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Avaliação – Chevrolet Equinox 1.5 Premier AWD 2022

Modelo passa a ter o mais avançado pacote de conectividade, com OnStar, myChevrolet App e MyLink com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa

Fotos Marcus Lauria

A linha 2022 do Chevrolet Equinox, SUV premium da marca evolui principalmente em design e conectividade. Além do visual atualizado e do conteúdo tecnológico ainda mais amplo, o produto ganha também a inédita versão de acabamento RS, com acabamento mais esportivo. A versão que avaliei a já conhecida Premier com acabamento mais luxuoso e mais conservador.

Entre os SUVs do mercado, o Equinox se destaca pelo seu porte avantajado, típico dos modelos norte-americanos. O que se traduz em mais conforto para os passageiros e espaço para bagagens. Além de vir com um amplo pacote de equipamentos de segurança. Destaque também para a ótima dirigibilidade aliada ao motor turbo.

Seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet, Equinox teve mudanças significativas e sua carroceria, como novos faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas. Agora com linhas mais fluidas que ajudam no novo visual externo.

Da mesma forma o interior também sofreu algumas alterações, como mudanças nos revestimentos de bancos e console que ficaram mais refinados e o computador de bordo traz novo grafismo, e a central multimídia MyLink, novos recursos. Assim como o sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras em LED, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento, que traz agora indicador luminoso.

O modelo agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.

A versão de luxo Premier, que avaliei, oferece um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis. Sem Parar é um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos, drive thru e postos de combustíveis, evitando filas para o pagamento e gerando benefícios, como cashback no abastecimento.

O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até sete aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão.

A principal vantagem de ter o serviço de streaming Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone, por exemplo, para acessar músicas e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo. Para fazer o download, basta clicar no ícone do app que aparece na aba “Aplicativos” na tela do multimídia. O último passo é parear o Spotify do veículo a uma nova conta ou a uma já preexistente, trazendo todas configurações e históricos.

Mais uma novidade que estreia com o SUV da Chevrolet é a adoção da inteligência artificial Alexa que já opera smart home. Com isso, o usuário do veículo pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, controlar dispositivos de smart home e muito mais, apenas com a voz – tudo para que o motorista possa manter as mãos no volante e os olhos sempre na estrada.

O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas pelo app: Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine; Travamento e destravamento remoto das portas; Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas; Acionamento remoto de luzes e buzina; Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo; Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e hodômetro.

Oferecida nas concessionárias desde junho passado, o Equinox 2022 Premier com tração integral AWD chega bem equipado com uma ampla lista de itens comodidade e de segurança, como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.

A versão Premier tem detalhes que deixam em evidência a sua característica luxuosa como frisos cromados, novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, teto solar elétrico panorâmico e faróis tipo projetor em LED.

O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.

O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade. O baixo peso (1.561 kg), considerando o tamanho do veículo, ajuda. Mas na prática do dia a dia fizemos uma média de 7,0 Km/l com gasolina no trânsito diário sempre com ar-condicionado ligado.

O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração. Falando em tração, vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo. O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.

O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.

Auxilia também o caráter aerodinâmico que maximiza o desempenho do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine. O preço da versão avaliada Premier é de R$ 226.150,00 já a versão de entrada RS o valor cai para R$ 208.550,00.

*FICHA TÉCNICA:

Motor  1.5 Turbo

Tipo    Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros           4 em linha

Cilindrada em cm3  1.490

Válvulas        16

Injeção eletrônica de combustível           Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585)         172 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISSO 1585)         27,8 kgfm @ 2500 rpm

Transmissão Automática, de seis velocidades

Tração           Integral

Freios Disco ventilado (dianteiros) e sólidos (traseiros)

Direção          Elétrica

Dianteira       Independente do tipo McPherson

Traseira         Independente, multibraço

Rodas            18 polegadas

Pneus            225/60 R18

Comprimento total (mm)    4.652

Largura sem retrovisores (mm)     1.843

Altura com rack de teto (mm)        1695

Distância entre os eixos (mm)      2.725

Porta-malas (litros)  468 a 1627

Tanque (litros)         56

Carga útil (kg)          494

Peso em ordem de marcha (kg)   1.551

*Dados do fabrciante

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