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Avaliação – Volkswagen Passat 2.0 TSI 2011

A sétima geração do Passat preza pelo conforto abordo e trata muito bem motorista e passageiros. O sedan fabricado na Alemanha tem um acabamento de primeira, com couro “Nappa” nos bancos e laterais das portas, painel com material agradável ao toque dos dedos e iluminação ambiente, opcionalmente, os bancos dianteiros podem ser climatizados, com ventilação e aquecimento. Os bancos climatizados são oferecidos apenas na cor preta e ajustes elétricos e memória. Por dentro tudo é novo, comparado a geração anterior, como novos assentos, console central modificado e os instrumentos do painel redesenhados. Além disso, o isolamento acústico foi refeito com materiais de isolamento integrados à área do painel e portas, assim como uma nova película acústica foi integrada ao parabrisa (são cinco camadas, com uma espessura total de 4,46 mm).

O interior fica ainda mais requintado com detalhes de acabamento em alumínio escovado e cromados nos aros dos interruptores das luzes, ajuste dos espelhos e comandos dos vidros. Destaque para o pequeno relógio analógico no centro do painel. Para quem vai atrás, sobra espaço para as pernas e cabeça. No amplo porta-malas cabem 485 litros com a vantagem das dobradiças laterais, que não invadem o compartimento, o que evita danos à bagagem. A tampa do porta-malas pode ser aberta por um botão no interior do carro ou por um comando na chave.

Não faltam recursos eletrônicos espalhados por todo o interior, começando pela tela touchscreen de LCD no console central, que se concentra todo o sistema de infotainment e, opcionalmente, sistema de navegação integrado. Logo abaixo ficam os controles do sistema de climatização. Descendo um pouco mais surge a alavanca do cambio automático, acompanhado pelo botão do freio de estacionamento eletrônico, à esquerda, próximo dos comandos das funções Auto Hold, ESP e, nas versões com Keyless Access, o botão de partida do motor.

Em questão de segurança, o novo Passat não deixa por menos, oferece novos sistemas opcionais, como bloqueio eletrônico do diferencial (XDS). Além do sistema de detecção de fadiga e é, também, o primeiro carro da Volkswagen a contar com a função de frenagem de emergência para trânsito urbano. , que faz parte do aperfeiçoado controle de velocidade e distância ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância), com Front Assist, que atua em velocidades abaixo dos 30 km/h, também reage ante a presença de veículos parados. O sedan alemão está equipado com itens como airbags frontais de duplo estágio, apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos dianteiros, pedais especiais à prova de choques e airbags laterais na dianteira e de cortina nas janelas da frente e de trás.

Para facilitar a vida do motorista existe a função de estacionar sozinho, o Park Assist II. Ao apertar de um botão no console central, localizado do lado direito do câmbio, o Passat enxerga os espaços disponíveis, paralelos ou perpendiculares à via, e pode estacionar automaticamente no espaço escolhido com precisão de centímetros, porém, tem que se acostumar com o processo de estacionamento, em um primeiro momento, a impressão era que o carro iria bater nos outros veículos estacionados.

Sob o capô destaque para o moderno e eficiente motor 2.0 TSI de 211 cv de potência, que ganhou 11 cv em relação ao usado na versão anterior. O propulsor atinge sua potência máxima a 5.300 rpm e o torque máximo é de 280 Nm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm. Segundo a marca o sedan atinge 210 km/h de velocidade máxima, na BR-040 e na Via Lagos, constatamos o seu apetite voraz por asfalto, e conseguimos chegar facilmente aos 180 Km/h sem muito esforço. De 0 a 100 Km/h o Passat precisa de 7,6 segundos.

Em conjunto com o motor está à transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas, que proporciona trocas suaves e muita economia, que pôde ser comprovada na estrada, com média de 9,5 Km/l, marcado no computador de bordo. Foram 410 Km rodados, entre as cidades do Rio de Janeiro e Búzios, com direito a passeios pela cidade praiana. Para deixar a dirigibilidade ainda mais agradável, a Volkswagen optou por um conjunto de suspensão mais macio. A suspensão traseira, por exemplo, isolada acusticamente da carroceria do carro através de sub-estruturas, equanto a suspensão dianteira McPherson, tem componentes de alumínio. Para facilitar as manobras, a direção tem assistência elétrica, O Passat  conta com o sistema ESP, programa eletrônico de estabilidade. O Passat 2.0 TSI 2011 tem preço inicial de R$ 106.700, com todos os opcionais chega a R$ 138.262.

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5 Comentários

  1. Um puta carro em termos de conforto, qualidade nos acabamentos e potência, com certeza o consumo fica abaixo de um V6, que é por natureza beberrão, mas sempre têm um porém que na minha opnião é o mesmo problema do irmão menor Jetta novo, essa “carinha” de Fox… Eu não gostei dessa nova identidade da Volks, é excessivamente conservadora e dá esse aspectro pobre ao produto.

  2. Esse carro pode ser muito bom e confortável, mas seu design é bem fraquinho, diria até uma total falta de imaginação.

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