Avaliação – Chevrolet Cruze Black Bow Tie 1.4 16V Ecotec Aut. Flex 2019
Fotos Marcus Lauria
Para quem está procurando um sedã médio diferente, além dos tradicionais do marcado como Honda Civic e Toyota Corolla, uma ótima opção é o Chevrolet Cruze. O sedã da gravatinha dourada lançou a linha 2019 em outubro do ano passado no mercado brasileiro com algumas novidades. A principal é a série exclusiva Black Bow Tie, que traz um conjunto de acessórios originais alinhado com uma nova proposta de customização para o veículo onde o destaque fica para detalhes que antes eram cromados ou dourado e que passam a ser na cor preta. O pacote encarece o modelo em R$ 2 mil em relação ao LT e o preço vai a R$ 99.790.
Baseado na configuração intermediária LT, a série Black Bow Tie do Cruze está disponível para as versões Sedã e Sport6. A versão diferencia-se pela gravata Chevrolet com fundo preto, rodas aro 17 e emblema “Cruze” escurecidos além de tapete em carpete. O modelo também pode ser equipado com o sistema de som premium da JBL especialmente projetado para o veículo, assim como outros acessórios já disponíveis. Nós avaliamos a versão sedã, que é a mais vendida.
Além dos itens de conforto e segurança comuns a modelos de sua categoria, o Cruze Black Bow Tie traz acabamento premium para bancos, volante e painel, câmera de ré com sensor de estacionamento, multimídia MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e o exclusivo sistema de telemática avançado OnStar. O conforto à bordo é sentido logo ao sentar no banco dianteiro, no caso do motorista. A posição de dirigir é fácil de achar graças aos recursos oferecidos como banco e volante ajustáveis, fora os controles dos retrovisores externos. Conforto também para quem vai atrás, o espaço é suficiente para cinco passageiros sem aperto.
Além dos itens de série citados acima, o carro conta com controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, sistema isofix para fixação de cadeirinha infantil, assistente de partida em rampas e sistema de monitoramento da pressão dos pneus também fazem parte do pacote.
O Cruze Black Bow Tie vai estar disponível inicialmente na cor Preto Ouro Negro. Os itens presentes nesta série, como a gravata preta e os tapetes em carpete, podem ser encontrados na rede Chevrolet como acessórios originais e montados em carros de outras cores também.
Esta configuração soma, entre outros itens, airbags laterais e de cortina, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel. Conta ainda com acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de 8 polegadas e GPS integrado, além de acabamento cromado para grade e maçanetas externas.
Outro diferencial é a opção de um pacote tecnológico que trás seguintes itens: Assistente de permanência na faixa; Alerta de colisão frontal; Alerta de ponto cego; Sistema de estacionamento automático; Farol alto inteligente; Carregador de celular sem fio e Banco do motorista com ajustes elétricos.
O Cruze é um excelente sedã bom de curvas, a suspensão ao mesmo tempo é macia em baixa velocidade e dura o suficiente para segurar o carro em curvas mais fechadas e em velocidades maiores, além de não transmitir barulho para o interior do carro mesmo em ruas muito esburacadas.
O Black Bow Tie conta com motor flex turbo de 153 cavalos e 24,5 kgfm de força além de boa posição de guiar, que tornam a condução extremamente prazerosa sem abrir mão de alta eficiência energética e do silêncio a bordo. A transmissão é automática, de seis velocidades, com opção de trocas manuais sequenciais para quem busca mais esportividade. O propulsor é outro destaque do sedã da Chevrolet, é elástico e ao mesmo tempo dócil, acelera forte quando é solicitado em uma ultrapassagem por exemplo, e no trânsito é tranquilo e não faz barulho.
O câmbio possui trocas sem trancos e sem delay transformando o conjunto motor/câmbio em um excelente aliado ao motorista em qualquer momento de uso. A versão avaliada não passou dos 7n5 Km/l no consumo, mas como não pegamos estrada, acredito que esse valor melhora bastante com um uso mais intenso.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.4
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 153 150
Torque (kgf.m) 24,5 24
Consumo cidade (km/l) 7,6 11,2
Consumo estrada (km/l) 9,6 14
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.484
Largura (mm) 1.807
Comprimento (mm) 4.665
Peso (Kg) 1.321
Tanque (L) 52
Entre-eixos (mm) 2.700
Porta-Malas (L) 440
Ocupantes 5
*Dados do fabricante