AudiAvaliaçõesTestes

Avaliação – Audi Q3 2.0 TFSI Ambiente S tronic Quattro 2015

Fotos: Marcus Lauria

A versão 2016 do Audi Q3 acabou de ser revelada, neste mês de junho, com pequenas alterações visuais, entre elas, a introdução de novos para-choques, faróis e lanternas traseiras, que passam a ser de LED. Além da estática, os propulsores também ganharam reforços com o novo motor 1.4 turbo de 150 cavalos e as já conhecidas opções 2.0 com 180 cv e 220 cv. Mesmo com essas mudanças feitas no crossover alemão, resolvemos publicar a nossa avaliação da versão 2015, cedida para teste. A versão avaliada foi a Ambiente. O modelo 2016 passa a ser comercializado no início do próximo mês, e nós estaremos presentes no lançamento, que será no dia 1° de julho, em São Paulo (SP).

Visto por fora, o modelo carrega as características que o identificam com a marca das quatro argolas. Logo é identificado o seu DNA Audi na grade dianteira single-frame com seus cantos superiores cônicos, os faróis xenon plus com LED para luzes diurnas. O visual ao mesmo tempo descolado e conservador, chama a atenção nas ruas. Os faróis em forma de cunha revelam ainda mais a sua identidade. Visto de traseira, destaca-se tampa traseira envolvente, que remetem aos “irmãos” maiores, o Q5 e Q7. Além das belas lanternas de LED.

Ainda na parte externa, é possível observar detalhes como retrovisores com ajuste elétrico, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, rack de teto preto e vidros laterais e traseiros com isolante térmico.

Medindo exatos 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, e 1,60 metro de altura (barras de teto incluídas), o espaço interno é bem aproveitado, cabem cinco pessoas sem aperto e os bancos são de ótima qualidade, e não cansam em viagens mais longas. O porta-malas é de acordo com a sua proposta de crossover urbano, são 460 litros e com os bancos abaixados, a capacidade sobe para 1365 litros.

Até maio deste ano, eram oferecidas três versões de acabamento e duas opções de motorização. Sendo elas: Attraction, de entrada, Ambiente e Ambition. A versão avaliada, a intermediária Ambiente, vem recheada de itens de série e opcionais que ajudam ainda mais a deixar o carro bem completo e atual.

Fazem parte do pacote de série da Ambiente: bancos em couro ecológico (com ajuste elétrico para o motorista), ar-condicionado automático, volante em couro multifuncional com shift paddles, computador de bordo, pacote de luzes em LED, freio de estacionamento eletromecânico, rádio Concert, Audi Music Interface e conexão Bluetooth para telefone celular.

Pensando sempre na segurança, o Q3 Ambiente traz airbags frontais, laterais e para cabeça; alarme antifurto; assistente de partida em aclives; cintos de segurança com sensor de afivelamento; sistema eletrônico de estabilidade (ESP); luz de neblina traseira; faróis bi-xenônio, com luzes diurnas em LED e ajuste automático de altura dos faróis. E também piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e sensores de luz e chuva.

E tem mais, o Q3 ainda oferece como opcional o sistema MMI Plus (Multi Midia Interface), com sistema de navegação. Que além da ajuda do GPS, o motorista pode interagir com o carro usando um comando de voz multifuncional (navegação, rádio, jukebox, telefone e outros sistemas). Seu valor é e salgados R$ 10.500. E ainda tem o keyless-go (que permite ao motorista abrir o veículo e dar a partida sem a chave); o Auto Park (sistema automatizado de estacionamento) com câmera de ré; o computador de bordo com display colorido; sistema de som Bose e o Audi Drive Select (sistema que oferece diferentes  modos de condução – Conforto, Automático, Dinâmico e Eficiência – que determinam características de direção, câmbio, acelerador, amortecimento, ar-condicionado e o  pilotoautomático).

Sob o capô, está o motor 2.0 Turbo FSI com a nova configuração de 170 cv de potência máxima, que trabalha em conjunto com o bem escalonado câmbio automático S tronic de dupla embreagem, com 7 velocidades, permitindo trocas de marcha em 0,2 segundo e por meio de shift paddles no volante e tração quatro. Com esse conjunto motriz, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos com máxima de 212 km/h. Com uma média de consumo combinado de 13 km/litro. O motor é dotado de muita tecnologia, como injeção direta de combustível, turbocharging e sistema de recuperação de energia (KERS), além da conhecida tração quattro que redistribui a força do motor a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário.

Bom de curva e estável nas retas, o Q3 usa uma suspensão traseira four-link trabalha com as forças longitudinais e laterais separadamente. Ele usa o programa de estabilização eletrônica (ESP), que inclui o bloqueio eletrônico do diferencial, que nas curvas mais acentuadas regula a distribuição de torque às rodas com melhor tração, com vetorização do torque.

Para manobrar está disponível a ótima direção assistida eletromecânica, que funciona perfeitamente na hora de colocar em uma vaga mais apertada. Além de ter o freio de estacionamento eletromecânico, que é bem útil na hora de para totalmente o carro.

A versão avaliada parte de R$154.990, e como diferencial da versão de entrada Attraction, oferece teto solar panorâmico Open Sky elétrico como item de série. Além de ar-condicionado automático de duas zonas, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 235/50.

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo