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Avaliação – Dafra Next 300 2019

Fotos: Eduardo Motoca (http://vivocommoto.com.br/) – especial para o CarPoint News

Lançada no salão Duas Rodas de 2017 e comercializada a partir de junho de 2018 a Dafra Next 300 além do motor como sua maior atualização passando de 25cv para 27cv, mudou também cores e grafismos. Enfrenta diretamente rivais de peso como a Yamaha Fazer 250 e Honda CB Twister que tem uma enorme representatividade no mercado nacional, ambas com vendas bem consolidadas. Vem com a missão de arrebatar a grande quantidade de fãs da Next 250 com mais de 12.000 unidades comercializadas de 2012 a 2017.

O design apesar de esportivo e chamativo é de certa forma “meio bruto”, lembra um pouco as naked´s dos anos 90 não que isso seja ruim, é só minha opinião. A cor vermelha da unidade cedida para nossa avaliação é muito bonita, os detalhes são em cinza (abas laterais) contrastando bem com o restante da moto na cor preta. As rodas são lindas e lembram um pouco as da CB1000, o spooler completa o visual esportivo e a aparência de moto maior, durante o teste muitas pessoas perguntaram qual a cilindrada e sempre se surpreendiam de saber que era uma 300cc.

A Dafra Next 300 é uma moto da SYM (SanYang Motor Co) fundada em 1961 em Taipei-Taiwan, esse nosso modelo tem como base a SYM Wolf T3 300 que já era comercializada na Ásia desde 2014.

O novo motor monocilíndrico de 278cm³ tem agora 27cv de potência (2cv a mais que a 250) a 7.900 rpm, com torque máximo de 2,65 kgf.m a 6.500 rpm que “bebe” somente gasolina, é alimentado por injeção eletrônica com refrigeração líquida (grande diferencial em relação a categoria) e tem 6 marchas, a embreagem é macia, mas os engates poderiam ser mais suaves. Seu torque em baixas rotações diminui a troca de marchas o tempo todo, rodei na cidade em baixa velocidade de 3 e 4 sem “cabeçadas”. Durante nosso teste onde percorremos 580km o consumo médio foi de 28km/l o tanque tem capacidade de 13 litros e 0,7ml de reserva que dá uma autonomia de 364km, uma boa marca para uma 300cc.

Cidade

Nos primeiros metros, imerso no trânsito já deu para sentir que é bem confortável, seu guidão alto facilita a condução e não deixa os braços muito tensionados, para facilitar as manobras em meio aos carros poderia esterçar um pouco mais. As pedaleiras são bem recuadas, tem um bom encaixe das pernas no tanque e o banco bipartido que não deixa o garupa deslizar em cima do piloto ao freiar é macio e com boa altura de espuma. As suspensões que classifico entre média e dura, dá conta de absorver os impactos e passa segurança em nosso castigado asfalto, na dianteira é standard com garfo telescópico de 125mm de curso e na traseira monoamortecida com curso de 110mm.

Os punhos são simples e funcionais, do lado direito corta corrente e start e no esquerdo luz alta, piscas e buzina. O painel é bem completo, com informações bem claras e fáceis de ler, conta com um contagiros grande (como nas esportivas) um display digital que mostra a marcha engatada, velocidade, hodômetro total e parcial e um item bem interessante que não se vê em quase nenhuma moto, a voltagem de bateria. Esse último a maioria dos proprietários só dá atenção de verdade quando a moto não liga, faltou somente um marcador de consumo para fechar com chave de ouro.

Estrada

O teste na estrada com garupa foi o que mais gostei, o motor tem bom desempenho é esperto nas retomadas e vigoroso nas subidas, rodando acima de 110Km/h se percebe uma maior vibração, mas que não me incomodou muito, nas curvas ela é boa pra caramba, graças também aos excelentes pneus Diablo Rosso II ambos radiais sem câmera aro 17, nas medidas 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira, deixam a moto grudada no chão e nas frenagens.

Os freios são bons e seguram bem seus 170Kg em ordem de marcha, na traseira um disco 220mm na traseira com pinça simples de um pistão e na frente um disco de 287mm com pinça radial de dois pistões, um grande e importante diferencial são os cabos de malha de aço (aeroquip) muito mais eficientes em relação ao de borracha, o manete de freio tem regulagem de altura.

Utiliza o sistema FH-CBS (combinado) que na minha opinião é bem-vindo para pilotos que estão começando e acabam freando mais com o pedal, fiz alguns testes em vários tipos de solo, incluindo asfalto molhado, e só não gostei muito da reação quando se pisa com vontade no pedal de freio, a frente afunda bruscamente podendo assustar os novatos. Confesso que prefiro o ABS, gosto mais de sentir que tenho controle e consigo modular o freio melhor.

Um grande destaque da moto é seu sistema de iluminação, o farol com lâmpada de 60/55W é muito eficiente, rodei tranquilo a noite na cidade e estrada, a lanterna de Led além de bonita também é muito visual, a moto é percebida de longe pelos carros. Os piscas poderiam ser menores, destoam um pouco do design da motocicleta.

A Dafra Next 300 é comercializada nas 53 concessionárias da marca no país e conta ainda com mais de 100 pontos de assistência técnica, nas cores vermelha e preta pelo valor de R$ 15.590,00

Resumindo

A motocicleta é uma ótima opção para quem procura uma moto até 300cc, tem um bom conjunto (motor, suspensão, freios e pneus) uma pegada naked esportiva, apesar de ser pesada é boa na cidade e muito melhor na estrada, confortável para viagens e não é tão visada em se tratando de roubos, se estiver procurando uma moto com estes quesitos vale a pena uma visita na concessionária para um test ride. Agradecemos a Dafra Motos por nos ter cedido gentilmente esta unidade para avaliação.

*FICHA TÉCNICA:

Motor Monocilíndrico, 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida, injeção eletrônica
Cilindrada 278 cm³
Potência máxima 27 cv @ 9.250 rpm
Torque máximo 2.65 kgf.m @ 6.500 rpm
Sistema de partida Elétrica
Transmissão 6 velocidades
Chassi Diamond
Suspensão dianteira Telescópica – 125 mm
Suspensão traseira Braço oscilante, monoamortecida – 110 mm
Freio dianteiro Disco 287mm
Freio traseiro Disco 220mm
Pneu dianteiro 110/70 -Aro 17 – sem câmara
Pneu traseiro 130/70 -Aro 17 – sem câmara
Sistema de freios FH-CBS (Combinado)
Altura 1.050 mm
Largura 790 mm
Comprimento 2.005 mm
Entre eixos 1.335 mm
Altura mínima do solo 170 mm
Altura do banco 790 mm
Peso (Ordem de Marcha) 170kg
Tanque 13,7 litros (13 + 0,7 reserva)
Combustível Gasolina

*Dados do fabricante

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