AvaliaçõesGMNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo 2020

Novo propulsor entrega 172 cv e é até 8,3% mais econômico que o potente 2.0 Turbo de 262 cv

Fotos Marcus Lauria

Por ser de um segmento maior, o Equinox não competia com vários modelos de categorias menores, e para não ficar de fora nessa briga a Chevrolet resolveu dar uma chance para o seu SUV grandão colocando um motor menos potente e tirando alguns itens de série, desta forma deixando o preço um pouco mais competitivo e entrar nessa dança de “cachorro grande” que é o segmento de SUVs médios.

Confira nosso vídeo: https://youtu.be/eae3yYh3gTw

Mesmo sendo contra comparativos que não se encaixam em segmentos iguais, sabemos que essa estratégia da marca da gravatinha dourada veio em boa hora, levando em consideração que o Equinox é superior em vários aspectos se comparado com os concorrentes de segmentos inferiores ao seu como Jeep Compass, Peugeot 3008 e VW Tiguan (SUVs médios).

Comparado a sua versão 2.0 turbode 262 cv de potência o 1.5 turbo de 172 cv só fica devendo em detalhes no visual e no conteúdo como a grade frontal ativa, dupla saída de escape cromada, start-stop e cancelamento de ruído ativo pelos alto-falantes. Itens esses que não fazem tanta falta no dia a dia e deixam o carro mais caro. Com isso a nova versão Premier 1.5, o Equinox sai por R$ 159.990, ante R$ 179.900 do Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6, R$ 149.990 do Jeep Compass Limited 2.0, e R$ 158.990 do VW Tiguan AllSpace 1.4 já com o teto solar panorâmico incluído como opcional.

O Equinox é atualmente o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no mundo, enquanto as configurações 1.5 Turbo representam cerca de dois terços do mix global em virtude do balanço entre performance e eficiência energética que este motor oferece. Com uma provável mudança visual programada para o próximo ano, o Equinox chega para se firmar com essa versão mais “barata”, o SUV norte-americano passará a ter retoques no desenho e a nova central multimídia com acesso à internet via conexão 4G. A linha 2020 do Equinox é pferecida em quatro configurações, divididas em três níveis de acabamento (LT, Midnight e Premier), duas opções de motorização (1.5 Turbo e 2.0 Turbo) e duas de tração (FWD e AWD).

A novidade mecânica estreou com a versão especial Midnight, de acabamento interno e externo todo escurecido, dando um toque esportivo e customizado ao modelo. Além de estar disponível também em outras versões como a LT de entrada e a Premier, topo de linha, versão testada por uma semana pela nossa equipe. Essa versão soma diversos itens de segurança, como sistemas autônomos de detecção de pedestre com auxílio de frenagem e de permanência na faixa – com alerta tátil no banco. Teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium, partida por controle remoto e acionamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento fazem parte dos itens de conveniência. Já a tração integral (AWD) com assistente de declive é outra exclusividade da versão, ofertada também na configuração 2.0 Turbo.

Por fora o Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design ”atlético” e robusto com muito conforto a bordo. São 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.697 mm de altura. Destaca-se o excelente espaço interno. Tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

O teto solar panorâmico dá uma sensação de amplitude quando aberto assim como a pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central. O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros. Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Veja a lista dos itens disponíveis para o SUV, por categoria:

Segurança: Airbag duplo, lateral e de cortina; Alerta de colisão frontal; Alerta de movimentação traseira; Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina; Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro; Alerta vibratório de segurança no banco do motorista; Assistente de permanência na faixa; Faróis Full LED com faixo alto inteligente; Frenagem automática de emergência, Indicador de distância do veículo à frente, Indicador de vida útil do óleo e Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Conforto e conectividade: Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento; Controle de velocidade em declive; Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto; Banco do motorista com 2 memórias de posição; Câmera de ré com linhas-guia; Carregador wireless para smartphone; Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave; Sistema de estacionamento semi-automático para vagas paralelas e perpendiculares; espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico; Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, navegador integrado, Android Auto e Apple CarPlay; Tecnologia de telemática avançada OnStar; Partida sem chave ou por controle remoto; Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e Sistema de redução de ruído externo, tudo isso com três anos de garantia.

Para nível de comparação entre as versões oferecidas, confira um resumo de todas elas e veja qual se encaixa melhor no seu perfil.

Equinox LT 1.5 Turbo – R$ 129.990: faróis com acendimento automático, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste elétrico, chave presencial, faróis de xênon com DRL em LED, central multimídia MyLink com tela de 8″ e GPS, rodas 18″, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e Onstar;

Equinox Midnight 1.5 Turbo – R$ 131.900: mesmos itens do LT, adicionando carroceria em preto Global, rodas de 19″, grade frontal preta, logo da Chevrolet em preto e faróis de neblina com máscara negra;

Equinox Premier 1.5 Turbo – R$ 159.990: mesmos itens da versão LT, adicionando abertura do porta-malas por sensor, alerta de colisão frontal com frenagem ativa e detecção de pedestres, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento automático, banco do motorista com memória, carregador wireless para smartphone, faróis full-LED adaptativos, partida remota, sistema de som Bose, rodas de 19″, teto solar panorâmico, tração integral

Equinox Premier 2.0 Turbo – R$ 162.990: ganha start-stop, escapamento duplo com ponteira cromada, sistema de redução de ruído externo e sistema de grade ativa do radiador, além de trocar a motorização pelo 2.0 turbo e a transmissão automática de 9 marchas.

No Brasil, o Equinox 1.5 Turbo desenvolve 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de força, números superiores aos dos principais rivais. O SUV de médio porte da Chevrolet se destaca ainda em performance. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 9,2 segundos, ante 7,6 s do 2.0. A relação peso-potência continua adequada, com 9,7 kg/cv. As acelerações são lineares e o motor puxa bem o SUV apesar de seu peso (1.640kg), o turbo ajuda e mantém as acelerações em um nível acima do esperado. Entretanto, com o câmbio de seis marchas, com relações longas, agora leva mais tempo para embalar.

A suspensão trabalha como se deve, mantém o SUV na linha mesmo em velocidades mais altas e nas curvas deixa o motorista bem à vontade para contorna-las sem medo de ser feliz. O mesmo acontece com o interior, que não recebe as pancadas dos buracos encontrados pelo caminho, além de ser muito silencioso. Os bancos são confortáveis para todos os ocupantes e a posição de dirigir alta deixa a visão do motorista privilegiada.

Entre as principais vantagens da troca do motor 2.0 pelo 1.5 no Equinox foi a redução do consumo. De acordo com os números do Inmetro, o SUV de maior cilindrada faz 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com gasolina, ante 9,5 km/l e 11,7 km/l, respectivamente. Portanto, houve uma melhora de 15%, em média.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Gasolina

Potência (cv)            172

Torque (kgf.m)         27,8

Tempo 0-100 (s)      9,2

Consumo cidade (km/l)      9,5

Consumo estrada (km/l)    11,7

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.697

Largura (mm)           1.843

Comprimento (mm)             4.652

Peso (Kg)      1.640

Tanque (L)    56

Entre-eixos (mm)     2.725

Porta-Malas (L)        468

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo