Avaliação – Chevrolet Spin Activ 1.8 Flex Aut. 2019
Fonte: http://autosgiros.com.br/ – Fotos: Marcus Lauria
O grande lançamento da Chevrolet em 2018 foi a renovada minivan Spin. O que primeiro chama a atenção é o visual externo, bastante modificado, mas ela também traz novidades no interior, como os bancos traseiros corrediços. Em relação às versões, a linha 2019 traz a nova configuração Activ7 com sete lugares, que foi testada pelo Autos Giros.
A nova configuração traz a exclusiva cor amarelo stone, presente no exterior e nas costuras dos bancos e do volante. A motorização é a mesma das demais versões (LS, LT e LTZ) 1.8 Flex de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque acompanhada pela transmissão automática de seis marchas.
No visual, o capô ganhou maior inclinação em relação ao modelo anterior, o que traz uma melhor aerodinâmica e beneficia o consumo. Ainda na dianteira, os faróis deixaram o formato “quadrado” e ficaram mais afilados, com máscara negra, luz de condução diurna em LED e moldura escurecida na grade.
Na lateral a soleira, os para-lamas e as rodas de têm acabamento exclusivo, ajudando a formar um perfil mais moderno e esportivo. Na traseira, o que primeiro chama a atenção é a mudança de posição do estepe, que saiu da tampa do porta-malas para o assoalho, melhorando o acesso ao compartimento e a visibilidade.
Outras mudanças incluem um aerofólio, linhas mais envolventes e lanternas mais alongadas e bipartidas, em harmonia com a nova frente. Completando o novo exterior, o teto conta com um rack exclusivo em forma de “U”.
A maior novidade do interior da Chevrolet Spin 2019 é o inédito sistema de bancos deslizantes da segunda fileira. Montados sobre trilhos, eles podem ser movimentados 50 mm para frente ou 60 mm pra trás, aumentando o espaço para as pernas ou para a carga. No caso da versão Activ7, a posição dos bancos traseiros pode ampliar o espaço para os passageiros da terceira fileira.
Além disso o interior também ganhou em sofisticação e acabamento, principalmente na versão de sete lugares. Para começar, os bancos são em preto e cinza e trazem costuras em amarelo stone. Os bancos dianteiros trazem também a inscrição “Activ” na altura dos ombros.
O volante multifuncional traz com comandos do controle de velocidade de cruzeiro e do sistema de som, e o painel traz conta-giros e velocímetro analógicos, além de computador de bordo digital.
A lista de itens de série Chevrolet Spin 2017 inclui direção com assistência elétrica, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré com linhas guias, acionamento automático do limpador de para-brisa, acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, além de repetidor de seta nas laterais do veículo. O sistema multimídia é o Chevrolet MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay. No quesito conectividade, o destaque é o exclusivo sistema de telemática avançada OnStar.
Por fim, a Spin 2019 também está equipada com sistema Isofix e Top Tether e apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos para três passageiros no banco traseiro.
As mudanças da Spin para a linha 2019, porém, não param no visual renovado e no acabamento interno com segunda fileira de bancos móvel. A Chevrolet se preocupou também com melhorar a experiência de direção e o conforto a bordo. Para isso, até mesmo a arquitetura recebeu melhorias que aumentaram a segurança e melhoraram a dirigibilidade, e as suspensões foram ajustadas para proporcionar uma condução mais suave e prazerosa.
Mesmo uma coisa aparentemente simples como o reposicionamento do estepe contribuiu para uma “simplificação” na aerodinâmica do veículo e baixa no seu centro de gravidade, deixando ele mais “firme”. E a calibração da transmissão também foi melhorada, deixando as trocas de marcha mais lineares e aproveitando ao máximo o torque.
Lançada em 2012, a Chevrolet Spin – de segmento e concorrência difícil de definir – veio aos poucos conquistando seu espaço. Espaço, aliás, é o que não falta na nova versão Activ7, única de sete lugares na linha 2019 da… minivan?
Diferente do que acontece em muitos modelos que se “vendem” com capacidade para sete ocupantes, a Spin Activ7 2019 realmente acomoda sete adultos. Pessoas de diferentes idades e alturas andaram na terceira fileira de bancos durante os testes do Autos Giros e, se não sobra muito espaço para os mais altos, ninguém reclamou de aperto.
Uma das razões para isto é a segunda fileira deslizante, novidade deste modelo. Aliás, vale destacar que as mesmas pessoas que andaram “no fundão” também andaram no banco “traseiro”, sem mudar a posição do mesmo – e ficaram confortáveis.
A nova configuração resulta em uma versatilidade ainda maior do que as versões anteriores pois, além de maior conforto para todos, também possibilita, por exemplo, aumentar a capacidade de carga sem prejudicar os passageiros.
Com preço a partir de R$ 83.400 na versão top Activ7, o novo visual da linha 2019 da Spin agrada bem mais. Linhas mais modernas e a nova inclinação do capô dão uma cara mais de “carro”, mais agradável. Isso sem contar com a roda traseira que, apesar de teoricamente dar uma certa “esportividade” ao modelo, algumas vezes atrapalhava. Além disso, a retirada deste “contrapeso” foi um dos fatores que fizeram com que ele ficasse mais “firme”.
Esta, aliás, foi uma boa surpresa da nova versão. O carro mais “centrado” ao dirigir. Claro que as melhorias estruturais feitas pela marca também foram fundamentais, e ajudaram a fazer com que a nova Spin pareça, digamos, ser um carro “menor” ao dirigir. A sensação de se carregar um carro “longo” diminuiu bastante, o que aumenta o prazer em dirigir. Em relação a consumo, a minivan também não fez feio. Na média, rodou 10,,5 km/l na cidade, e acima de 13,3 km/l na estrada.
A Chevrolet Spin Activ7 é um carro melhor do que o do ano anterior. Mais bonito, com mais tecnologia, melhor dirigibilidade e ainda mais versátil, agora com plena capacidade de transportar uma família ou amigos para uma viagem mais longa ou mais carga para trabalho.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.8
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 111 106
Torque (kgf.m) 17,7 16,8
Velocidade Máxima (km/h) 168
Tempo 0-100 (s) 12
Consumo cidade (km/l) 5,9 9
Consumo estrada (km/l) 7,5 10,9
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.686
Largura (mm) 1.764
Comprimento (mm) 4.624
Peso (Kg) 1.275
Tanque (L) 53
Entre-eixos (mm) 2.620
Porta-Malas (L) 710
Ocupantes 5
*Dados do fabricante