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Avaliação – Citröen C3 Htach 1.0 Feel MT5 2023

Modelo estreia a presença da marca com oferta de motorização 1.0 no Brasil

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Desde que a Stellanis comprou as ações da PSA (Peugeot Citroën) em 16 de janeiro de 2021 e se tornou a quarta maior fabricante de automóveis do mundo em volume de vendas, atrás apenas de Volkswagen, Toyota e da aliança Renault-Nissan, a Citroën vem evoluindo em volume de vendas e qualidade dos produtos oferecidos no Brasil. Além, é claro, do pós-venda que gradativamente vem sendo melhorado, fato esse que era um dos “Calcanhares de Aquiles” da marca. Desta forma a marca vem ganhando força no mercado e mais confiança dos consumidores. Prova disso são os lançamentos mais recentes como o novo C3 1.0 Feel que avaliei por uma semana.

Visto por fora o novo C3 hatchback 1.0 Feel é bem compacto e ideal para o dia a dia no trânsito caótico das cidades grandes e engarrafadas. Apesar de parecer um SUV compacto a marca classifica o C3 como um “hatch com atitude SUV”, eu até concordo com eles, pois apesar de ser um pouco mais alto que os seus concorrentes, o modelo na verdade é um hatch compacto “altinho”. Lançado em agosto de 2022 o C3 é o primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul e que em breve chegam ao mercado nacional.

O Novo C3 como já havia dito oferece uma maior altura livre do solo (uma das maiores da categoria) e posição de dirigir mais alta e com um bom espaço interno. O hatch está posicionado na faixa de preço próxima de modelos menores, mas com o porte de um B-Hatch. Além de oferecer o maior porta-malas da categoria, são 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo, permitindo a colocação das mais diferentes bagagens. A tampa sempre tem fechadura elétrica e possui abertura ampla.

O C3 usa a plataforma modular CMP, que estreou no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na unidade. O hatch chega ao mercado mais brasileiro do que nunca, com 70% de nacionalização. Os icônicos Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos. Além de revelar linhas verticais e vincos pronunciados ao longo de toda a carroceria.

A dianteira carrega um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta, o que protege o veículo de pequenos contatos no dia a dia. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber molduras que ajudam a destacar o design único do Novo C3.

Nas laterais, destaque para as barras de teto longitudinais e os vincos que saem das extremidades da carroceria e levam seu olhar em direção ao centro do modelo. Arcos nos para-lamas agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria. E, por falar em proteção, o Novo C3 pode receber os Airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria e dar mais robustez ao modelo.

Já na traseira estão as lanternas que se integram completamente às linhas do veículo enquanto carregam uma identidade visual única. O para-choque com um amplo elemento preto na parte inferior une proteção reforçada, estilo e praticidade, ocultando sujeiras acumuladas do dia a dia.

Seu interior oferece a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” e um amplo espaço para motorista e passageiros. Com 3,98 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, a cabine do novo C3 entrega muito conforto e uma posição de dirigir elevada, como em um SUV. Seu 1,60 metro de altura e 1,73 metro de largura, inclusive, estão entre os melhores do segmento.

Elementos cromados estão situados nas saídas de ar-condicionado laterais verticais, enquanto os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console. E como estilo também deve ser acessível, todo C3 terá painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto.

Ainda por dentro, está o Citroën Connect Touchscreen 10”, uma central multimídia que reúne, em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.

O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Connect Touchscreen. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.

Sob o capô da versão avaliada está o velho conhecido 1.0 Firefly de três cilindros com até 75 cv e 10,7 kgfm produzido no Brasil. O propulsor marca a estreia da Citroën neste segmento no Brasil. O motor tem corrente de comando silenciosa “for life”, sistema de pré-aquecimento de etanol e coletor de escape integrado ao cabeçote, além da ótima entrega de torque em baixa rotação.

Ele trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas. O conjunto mecânico foi um dos destaques do teste de uma semana pelas ruas do Rio de Janeiro, apesar de estar com etanol, pois geralmente seu consumo é bem maior com esse combustível, fiz uma média de 7,2 Km/l. O motor se saiu bem em todas as ocasiões, nas arrancadas de sinal, nas ultrapassagens e retomadas, deixando sempre o motorista bem confiante o tempo todo.

O novo C3 vem de série com indicador de trocas de marcha e monitoramento de pressão dos pneus em todas as versões, para que o motorista sempre tenha condição de fazer a condução mais eficiente. Para se sair bem nas curvas, a marca francesa optou pela suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo. Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o novo C3 tem ângulo de ataque de 23° e ângulo de saída de 39°. Com essas medidas o hatch pode encarar as mais diferentes lombadas, valetas, buracos e mesmo estradas de terra no dia a dia ou em viagens.

Sempre com 15 polegadas, as rodas com pneus de perfil alto (195/65) dão mais conforto sem comprometer a performance e segurança, com baixa rolagem de carroceria e estabilidade a qualquer velocidade. Tudo para que o efeito “tapete voador” criado e mantido pela Citroën continue no Novo C3. O modelo é oferecido em sete versões de acabamento, incluindo as especiais First Edition 1.0 e 1.6.

De séria o modelo avaliado traz direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna (DRL), vidros dianteiros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo. E ainda vem com central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conector USB no console, volante com comandos do som e bluetooth e banco dianteiro do motorista com ajuste de altura.

E fica completa com vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna (DRL) de leds, rodas de liga-leve de 15”, barras longitudinais no teto, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria. O preço do modelo avaliado é de R$ 78.990. E traz como opcionais Pintura Metálica – R$ 1.300; Teto bitom – R$ 1.300; Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400 e Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900.

O novo C3 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e é oferecido em até cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera. Nas concessionárias da marca, o cliente poderá customizar seu carro com mais de 50 acessórios homologados, incluindo frisos laterais, embelezadores de faróis de neblina e rodas de liga-leve com diferentes opções de cores. Além disso, estarão disponíveis até dois packs de acessórios, o Protection (protetor de cárter + frisos laterais) e Comfort (câmera + sensor de ré). Eles podem ser instalados no C3 em dois momentos: na própria linha de montagem, na exclusiva miniusina posicionada dentro de Porto Real, ou pelo concessionário, caso o cliente opte por eles após a compra do carro. Nas versões 1.0 as três manutenções custam  R$ 1.436, enquanto nos modelos 1.6 o valor é de R$ 1.579.

*FICHA TÉCNICA:

MOTORIZAÇÃO

Motorização  Firefly 1.0L Flex Aspirado

Tipo    3 cilindros em linha

Valvulas        6 (2 por cilindro)

Alimentação Injeção eletrônica multiponto

Posição         Transversal / Dianteiro

Combustível Gasolina / Eletricidade

Potência (cv)            75 (E) / 71 (G)

Cilindradas (cm3)    999

Torque (Kgf.m)         10,7 (E) / 10,0 (G)

Direção          Elétrica

Tração           Dianteira

Transmissão Manual de 5 velocidades

DESEMPENHO

Velocidade máx (Km/h)     160

Tempo 0-100Km/h  14,1 s

Consumo cidade (Km/L)    9,3 (E) / 12,9 (G)

Consumo estrada (Km/L)  10,0 (E) / 14,1 (G)

SUSPENSÃO / FREIO / RODA

Suspensão dianteira          Independente tipo McPherson com molas helicoidais

Suspensão traseira Semi-independente com Eixo de torção com molas helicoidais

Freio dianteiro         Disco Ventilado c/ ABS

Freio traseiro            Tambores c/ ABS

Roda  Aro 15 – Alumínio

Pneu  195/65/R15

*Dados do fabricante

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