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Avaliação – Chevrolet Cruze Sport6 RS 1.4 Ecotec (Aut) 2022

Versão conta com acabamento esportivo, nova calibração de motor para melhor dirigibilidade e o acerto exclusivo de suspensão e direção do hatch

Fotos: Marcus Lauria

Tentando dar um “gás” nas vendas do Cruze hatch, a Chevrolet resolveu lançar a série RS com acabamento mais esportivo e aproveitando a novidade trouxe também equipamentos e software atualizado. O Cruze Sport6 é um excelente hatch médio, com ótimo acabamento interno, bom de dirigir e com alguma tecnologia oferecida ao consumidor desse tipo de carroceria.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/sjJpuU4VlK8

O Cruze RS ganha customização que acentua o caráter ousado do hatch. Outra mudança para esta versão está na nova calibração do conjunto mecânico. Ela aprimora a qualidade de dirigibilidade em situações cotidianas de uso do modelo, que herda o acerto específico de suspensão e direção própria da configuração Sport6, fato esse que pode ser observado quando se está atrás do volante.

Quando visto de frente, nota-se uma sutil mudança no visual, proporcionada pelo conjunto mais imponente formado pela grade com detalhes em cromo escurecido, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com LED e máscara negra. O logo RS em vermelho junto às entradas de ar marca a versão e deixam a sua personalidade ainda mais evidente.

De lado, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido para reforçar a ideia de unidade, assim como a linha de cintura mais alta. Já as rodas personalizadas contribuem para deixar o visual do carro mais esportivo.

Novo também é o conceito de teto preto metálico para o Cruze, que parece ampliar a área do teto-solar, fato esse que deixa o hatch ainda mais esportivo e agressivo. A versão RS está disponível nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili (cor do modelo avaliado), exclusivo para este modelo. Caso o futuro proprietário de uma unidade RS prefira um estilo monocromático, existe a opção de lataria pintada em Preto Ouro Negro, bem mais discreta.

Na traseira, o aerofólio funcional também foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais. Elementos que proporcionam ao Cruze RS um visual exclusivo e de formas mais originais possíveis.

Por dentro do Cruze RS, segundo a montadora, o propósito foi reforçar a sensação de interação humana com a tecnologia sem abrir mão da sofisticação, criando um ambiente mais envolvente. Aqui, os diferenciais ficam por conta da seleção dos materiais além da escolha da cor para os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos – todos em preto, enquanto as costuras pespontadas dos assentos, por exemplo, trazem linhas vermelhas. E realmente a sensação de conforto e bem estar é logo notada ao entrar no hatch

Quem viaja a bordo do modelo também conta com muita comodidade e segurança. A lista de equipamentos de série inclui seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro além de sistema de áudio premium, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.

O pacote de conectividade também chama a atenção. O Cruze RS oferece: Projeção para Apple Car Play e Android Auto na tela de 8 polegadas do MyLink com pareamento via bluetooth simultâneo de até dois smartphones; Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos; Aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada; OnStar é o sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança; OTA (over the air) é a tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota. Assim, o automóvel pode receber evoluções de programação e software sem precisar necessariamente ter que se deslocar para uma oficina. O processo é semelhante ao que já ocorre com celulares.

Vale salientar que o carro é capaz de identificar o motorista através da chave eletrônica e ajustar o conteúdo do multimídia para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, etc). Por vir com duas chaves, é possível criar até dois perfis diferentes.

O Cruze RS realmente oferece um verdadeiro prazer ao dirigir, posso dizer que pela minha experiência de já ter testado mais de 500 carros que o hatch da Chevrolet tem características que só ele oferece no segmento. Sua arquitetura utiliza-se de materiais nobres de alta resistência e bastante leves, que proporcionam uma ótima rigidez torcional para a carroceria. Além disso, a plataforma do Cruze RS foi acertada para atender ao gosto do consumidor brasileiro e às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem comprometer o conforto. Tanto que o modelo herda amortecedores especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração da direção elétrica, entrega melhor estabilidade em curvas, além de uma resposta mais rápida e precisa em altas velocidades.

O Cruze RS vem equipado com motor turbo que desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque. Tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagem. Importante destacar que este propulsor disponibiliza 90% da sua força numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm.

Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm. Números que podem ser comprovados dirigindo pelas ruas e estradas. Bom de curva o RS se destaca quando o assunto é desempenho com segurança, a suspensão mais rígida deixa o modelo bem seguro e “na mão” do motorista o tempo todo. Só pecou um pouco pelo consumo, rodando praticamente 95% na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, fiz a média de 7,5 Km/l com gasolina comum. Acredito que com um pouco mais de quilômetros rodados poderia melhorar esse número e se pegasse uma estrada o consumo seria bem diferente. Conversando com proprietários do modelo soube de alguns que fazem até 11/12 km/l rodando somente na cidade com o modelo.

A transmissão automática de seis velocidades caracteriza-se pela suavidade e precisão nas trocas de marcha, quase não se percebe as mudanças. Dotada de inteligência artificial, ela é capaz de entender as preferências do motorista e se adaptar ao seu modo de condução, fato esse que ajuda muito na condução do dia a dia. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite fazer trocas manuais por meio da alavanca do câmbio. O Cruze RS pode ainda ser customizado com acessórios originais tanto para o exterior como para a cabine. Isto inclui desde tapetes bordados até soleiras com o logo RS. Seu preço é de R$ 158.150.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.4

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            153     150

Torque (kgf.m)         24,47 23,96

Consumo cidade (km/l)      7,6      11,1

Consumo estrada (km/l)    9,4      13,5

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.484

Largura (mm)           1.807

Comprimento (mm)             4.448

Peso (Kg)      1.336

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.700

Porta-Malas (L)        290

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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