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Avaliação – Volkswagen SpaceFox Sportline 1.6 i-motion 2011

A versão avaliada 1.6 I-Motion (equipada com câmbio automatizado ASG) tem preço inicial de R$ 58.630 (valor consultado no site da montadora), mas que pode ser adquirido por R$ 56.000 em concessionárias do Rio de Janeiro, após consulta prévia por telefone. De série, a nova Spacefox trás direção hidráulica, ar-condicionado, limpador/desembaçador do vidro traseiro, regulagem do banco do motorista, redes nas laterais do porta-malas, banco traseiro com ajuste longitudinal, travamento central, trio elétrico, entre outros. Na versão avaliada ainda é possível encontrar computador de bordo com sete funções, sensor de chuva e sensor crepuscular, airbag duplo, e freios com ABS. Se porta-malas é de 430 litros, que pode ser aumentado para 527 litros devido ao banco traseiro corrediço (enquanto que com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade de carga sobe para 1.385 litros). Com um novo pacote de acabamento interno, o SpaceFox oferece agora na versão Sportiline detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan, o Spacefox avaliado estava equipada com bancos, tecidos das portas e volante revestidos em couro e vinil. Também oferecia CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod e quatro alto-falantes e dois tweeters. Com o preço de R$ 58.630, podem ser adicionados mais R$ 1.030 para a pintura metálica ou mais R$ 1.530 para a perolizada. Se quiser adicionar bancos de couro e o volante multifuncional será preciso acrescentar mais R$ 2.900 a conta. Completo com o módulo flexibilidade (bancos rebatíveis, volante regulável – por R$ 830) e o sensor de estacionamento (R$ 750) esse valor sobre para R$ 64.220, um valor exagerado para uma perua média.

No cofre do motor está instalado o velho conhecido 1.6 VHT Total Flex, que disponibiliza 104 cv de potência a 5.250 rpm (com etanol) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a Volkswagen esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol. A suspensão também recebeu um reforço, para melhorar o conforto interno do motorista, e por que não, dos passageiros. Andando com ela no dia-a-dia é possível notar as falhas e os acertos da Volkswagen. Ao entrar no carro, o motorista é bem recebido com um ótimo banco de couro, com desenho esportivo, que também oferece várias posições de regulagem, inclusive de altura. Com a posição correta e os espelhos regulados, hora de dar a partida, para isso é necessário apertar o pedal de freio e girar a chave em seguida, regras básicas para utilizar com segurança o câmbio automatizado ASG em N (Neutro), após girar a chave no contato é possível sentir a potência mediana do motor 1.6. Durante o trajeto os trancos são uma constante na vida do motorista que optou por esse tipo de câmbio, que incomoda bastante, principalmente nas primeiras marchas. O motorista consegue se acostumar com o tempo de uso e passa a administrar melhor as trocas involuntárias do câmbio automatizado. Para quem ainda não está acostumado, aconselho o uso das “borboletas” instaladas ao lado do volante, sempre passando as marchas quando a rotação chegar aos 3.200 rpm ou utilizar a tecla “S” que se encontra localizada do lado esquerdo da manopla de câmbio, que passa as marchas com uma rotação maior e os trancos são amenizados. Outro problema é o consumo, que aumenta gradativamente com esta função mais “esportiva” da caixa de marchas. As trocas de marcha não deixam o motorista à vontade para fazer ultrapassagens, pois as reduções são exageradas a ponto de fazer quem está atrás do volante não arriscar a manobra em certos momentos, principalmente em subidas de serras ou retas curtas. Com a suspensão renovada, o SpaceFox não fez feio nas curvas mais fechadas, mesmo com o piso levemente molhado o carro não perdeu a trajetória em nenhum momento. O modelo chegou facilmente a de 170 km/h na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro sem forçar muito o motor e sempre estável, sem flutuações da carroceria. Internamente o barulho incomodava, vindo sempre do bagagito do porta-malas, mas na maior parte do tempo o silêncio fez parte de todo o trajeto da avaliação. Enfim, o SpaceFox é bom de dirigir e confortável, predicados importantes para quem deseja levar a família para uma viagem longa, ou mesmo usar no dia-a-dia em uma cidade grande.

Mais fotos no blog: http://carpointnews.blogspot.com/2011/01/avaliacao-volkswagen-spacefox-sportline.html

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