Avaliação – Citroën C3 1.6 Feel Pack (Aut) 2023
Modelo inaugura variante da plataforma CMP na fábrica de Porto Real (RJ)

Fotos Marcus Lauria
Um visual simpático, um interior honesto e uma dirigibilidade amigável com o motorista, essa foi a receita oferecida pela Citroën que percebi ao avaliar o novo C3 1.6 Feel Pack automático durante uma semana. O novo modelo da marca francesa passou por uma reformulação total e se transformou em outro carro, totalmente diferente da anterior. Mas acredite, mudou para melhor.
Segundo a marca, “o novo C3 é um hatchback moderno, acessível, inovador, prático, inteligente e com atitude SUV”, ou seja, apesar de aparentar um SUV compacto à primeira vista, ele é um verdadeiro hatchback, só que um pouco mais alto que o normal. Portanto, ao contrário da Renault que acredita que o seu Kwid é um SUV compacto (mesmo certificado pelo INMETRO), o novo C3 apesar de ser mais alto não é tratado com um SUV.
Fruto de um investimento global superior a R$ 1 bilhão, o novo C3 foi desenvolvido por um time com mais de 100 engenheiros, tendo rodado mais de 1 milhão de quilômetros para chegar ao produto final avaliado pelo site. A marca aproveita o lançamento do novo C3 para anunciar o um crescimento histórico de sua rede, com mais de 180 concessionários espalhados pelo Brasil até o fim de 2022.
O modelo oferece uma elevada altura livre do solo (uma das maiores da categoria) e posição de dirigir mais alta consequentemente, tornando a dirigibilidade nas ruas mais agradável. O C3 fica posicionado na faixa de preço próxima de modelos menores, mas com o porte de um B-Hatch. Além de uma cabine ampla e o maior porta-malas entre seus principais competidores.
O Novo C3 foi desenvolvido por uma equipe multicultural em diversos continentes, além de se beneficiar da sinergia global da Stellantis. O modelo foi criado sob a plataforma modular CMP, que estreia no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na unidade. O hatch chega ao mercado com 70% de nacionalização, incluindo os motores 1.0 Firefly e 1.6 16V EC5 produzidos nas fábricas de motores de Betim (MG) e Porto Real.
O C3 é o início de uma nova era para a marca, e isso fica claro no primeiro olhar. Os icônicos Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos ousados faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.
O hatch possui um design com linhas verticais e vincos pronunciados ao longo de toda a carroceria. A dianteira carrega um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta, que protege o veículo de pequenos contatos no dia a dia. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber molduras exclusivas.
Nas laterais, destaque para as barras de teto longitudinais, que passam pelos vincos que saem das extremidades da carroceria e levam seu olhar em direção ao centro do modelo. Arcos nos para-lamas protegem a carroceria. E, por falar em proteção, o C3 pode receber os Airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria.
Enquanto isso na traseira, surgem lanternas que se integram às linhas do veículo enquanto carregam uma identidade visual própria. O para-choque com um amplo elemento preto na parte inferior oculta sujeiras acumuladas do dia a dia.
No interior um amplo espaço, a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” e o maior porta-malas entre os primeiros concorrentes do segmento. Com 3,98 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, a cabine do novo C3 entrega muito conforto e uma posição de dirigir elevada, como em um SUV. Seu 1,60 metro de altura e 1,73 metro de largura, inclusive, estão entre os melhores do segmento. O motorista terá os principais comandos à mão, em um painel que une forma e função.
Elementos cromados destacam as saídas de ar-condicionado laterais verticais, enquanto os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console. Todo C3 tem painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto.
O Citroën Connect Touchscreen 10” é uma central multimídia que reúne em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.
O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.
Macio e confortável, o banco traseiro com cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça em todas as posições inclui fixação para cadeirinhas no padrão Isofix/Latch, garantindo a segurança de seus ocupantes, independentemente da idade. São 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo, permitindo a colocação das mais diferentes bagagens. A tampa sempre tem fechadura elétrica e possui abertura ampla.
Sob o capô da versão avaliada está o 1.6 16V flex da família EC5 com até 120 cavalos e 15,7 kgfm, produzido no Brasil. Com um funcionamento silencioso e suave, sua calibração, aliada ao comando de válvulas de admissão variável em fase, possibilita uma boa entrega de torque desde as rotações mais baixas. Associado a câmbio automático de seis com opção de trocas sequenciais — além do modo Eco, que melhora a economia do modelo, ajudando no baixo consumo, mesmo com etanol. O novo C3 também vem de série com indicador de trocas de marcha e monitoramento de pressão dos pneus em todas as versões. Sobre o consumo, rodamos 220 km na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado e a média foi de 7,0 Km/l, com gasolina com certeza a média vai melhorar.
Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o novo C3 tem ângulo de ataque de 23° e ângulo de saída de 39°. Isso significa muito mais capacidade para encarar as mais diferentes lombadas, valetas, buracos e mesmo estradas de terra no dia a dia ou em viagens, isso foi comprovado durante o teste de uma semana. A plataforma CMP tem 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo. Sempre com 15 polegadas, as rodas com pneus de perfil alto (195/65) dão mais conforto sem comprometer a performance e segurança, com baixa rolagem de carroceria e estabilidade a qualquer velocidade.
O novo C3 estreia nas lojas em sete versões de acabamento, incluindo as especiais First Edition 1.0 e 1.6. Avaliei a versão topo de linha 1.6 Feel Pack automática que vem com central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conector USB no console, volante com comandos do som e bluetooth e banco dianteiro do motorista com ajuste de altura, vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna (DRL) de leds, barras longitudinais no teto, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria, câmera de ré, volante com revestimento exclusivo, rodas liga-leve de 15” diamantadas, faróis de neblina e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e modo eco,
O novo C3 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem será oferecido em até cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera. Nas concessionárias da marca, o cliente poderá customizar seu carro com mais de 50 acessórios homologados, incluindo frisos laterais, embelezadores de faróis de neblina e rodas de liga-leve com diferentes opções de cores. Além disso, estarão disponíveis até dois packs de acessórios, o Protection (protetor de cárter + frisos laterais) e Comfort (câmera + sensor de ré). Eles podem ser instalados no C3 em dois momentos: na própria linha de montagem, na exclusiva miniusina posicionada dentro de Porto Real, ou pelo concessionário, caso o cliente opte por eles após a compra do carro.
A Citroën ainda disponibiliza acesso ao aplicativo Cart para os proprietários do Novo C3. A ferramenta tem como objetivo facilitar a jornada de mobilidade de quem está a bordo do modelo. Com o Cart o proprietário dá adeus às filas em todos os pedágios e em mais de 1.000 estacionamentos em todo o país – com 12 meses de isenção na cobrança da mensalidade de Connect Car para os clientes Citroën – além de acessar cupons de descontos em diversas categorias, durante o trajeto. O Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático parte de R$ 93.990, os opcionais são Pintura Metálica por R$ 1.300, Teto bitom à R$ 1.300 e Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) por R$ 900.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 120 113
Torque (kgf.m) 15,7 15,4
Velocidade Máxima (km/h) 180 180
Tempo 0-100 (s) 10,4
Consumo cidade (km/l) 7,7 10,3
Consumo estrada (km/l) 9,1 12,4
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.586
Largura (mm) 1.733
Comprimento (mm) 3.981
Peso (Kg) 1.152
Tanque (L) 47
Entre-eixos (mm) 2.540
Porta-Malas (L) 367
Ocupantes 5
*Dados do fabricante