Avaliação – Chevrolet Tracker 1.2 Turbo RS (Aut) 2024
Versão com visual com apelo esportivo chega com motor de 133 cv
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Nada que um toque de “esportividade” ajude a deixar o visual de um carro com um apelo mais esportivo. Nesse caso a Chevrolet conseguiu “apimentar” o design do Tracker com a nova versão RS. Como patrocinadora da 23ª edição do reality ‘Big Brother Brasil’, a marca aproveitou durante a prova do anjo, promovida no dia 08 de abril de 2022 para revelar a nova versão.
O Tracker tem conquistado o mercado por oferecer o melhor conjunto do segmento em relação a segurança, performance, tecnologia, conforto e principalmente design. Mas o fabricante entende que o produto ainda tem potencial para ir além, atraindo outros perfis de clientes.
Entre as principais características do Tracker RS, posso destacar Gravata Chevrolet e emblema com o nome do carro em pretos; Logo RS na frente e na traseira; Grade frontal esportiva, estilo colmeia; Detalhes em preto brilhante na grade, retrovisores externos e apliques centrais dos para-choques; Rodas aro 17 com acabamento preto “High Gloss”; Faróis em Full LED com máscara negra; Lanterna em LED; Bancos.
Além de volante de base reta, painel de porta e console com acabamento premium preto e costura pespontada vermelha; Bancos, volante de base reta, painel de porta e console com acabamento premium preto e costura pespontada vermelha; MyLink com projeção sem fio, OnStar e myChevrolet App e Wi-Fi nativo. Entre as cores, estão disponíveis Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Rush e Preto Outro Negro.
Esses itens de série fazem a diferença em relação as outras versões e deixa bem claro que a marca quer buscar a identidade de cada consumidor, dando a chance para ele escolher o que mais caracteriza o seu estilo de vida. O interior é bem amplo e com materiais de boa qualidade, apesar dos plásticos das portas serem um pouco duros, mas nada que desabone as suas qualidades.
Para quem vai na frente, o espaço sobra para as pernas e altura do teto é suficiente para pessoas altas. Para o motorista a posição de dirigir alta e o volante com ótima empunhadura com regulagem de altura e profundidade ajudam a conseguir achar a posição ideal de dirigir, e os bancos em couro são confortáveis e não cansam o motorista tanto no trânsito como na estrada. Para quem vai atrás sobra espaço, cabem três adultos sem nenhum aperto e o porta-malas de 393 litros é suficiente para a capacidade do SUV.
O Tracker RS 2024 adota motor 1.2 Turbo com 133 cv e 210 Nm, com câmbio automático de seis marchas. O desempenho é o seguinte: 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, e atinge 185 km/h. O consumo é de 10,4 km/l em cidade, e 13,2 km/l em estrada. O propulsor é mais que suficiente para empurrar o SUV da Chevrolet, as acelerações são lineares e as trocas de marchas bem suaves, fazendo com que o conjunto mecânico seja bem agradável tanto no trânsito pesado quanto na estrada.
Aliás, é na estrada que o Tracker mostra o seu valor, firme nas curvas e seguro nas ultrapassagens, com sua ótima suspensão bem acertadas. O motor turbo se sai bem nas retomadas e nas subidas mais íngremes, deixando o motorista bem mais seguro para arriscar ultrapassagens mais ousadas ou mesmo aceleradas mais fortes. O preço sugerido do Tracker RS é de R$ 159.750.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.2
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 133 132
Torque (kgf.m) 21,4 19,4
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.627
Largura (mm) 1.791
Comprimento (mm) 4.270
Peso (Kg) 1.271
Tanque (L) 44
Entre-eixos (mm) 2.570
Porta-Malas (L) 393
Ocupantes 5
*Dados do fabricante