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Avaliação – BMW i3S 2018

Texto: Arnaldo Moreira -Fotos: Arnaldo Moreira e Divulgação

Fonte: http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/

Quando uma montadora se propõe a fabricar um veículo elétrico baseia a sua construção na sustentabilidade e o i3 criado pela BMW é um carro sustentável. Foi esse carro, um i3S, que está à venda no Brasil, que tive a oportunidade de avaliar em Lisboa.

Num país onde a quantidade de carros movidos a Diesel – um pouco menor do que os a gasolina – com seu ruído característico, no i3S o sussurro do silêncio é o barulho que se ouve quando se aciona o motor deste BMW. Pressionado o botão start, colocada a minúscula manete das marchas, localizada atrás do volante, em posição drive, desligado o freio – elétrico -, no painel surgem os dados de do computador de bordo, e o i3S sai deslizando silenciosamente.

A aceleração deste elétrico de tração traseira é o que logo impressiona. Apertando o acelerador um pouco mais fundo, o carro sai em rápida disparada, silenciosamente. Afinal, são apenas 6,9 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, mas 3,7 s, para ir de 0 a 60 km/h, com direito a sentir as costas colarem no banco, graças à opção de direção esportiva, para que basta apertar o respectivo botão no console. A versão i3, vai da imobilidade aos 100 km/h em 7,3 s.

O elétrico da BMW vem equipado com itens de segurança, compatíveis com os cuidados com a segurança encontrada nos demais modelos da marca: controle automático de estabilidade (ASC) funciona com maior rapidez e oferece mais tração e estabilidade em aceleração e frenagem, diversos air bags, e o controle dinâmico de tração otimizado (DTC) agora disponível também em curvas e até a velocidades superiores a 100 km/h, até o máximo do carro de 160 km/h.

Foram cinco dias de direção agradável e divertida pelas ruas de Lisboa num carro que por onde passava, chamava a atenção. A frente mais elevada devido às baterias, que ocupam todo o chão do i3S, dá-lhe um ar imponente e as linhas laterais elegantes contribuem para esse interesse visual.

Em Lisboa, o i3S não tem dificuldade para carregar suas baterias. Em diversas ruas existem estações de carregamento e, por exemplo, na famosa loja de departamentos El Corte Inglés onde a recarga é gratuita. Mas, o carregamento pode ser feito até numa tomada na residência, levando em torno de 8h para atingir a carga completa. O motor elétrico do BMW i3S oferece uma potência de 184 cv (135 KW).

 

Pela autonomia oferecida, 200 km – que se pode estender a cerca de mais 100 km do que no modelo anterior – e suas características, considero o i3S um veículo puramente urbano, embora na estrada se comporte como gente grande, onde se mostrou absolutamente estável na viagem até à Ericeira a cerca de 50 km de Lisboa, onde aproveitei para fazer as fotos que ilustram a matéria.

O habitáculo é amplo e os assentos dianteiros e traseiro, que acomoda dois passageiros grandes à vontade são confortáveis. O assento traseiro, no entanto, devido à altura do chão obriga os ocupantes a ficar com as pernas um pouco elevadas, quando o normal é formar um ângulo de 90 graus.

As portas traseiras de abertura invertida, tipo suicida, são fechadas nas da frente, e nelas é fixado o cinto de segurança dos passageiros da frente, o que significa que para o passageiro do banco de trás sair, o da frente tem que soltar o cinto de segurança, abrir sua porta para em seguida se conseguirem abrir as portas traseiras.cimento e são 30% mais leves do que os plásticos comuns e outros materiais usados pela indústria automotiva.

O i3S é um carro de uma dirigibilidade muito agradável. A direção muito segura e firme transmite para o piloto segurança e tranquilidade. O volante tem regulagem de altura e profundidade. As largas colunas do para-brisas, em curvas apertadas criam, um ponto cego que dificultam um pouco a perfeita visão lateral na frente.


Os instrumentos no painel, digitais, têm visibilidade absoluta, assim como a localização dos comandos de câmbio e os do volante, de controle de velocidade (piloto automático), de telefone e de mídia são perfeitos.

A despeito de até agora em Portugal, em pleno Julho, auge  do Verão, o calor próprio da época não ter dado “as caras”, o ar condicionado do i3S é muito eficiente.

É uma pena este belo elétrico não vir com o sistema multimídia e um monitor – que é de excelentes dimensões – sensível ao toque, persistindo a BMW em manter os controles manualmente no console central.

O carro oferece um monte de serviços digitais e sistemas de assistência ao condutor, através do BMW Connected, cujo GPS, indica, entre muitas outras informações, todos os pontos de recarga da bateria, serviços de conciérge.

O sistema de freios é eficiente, ajudado pelo chamado “freio motor” que reduz e imediato a velocidade do carro assim que se tira o pé do acelerador, graças ao sistema regenerativo do carro. Rodas de 19″/155/70.

No tocante ao conforto no asfalto liso o i3S roda como um veludo, mas em piso irregular nota-se a dureza da suspensão.

Com a ausência do motor, o  i3S possui na frente um pequeno porta-malas e na traseira em torno de 300 l, que aumenta com o rebaixamento dos bancos traseiros. 

Viajar de férias a Portugal é sempre muito agradável e este ano tive a oportunidade de fazer a avaliação de um BMW i3S, cedido através de um contato entre os gerentes de Imprensa BMW Brasil, João Veloso, e de Portugal, João Trincheiras, a quem agradeço pela gentileza, que permitiu realizar esse trabalho para os leitores do Blog.

*FICHA TÉCNICA

Motor/Transmissão

Elétrico – Traseiro e transversal

Número de cilindros gerador – Traseiro, dois em linha

Cilindrada – 647 cm³

Potência gerador – 34 cv (gasolina)

Potência elétrico – 170 cv a 1 rpm

Torque – 25,5 kgfm a 1 rpm

Transmissão – Elétrica com duas velocidades (frente e ré)

Baterias – Íons de lítio

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 7,9 segundos

Velocidade máxima – 160 km/h

Autonomia bateria – 130 a 160 km

Autonomia com Eco Pro – 200 a 240 km

Autonomia com Eco Pro+ – Até 300 km

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 155/70 R19 na frente e 175/65 R19 atrás

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 3.999 mm

Largura – 1.775 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.578 mm

Entre-eixos – 2.570 mm

Peso em ordem de marcha – 1.315 kg

Tanque – 9 litros

Porta-malas – 260 litros

Preço: R$ 169.950 (preço promocional da versão testada 2014/2015)

*Dados do fabricante

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