Avaliação – Chevrolet Onix 1.0 Turbo Premier Aut. 2023
Mudanças de acabamento e de conteúdo deixam o carro ainda mais completo

Fotos: Marcus Lauria
Depois de testar o Onix Plus Premier, chegou a vez de avaliar o Onix hatch na mesma versão topo de linha. O modelo 2023 chega com poucas novidades, ficando concentradas nas novas rodas, agora polidas, que continuam com 16 polegadas. Além de algumas novidades no interior. O modelo perdeu o ar-condicionado digital de série, sendo que agora o equipamento é um opcional (mais estava na versão cedida para o teste).
A Chevrolet quer retomar a liderança entre os veículos mais vendidos que durante seis anos seguidos foi ocupada pelo Onix. Em 2022 o Chevrolet Onix acumulou 22.920 vendas, ocupando a segunda colocação entre os veículos mais vendidos do Brasil, segundo a FENABRAVE.
Atualmente o Onix é oferecido em nove versões, com diferentes motorizações e transmissões. Desde o Onix 1.0 Aspirado Flex Manual até a opção topo de linha, Onix Premier 1.0 Turbo Flex Automático. Seus principais concorrentes são o Hyundai HB20 Platinum, VW Polo Comfortline e o Renault Kwid Intense.
Por fora, como dito anteriormente, o Onix Plus Premier ganha rodas aro 16 com novo design com superfície usinada, fundo escurecido metálico e aros “flutuantes” cromados para combinar com o inédito friso das maçanetas das portas em mesmo tom. O porta-malas oferece 275 litros de espaço para bagagens, número esse na média dos concorrentes.
Todos os veículos da linha 2023 trazem ainda o pacote mecânico recém-atualizado no início do ano, com mudanças na calibração do motor e da transmissão, nos sistemas eletrônico, de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe melhor dirigibilidade ao veículo e redução significativa da emissão média de gases.
A versão avaliada conta com um motor 1.0 turbo Flex de três cilindros que gera 116 cv com os dois combustíveis e torque máximo de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm com gasolina. Em conjunto está a transmissão automática de seis velocidades. Embora haja um pequeno atraso, o propulsor entrega potência de forma linear e progressiva em qualquer solicitação do motorista, a resposta chega rapidamente à pressão do acelerador. O resultado fica mais evidente a partir de 1.800 RPM com a entrega total do turbo. Mesmo sendo um motor de três cilindros – arquitetura que tipicamente vibra um pouco mais – porém no Onix o isolamento acústico é bem preparado para isso.
Ele faz de 0 a 100 km/h em 10.1 segundos. Em questão de economia o motor turbo entrega médias de 8,3 km/l e 11,9 km/l em perímetro urbano, abastecidos com etanol e gasolina, de modo respectivo. Nas estradas, o consumo é de 10,7 km/l e 15,1 km/l, tendo como combustível, etanol e gasolina, nessa ordem. Você sabendo equilibrar o acelerador o resultado vem.
O Onix 2023 tem novidades no visual, atualizações mecânicas e no pacote de equipamentos. Entre eles itens de segurança, conforto e tecnologia desde sua versão de entrada. Tais como controle de tração e estabilidade, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ar-condicionado, computador de bordo, conexões bluetooth e USB. Além de alerta de ponto cego, bancos em couro, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, sensores de estacionamento lateral, câmera de estacionamento em ré, estacionamento automático paralelo e estacionamento automático perpendicular.
No início do mês as versões do Onix receberam reajuste de preços, a versão de entrada do Onix Hatch 2023, conhecida como 1.0 MT saiu de R$ 81.170 (novembro) para R$ 82.490, um aumento de R$ 1.320. Já a mais cara Premier começa em R$ 107.890, contra R$ 106.110 (novembro) chegando a um aumento foi de R$ 1.780. Com todos os opcionais, o preço final pode chegar a R$ 112.390.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 116 116
Torque (kgf.m) 16,83 16,32
Tempo 0-100 (s) 10,1
Consumo cidade (km/l) 8,3 11,9
Consumo estrada (km/l) 10,7 15,1
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.474
Largura (mm) 1.730
Comprimento (mm) 4.474
Peso (Kg) 1.117
Tanque (L) 44
Entre-eixos (mm) 2.600
Porta-Malas (L) 500
Ocupantes 5
*Dados do fabricante