Avaliação – Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier Aut. 2022
O Tracker é o primeiro SUV compacto da Chevrolet fabricado no Brasil
Fotos Marcus Lauria
Com um volume de vendas no primeiro trimestre em alta, com um incremento de quase 12 mil unidades ante o mesmo período do ano passado, o Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido do Brasil em março, com 6,4 mil unidades emplacadas. Com um ano de mercado, a nova geração do Tracker chega à linha 2022 com novidades.
A principal delas é a tecnologia sem fio para a projeção de aplicativos do smartphone diretamente na tela de 8” do veículo (de série a partir da versão LT). O sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay é capaz de projetar apps como o Waze, Spotify e WhatsApp no multimídia MyLink – para maior segurança, pode ser operado por comando de voz. Desta forma o Tracker é o mais conectado se sua categoria, com o conceito de “wireless car” ou carro sem fio. Até porque o veículo oferece também o carregador de smartphone por indução magnética, que para iniciar a operação, basta colocar o celular sobre a almofada de carregamento rápido posicionada no console central. Este pacote também conta com o sistema de telemática avançada OnStar, o aplicativo myChevrolet e o sistema de Wi-Fi nativo.
CONFIRA O VÍDEO FEITO EM PARCERIA COM O CANAL FASTCAR VIEW: https://youtu.be/g9n0lsl0CbQ
Para habilitar a projeção sem fio do smartphone para o multimídia do carro, o usuário precisa fazer o pareamento apenas uma única vez, seguindo as instruções que aparecem no visor do equipamento. Já o OnStar oferece diversos serviços focados em proteção e segurança, como o de resposta automática em caso de acidente. Ao detectar a deflagração dos airbags, o veículo é capaz de enviar um sinal com sua localização exata à central de atendimento para que possa providenciar resgate, caso necessário.
Enquanto que o Wi-Fi nativo a bordo possui sinal até 12 vezes mais estável, possibilidade de atualizações remotas de sistemas eletrônicos (OTA) e conta ainda com o aplicativo myChevrolet para consultar informações do computador de bordo e para comandar diversas funções do veículo a distância.
O SUV mais econômico de sua categoria, de acordo com dados do Inmetro, chega a linha 2022 em quatro opções de acabamento (MT/AT, LT, LTZ e Premier) e duas opções de motor turbo flex, de 116 cv ou 133 cv.
Entre os itens de conforto e aparência posso destacar: Acabamento interno premium; Ar-condicionado digital automático; Assistente de estacionamento semiautônomo; Chave com sensor de aproximação e botão para ignição do motor; Computador de bordo de 14 funções, entre elas indicador de distância do veículo à frente, monitoramento da pressão dos pneus e percentual da vida útil do óleo; Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; controlador de limite de velocidade; Entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro; Lanternas em LED; Retrovisor eletrocrômico, Roda de liga leve aro 17″, Sensor de chuva e Teto solar panorâmico com abertura elétrica.
Em Segurança, os destaques ficam por conta dos 06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina); Alerta de ponto cego; Alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência; Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento; Atuação do sistema de freio em curvas (Torque Vectoring by Brakes); Recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta (Straight-Line Stability); Indicação de frenagem de emergência (ESS); Controle eletrônico de estabilidade e tração; Assistente de partida em aclive; Faróis dianteiros Full LED com acendimento automático através de sensor crepuscular; Sistema de luz auxiliar lateral em curvas; Luz de condução diurna em LED; Sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no painel; Câmera de ré e Sistema de telemática avançada OnStar.
Visto de frente o Tracker exibe uma grade mais pronunciada, alguns elementos cromados e faróis full LED, além de luzes diurnas e luz auxiliar lateral. As lanternas traseiras também são de LED, mas apenas na versão mais cara avaliada, a Premier. Na traseira, ainda podemos destacar que a tampa do porta-malas foi totalmente redesenhada. Com essa alteração, o suporte da placa foi deslocado para o para-choque, que também tem refletores e luz de neblina.
Visto de lado, trata-se da parte do carro que mais se destaca em um SUV. Ali o novo Tracker 2022 apresenta em todas as versões rodas de alumínio, que chegam a 17 polegadas na versão avaliada, Premier. Em relação às suas dimensões, o Novo Tracker 2022 tem 4,27 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, com porta-malas de 393 litros.
Por dentro o painel de instrumentos foi renovado, com tela TFT colorida ao centro e ponteiros iluminados por LEDs. O computador de bordo tem 14 funções, como monitoramento da pressão dos pneus e vida útil do óleo. O volante ganhou uma base achatada, além de ajustes de altura e profundidade deixando o SUV bem mais requintado que a geração anterior.
Sob o capô está o disposto motor 1.2 turbo, com 133 cv e 21,4 kgfm, sempre ligado à transmissão automática de seis velocidades. Que foram um belo conjunto por se tratar de um câmbio com trocas suaves e precisas, enquanto o motor se mostra o tempo todo eficiente. Tanto em saias de sinal como em ultrapassagem não falta vigor para esse motor turbo. O Tracker Premier com motor 1.2 parte de R$ 133.490,00, sendo adicionado mais R$ 850 para quem optar pela cor branca sólida ou R$ 1.600,00 para as cores metálicas, podendo chegar a R$ 138.090 com todos os itens opcionais.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.2
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 133 132
Torque (kgf.m) 21,4 19,4
Consumo cidade (km/l) 7,7 11,2
Consumo estrada (km/l) 9,4 13,5
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.626
Largura (mm) 1.791
Comprimento (mm) 4.270
Peso (Kg) 1.271
Tanque (L) 44
Entre-eixos (mm) 2.570
Porta-Malas (L) 393
Ocupantes 5
*Dados do fabricante