AvaliaçõesGMNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Chevrolet Onix HB 1.0 Turbo Premier (Aut) 2021

Principal novidade é o MyLink com tela de 8” com projeção do Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, via Wi-Fi; carregamento do smartphone é feito por indução magnética

Fotos Marcus Lauria

O Chevrolet Onix chega a linha 2021 com algumas mudanças, sendo três importantes novidades. Entre elas a estreia do conceito de carro sem fio, que, junto com outras tecnologias inovadoras, posicionam o Onix Premier topo de linha. O modelo já está nas concessionárias Chevrolet desde de outubro do ano passado.

O conceito de carro sem fio deve-se ao multimídia MyLink contar agora com projeção sem cabo e ao fato de o carregamento do celular poder ser feito por indução. O pacote de conectividade do Onix Premier e do Onix Plus Premier passa ainda pelo Wi-Fi nativo, pela telemática OnStar e pelo aplicativo myChevrolet app. Em função da antena amplificada, o sinal é até 12 vezes mais estável, proporcionando uma experiência em 4G por muito mais tempo.

O diferencial da tecnologia de projeção sem fio da Chevrolet é que a transmissão é feita por meio do Wi-Fi do veículo, o que garante maior fluxo de dados. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e é capaz de projetar aplicativos como o Waze, Spotify e WhatsApp diretamente na tela do painel. Para maior segurança, os apps podem ser operados por comando de voz.

Para habilitar a projeção sem fio do smartphone para o multimídia do carro, o usuário precisa fazer o pareamento apenas uma única vez, seguindo as instruções que aparecem no visor do equipamento. Outra novidade que vem para adicionar melhorias é o MyLink com tela maior, de oitos polegadas, que permite melhor visualização das informações, principalmente as dos mapas de navegação online. O aparelho traz Bluetooth com conexão para até 2 celulares simultaneamente.

O sistema de carregamento por indução magnética já está disponível no Onix Premier desde a chegada da nova geração, em 2019. Para iniciar a operação, basta colocar o celular sobre a almofada de carregamento rápido posicionada no console central. Considerado o primeiro carro produzido no país a contar com esse pacote que chamamos de conceito de carro sem fio. Para usufruí-lo, o usuário precisa ter um smartphone compatível com a tecnologia.

Os modelos contam também com a mais atual geração do OnStar. O sistema de telemática permite que sistemas eletrônicos do veículo sejam atualizados de forma remota, ou seja, sem a necessidade do comparecimento à oficina. O OnStar oferece ainda diversos serviços conectados, entre eles os de auxílio em caso de emergências, o que inclui resposta automática em caso de acidente mais grave, auxílio na recuperação em caso de roubo e socorro mecânico do Road Service da Chevrolet.

O usuário do Onix Premier pode, inclusive, comandar diversas funções do carro por meio do aplicativo myChevrolet app. Entre elas, acionar a ignição a distância para ir climatizando a cabine ou consultar informações do computador de bordo – nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio, indicador da vida útil do óleo, etc. A Chevrolet é uma das montadoras que mais investem em tecnologia atualmente e sempre atualiza os seus produtos com o que há de mais atual no mercado.

A versão Premier do Onix se destaca no segmento pela ampla oferta de equipamentos, entre eles se destacam: Ar-condicionado digital automático; Acabamento interno premium com duas opções de combinação de cores; Chave com sensor de aproximação; Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; Controlador de limite de velocidade; Assistente de estacionamento semiautônomo; Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”; Entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro; Lanternas em LED e Roda de liga leve aro 16” com os ótimos pneus Continental na medida 195/55 R16.

Na segurança estão os 06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina); Alerta de ponto cego; Controle eletrônico de estabilidade e tração; Faróis dianteiros tipo projetor com acendimento automático através de sensor crepuscular; Assistente de partida em aclive; Luz de condução diurna em LED; Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e Câmera de ré.

Por dentro o conforto à bordo é notado logo ao entrar, apesar de ser um modelo de entrada, o Onix Premier tem seus mimos, como bancos de couro em duas cores, regulagens de bancos e volante, além de comandos elétricos para vidros e retrovisores, tudo à mão e de fácil manuseio. O multimídia e o ar condicionado são intuitivos e simples de serem utilizados. A posição de dirigir não fio um problema para ser achada e o volante tem ótima empunhadura.

O Onix é ofertado em duas opções de carrocerias (hatch e sedã), três pacotes mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) e em seis níveis de acabamentos (MT, LT, LTZ, RS, Midnight e Premier). As cores disponíveis são: Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Carmim, Azul Seeker e Cinza Satin Steel (a do modelo avaliado), inédita na linha. Enfim, um carro ótimo de dirigir no dia a dia e na estrada. Apesar de não ser o maior da categoria, o porta-malas dá conta do recado com os seus 275 litros.

O Onix Premier vem com um motor Ecotec 1.0 Turbo. O propulsor rende 116cv e 16,3/16,8 m·kgf (gasolina e álcool) de torque a 2000 giros, sempre aliado a um câmbio automático de seis marchas. Considerado um dos mais eficientes do mercado, tanto em desempenho quanto em consumo, o motor faz jus à sua configuração.

Em nossos testes, mesmo pesando um pouco menos do que o sedã, o hatch fez um 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos, ajudada pelo contido peso de 1.113 kg. O motivo é a aerodinâmica, que gera um pouco mais de resistência em relação ao sedã, que é um pouco mais rápido. No uso diário, na cidade o hatch se mostrou bem esperto e ágil no trânsito e em manobras, sendo muito satisfatório. No consumo fizemos uma média de 11,6 Km/l com gasolina e rodamos cerca de 250 km só na cidade.

Destaque para a direção elétrica progressiva, que que apresenta comportamento muito seguro e confortável em todas as situações de condução, principalmente na hora de estacionarem vagas mais apertadas, deixando o motorista bem à vontade e sem se cansar. O Onix hatch tem direção precisa, freios obedientes, e boa posição de dirigir o que deixa o modelo entre os mais admirados do segmento. O Onix Premier 2 1.0 Turbo AT 2021 que avaliei parte de R$ 88.890, a versão de entrada com motor aspirado por ser adquirido por R$ 63.430 com câmbio manual.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            116     116

Torque (kgf.m)         16,8    16,3

Tempo 0-100 (s)      10,1

Consumo cidade (km/l)      8,3      11,6

Consumo estrada (km/l)    10,7    15,1

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.476

Largura (mm)           1.731

Comprimento (mm)             4.163

Peso (Kg)      1.113

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.551

Porta-Malas (L)        275

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo