Avaliação – Chevrolet Prisma 1.4 LTZ SPE/4 2019

Fonte: http://autosgiros.com.br / – Fotos: Daniel Jacques
Produzido na fábrica da General Motors em Gravataí (RS), o sedã compacto Chevrolet Prisma é líder de vendas no seu segmento. Mais do que isso, é o modelo mais vendido entre todos, com exceção dos quatro hatches compactos mais vendidos (entre eles o seu “irmão” Onix, o líder absoluto). Na linha 2019 o três volumes manteve a mesma motorização 1.4 de 106 cavalos de potência do ano anterior. Mas será que isso significa que ele está “parado”, satisfeito com o sucesso alcançado nos últimos anos? É claro que não.
O Autos Giros avaliou a configuração top LTZ da linha 2019 do modelo, e suas mudanças visuais, tanto internas quanto externas, trazem ainda mais sofisticação ao sedã. Nesta versão, novos acabamentos em preto brilhante para as rodas de liga leve e adesivos de coluna, além dos faróis com as novas lâmpadas do tipo Blue Vision o tornam também mais belo e atraente.
Além disso, a LTZ também conta com faróis e lanternas de neblina, detalhes cromados no exterior, principalmente na grade e nos faróis. Vale destacar que tanto os retrovisores externos elétricos, os para-choques e as maçanetas externas são na cor do veículo, e as rodas de alumínio de 15 polegadas trazem superfície usinada.
Além da eficiência do motor e seu alto nível de conforto, o visual simples e com um toque de esportividade também são características que fizeram do Chevrolet Prisma o líder do seu segmento nos últimos anos. Pois na linha 2019 a marca da gravatinha dourada resolveu apostar em mais sofisticação em seu sedã compacto.
E isto fica claro ao se entrar no carro, a começar pelo novo acabamento interno na cor “Jet Black” e pelo revestimentos premium dos bancos, que têm regulagem de altura e profundidade. Também estão presentes a iluminação true white do painel de instrumentos (agora disponível em todas as versões), e detalhes cromados nos controles e saídas do ar condicionado e nas maçanetas internas.
Chave tipo canivete, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e traseiros laterais com três pontos e sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis complementam o pacote de conforto e comodidade do modelo.
Como um autêntico Chevrolet, o Prisma LTZ 2019 traz o amplo pacote de conectividade da marca, com os sistemas OnStar e MyLink. Este conta com tela de LCD sensível ao toque de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Ele inclui rádio AM/FM, Entrada USB e auxiliar, além de conexão bluetooth para celular e acesso a configurações do veículo.
Os itens de série da versão LTZ do Prisma incluem ainda direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. E o pacote da versão top inclui também airbag duplo, alarme anti-furto, brake light e freios com ABS com EBDs.
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro, sensor de estacionamento traseiro, sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto) e “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas) e tomada de força 12V também estão disponíveis.
A liderança do Chevrolet Prisma entre os sedãs compactos no fechamento de 2018 não corre qualquer risco. Basta verificar as vendas acumuladas até o mês de julho, sétimo mês de um total de 12, no qual o modelo “gaúcho” registra um volume de emplacamentos 85% maior que o do segundo colocado.
Mesmo assim, a marca da gravatinha dourada parece querer mais. Com esse toque de sofisticação no interior e no exterior – e mesmo mantendo o powertrain da linha 2018 – o modelo pode agradar mais, principalmente clientes que buscam, mesmo nos modelos mais simples, um toque de elegância e requinte. Estes consumidores já tinham outros modelos do mesmo segmento com estas características, mas agora têm também o líder de vendas.
Lançado em 2006 como versão três volumes do compacto Celta, o Prisma passou por uma grande mudança em 2013, já baseado no atual líder de vendas do país, o Onix. Em mais de uma década de mercado, o modelo se prepara para a sua segunda e maior mudança – que deve chegar com as novidades da ampliação da fábrica de Gravataí, previstas para 2020 – no seu auge.
Em sua versão top LTZ, com preços a partir de R$ 69.690, o Prisma continua esbanjando conforto, tecnologia e eficiência. É a versão top de um modelo que, ano após ano, mostra porque é líder de vendas em todo o país.
FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.4
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 106 98
Torque (kgf.m) 13,9 13
Velocidade Máxima (km/h) 180
Tempo 0-100 (s) 10,1
Consumo cidade (km/l) 8,8 12,9
Consumo estrada (km/l) 10,7 15,4
Câmbio manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.478
Largura (mm) 1.705
Comprimento (mm) 4.282
Peso (Kg) 1.054
Tanque (L) 54
Entre-eixos (mm) 2.528
Porta-Malas (L) 500
Ocupantes 5
*Dados do fabricante