Avaliação – Dafra Riva 150 2012
Para aqueles motociclistas que procuram uma moto ideal para o trânsito, com bom desempenho, econômica e que seu valor de compra seja baixo, a Dafra traz uma ótima opção, a Riva 150. Com preço inferior ao dos modelos similares das marcas concorrentes, custando R$ 5.150,00, e mostrando qualidade semelhante, ela vem atraindo a atenção do mercado e ajudando a marca a crescer no volume de vendas.
Muitos não sabem, mas na prática a Dafra agrega sua marca a projetos de montadoras estrangeiras, e a moto desta avaliação é um projeto da chinesa Haojue. Há também a participação de engenheiros brasileiros para que possam ser feitas adaptações no equipamento visando plena adequação à nossa realidade, como por exemplo ajustes na suspensão, para suportar a nossa buraqueira habitual, ajustes para compatibilizar à nossa gasolina, que possui adição de álcool, entre outras modificações.
A pequena street exibe esportividade devido a alguns detalhes visuais e funcionais, como por exemplo o spoiler aerodinâmico abaixo do motor, o painel com ênfase no grande conta-giros analógico e instrumentos digitais, como velocímetro e marcador de marchas, e farol com design arrojado, integrado com painel de instrumentos.
A marca precisa investir um pouco mais na melhoria de acabamento, pois identifiquei algumas falhas que atrapalham um pouco a estética da moto, como fios aparentes e algumas peças não muito bem encaixadas. Mesmo assim continua sendo uma ótima moto de entrada, ideal para quem está começando no motociclismo ou para quem procura uma moto arrojada para o dia a dia do trânsito.
Apesar do banco relativamente duro e um pouco mais fino, se comparado com a maioria das concorrentes, a moto proporciona uma boa posição de pilotagem, oferecendo conforto para pernas e braços, tanto o carona quanto o piloto.
Dentro das possibilidades de seu motor 149,3cm³, aliado a um sistema de carburação, gerando 12,1 cv e torque de 1,11 kgfm, a Riva oferece um bom desempenho. A relação de marchas é alongada, permitindo ao piloto esticar um pouco mais e maior ganho de velocidade. Nos testes demonstrou certa facilidade para chegar aos 80km/h, velocidade ideal para se andar confortavelmente, sem forçá-la. A velocidade final obtida, com esforço, em diversas tentativas foi de 111Km/h no plano e 123km/h em descida. Essa “precisão” de velocidade se deve ao já mencionado velocímetro digital, que dá um grande charme à motocicleta.
Como outros componentes de destaque a Riva 150 conta com partida elétrica e quique, freio dianteiro a disco, tampa do tanque no estilo das grandes esportivas, descanso lateral e cavalete central, carenagens no tanque, farol e rabeta esportivos, rodas de liga-leve aro 18”. Tudo isso faz com que ela tenha um visual bem arrojado e diferenciado entre as concorrentes de seu segmento.
Resumindo, se você procura uma moto ideal para o dia-a-dia, que encare sem problemas o trânsito pesado, os buracos, que tenha um visual arrojado, painel moderno, e que seja econômica, a Dafra Riva 150 pode ser o que precisa. Aproveito para agradecer à Dafra Motos pela colaboração, cedendo à moto utilizada nesta avaliação.
*Ficha técnica:
Dimensões:
Altura: 1.095 mm
Largura: 760 mm
Comprimento: 1.995 mm
Distância entre eixo: 1.280 mm
Altura mínima do solo: 178 mm
Altura do banco: 770 mm
Motor:
Monociclíndrico: 4 tempos, OHC, Refrigerado a ar
Disposição do cilindro: Vertical
Diâmetro x Curso: 62,0 x 49,5 mm
Cilindrada: 149,4 cm³
Taxa de compressão: 9,2 : 1
Potência máxima: 12,1 cv @ 8.250 rpm
Torque máximo: 10,9 N.m @ 6.600 rpm
Combustível: Gasolina
Sistema de Partida: Elétrica e a pedal
Velocidade máxima: 103 km/h
Chassi:
Chassi: Tubular
Suspensão dianteira: Telescópica – 105 mm
Suspensão traseira: Biamortecida – 77 mm
Rodas: Liga-Leve aro 18″
Pneu dianteiro: 2.75-18 – Pirelli (sem câmara)
Pneu traseiro: 90/90-18 – Pirelli (sem câmara)
Freio dianteiro: Disco com duplo pistão (Hidráulico)
Freio traseiro: Expansão interna (Mecânico por haste)
Embreagem: Multi-disco banhada a óleo
*Dados do fabricante
Fios aparentes é muito aceitavel, até minha kawa ER-6 tem fios aparentes. Agora carburador praticamente em 2013? Péssimo.
O mercado tá bem movimentado e obrigando as montadoras a oferecerem produtos cada vez melhores e mais completos, para não perder em competitividade. Algumas demoram um pouco mais, mas é fato que itens como injeção eletrônica, em breve, vão estar presentes em todos os portes de moto.
Será que dessa vez a Dafra motos vai disponibizar as peças de reposição para ela???, pois não faz muito tempo atrás, ouvi falar que se caso uma Dafra desse problema, a autorizada não teria peças para substituir, e concordo com o colega ai em cima, pois mesmo as motos mais populares das concorrentes já contam com sistema de injeção eletrônica.
Paquero legal essa motinha, tem muitas aki na porta do trabalho.
quanto kms deve fazer essa motinha hein????
Abraços.
Você sabe que o consumo depende totalmente da tocada do piloto. Uma tocada mais agressiva tende a aumentar o consumo. A Riva é moto para fazer cerca de 28km por litro. Tem uma boa autonomia com seus 13 litros de gasolina no tanque.
espero que a dafra ,nao nos deixa na mao (NO QUISITO REPOSIÇAO DE PEÇAS) qto a moto é maravilhosa!