total segurança de que fôlego é o que não falta para esta Máquina.
Trata-se de uma HD série Special com visual de poucos cromados, já que vários detalhes foram trocados por peças preto ou fosco (uma característica Dark das séries Special da Harley Davidson), o seu para-brisa foi retirado, proporcionando um contato direto com o vento em seu corpo, traduzindo em mais sentimento de liberdade, quem não gosta de sentir o vento e o que ele desperta em nossa imaginação? Todo uma experiência sensorial que nos remete aos primórdios, onde o cavalo era o nosso principal meio de transporte.
A Road King Special 2018 com o seu novo motor desenvolve cerca de 10% a mais de potência do que os modelos anteriores o novo projeto com oito válvulas permite que a Moto consiga maior potência e com a transmissão de 6 velocidades Cruise Drive, onde mesmo em velocidades de Estrada permite retomadas rápidas sem a necessidade de trocas excessivas de marchas. Traduzindo, o aumento do torque em 10% disponível em 3.250 rpm proporciona muita força em baixo e média velocidade, em sexta marcha e a 100Km/h o motor fica em torno de 2.550 rpm com bastante fôlego para retomadas.
A sua assinatura na base do guidom é um charme a mais para o “Rei das Estradas”, sua ergonomia adotou uma abordagem meticulosa para melhorar todos os aspectos na experiência de pilotagem, guidom mais alto e largo, distância do banco para o piso sem peso de 695 mm, com um ângulo de inclinação da coluna de direção de 26 graus, distância entre eixos de 1.625 mm, com pneu dianteiro especificado pela fábrica 130/60B19 61H e o traseiro 180/55B18 80H. Possui uma autonomia de aproximadamente 300Km graças ao seu tanque de combustível que comporta 22,7 Litros. Possui um banco bastante confortável para o piloto com um encaixe lombar perfeito.
O seu estilo é um tesouro em designs exclusivos e peças personalizadas, o para-lama e os alforjes combinados, onde a capacidade de do alforje rígido é de 70 Litros, com o seu acesso bastante fácil podendo ser abertos com um simples toque do botão mesmo com luvas, permitindo levar o suficiente para uma viagem confortável. Rodas estilo turbina com acabamento preto brilhante, sendo o dianteiro aro 19 e o traseiro aro 18.
Na frente um farol LED de 7” Daymaker Projector ilumina o caminho a frente com 986 Lumens de luz clara e brilhante. Um sistema de exaustão Screamin Eagle High Flow ronca com a marca registrada da Harley Davidson. Há tantos detalhes na moto que podemos levar algum tempo para notar cada um deles.
Para poder parar uma HD como esta os projetistas da Harley usaram os freios Brembo vinculados ao Reflex com o padrão ABS. O que diferencia os freios vinculados Reflex com ABS dos sistemas anteriores é como os sistemas dianteiros e traseiros podem trabalhar juntos. A ligação pode ocorrer em qualquer situação de frenagem acima de 32 a 40km/h, com a aplicação de apenas um freio ou dos dois.
A força de ligação esta programada para fornecer um bom equilíbrio e poder de frenagem, além de uma boa sensação para o motociclista. Não importa o quanto você ande, você sempre poderá manter o controle com a suspensão aprimorada que apresenta garfos frontais reforçados e uma suspensão traseira com amortecedor de emulsão.
A HD Road King Special adotou uma abordagem meticulosa para melhorar todos os aspectos da experiência de pilotagem, proporciona ao seu piloto uma sensação mais forte de liberdade sem menosprezar nenhum aspecto de segurança e conforto, pois se trata de uma clássica lançada em 1995, mas que agora possui todos os acessórios e sistemas modernos e atualizados, sem tirar o seu charme de um verdadeiro “Rei das Estradas”.