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Avaliação – Volkswagen Jetta 2.0 TSI Highline 2011

O novo Jetta foi totalmente redesenhado, comparado com a geração anterior. O sedan foi totalmente projetado na Alemanha, ficou maior , mais confortável e mais gostoso de dirigir, com uma nova plataforma exclusiva, ao contrário da anterior que dividia a plataforma com o Golf. Suas linhas já trazem os traços do novo DNA da marca, utilizado em quase todos os modelos da empresa no mundo. Visto de frente, destacam-se os novos faróis com formato trapezoidal, a grade do radiador, em preto brilhante, que faz conjunto com a logomarca ao centro. O para-choque pintado na cor da carroceria tem formato quadrado, e uma entrada de ar adicional que faz conjunto com um spolier estilo “bandeja” na parte inferior, que segundo a marca, foram inspirado nos splitters usados em carros de competição.

O capô em forma de V transmite uma certa imponência ao sedan. Segundo o designer brasileiro José Pavone, que participou da criação do Novo Jetta, “a transição nesta área dos “ombros” do carro foi tirada integralmente do carro conceito NCC (New Compact Coupé) e adiciona ao estilo dinamismo.”

De lado, o sedan mostra linhas mais limpas, com destaque para os “ombros”, batizados de tornado lines e aos arcos das aberturas das rodas. Assim como o desenho dos retrovisores externos, com lanternas direcionais integradas, tem inspiração no Passat CC. De traseira as características da marca ficam mais evidentes, as lanternas lembram muito as do seu “primo” mais luxuoso, o novo Audi A4. Elas são divididas em duas seções e estendem-se até as laterais desde os para-lamas até a parte posterior do carro, quando acesas mostram um sorriso luminoso.

Com dimensões generosas, o espaço interno é bem aproveitado, o novo Jetta ficou bem maior que seu antecessor, o sedan mede agora 2.651 mm de entre-eixos, 1.778 mm de largura e bitola de 1.535 mm na dianteira e 1.532 mm na traseira e 4.644 mm de comprimento, melhorias que significaram mais estabilidade ao sedan e aproveitamento do espaço interno. Seu porta-malas suporta 510 litros de bagagem, suficientes para caber todas as malas dos cinco ocupantes. Por dentro, as características da marca são logo notadas, ao entrar no novo Jetta nota-se de cara o excelente acabamento, muito familiar para os entusiastas da marca alemã.

Não faltam materiais de boa qualidade e o ambiente ainda é presenteado com os excelentes bancos em couro, com regulagem elétrica e a opção de aquecimento nessa versão avaliada, o modelo fica devendo na qualidade dos plásticos das portas, que são muito rígidos e podem riscar ao menor descuido. O painel tem seus instrumentos bem localizados, assim como os comandos e dispositivos postos ao seu alcance no console central, um computador de bordo completo deixa o motorista bem informado. Para quem vai atrás não falta conforto, o espaço entre os bancos foi aumentado e os passageiros podem desfrutar do ótimo banco de couro. O interior também exibe vários detalhes cromados localizados nos instrumentos e nos controles do rádio, ar-condicionado, maçanetas entre outros.

O preço elevado do sedan tem seus propósitos, um deles é a extensa lista de equipamentos de série para a versão avaliada, a Highline. O novo Jetta é bem recheado de tecnologia e conforto, como rádio MP3 touchscreen com Bluetooth, rodas de liga com 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular e sensor de chuva, função Coming & Leaving Home de acionamento dos faróis e bancos revestidos em couro. Todos os comandos são fáceis de usar e facilitam a vida à bordo.

Na área de segurança a Volkswagen não dormiu no ponto e oferece seis airbags – dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo. O modelo conta com um sistema especial de sensores para detectar a intensidade das colisões e ativar o equipamento, para assegurar que os airbags serão acionados rapidamente. Além de freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP para não deixar o carro perder sua trajetória e nem fugir do controle.

Sob o capô está o que mais empolga nesta versão topo de linha do novo Jetta, principalmente se você dá valor ao prazer de dirigir, se comunicando perfeitamente com o motorista. O potente e instigante motor 2.0 TSI, com 200 cv e torque de 28,5 kgfm, suficientes para deixar qualquer pessoa que goste de carros ainda mais feliz. O propulsor mostra um comportamento dinâmico o tempo todo, não deixa a desejar em nenhum momento. As acelerações são vigorosas e intensas, o que torna qualquer passeio com o sedan mais divertido. Esse motor utiliza um turbocompressor, sistema de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas varíavel, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações, o que deixa o motorista bem à vontade para tentar ultrapassagens mais arriscadas, ou mesmo acelerar sem preocupações. A mesma confiança acontece com a suspensão, que na parte traseira é independente multilink, que oferece a melhor relação entre desempenho e conforto.

O 2.0 TSI usa o conceito de downsizing (alta performance com baixa cilindrada e baixo consumo de combustível), muito utilizados por muitas montadoras ultimamente. O motor também tem baixas emissões de CO2. Em conjunto está a ótima transmissão DSG, de dupla embreagem Tiptronic e seis marchas. Essa moderna caixa de marchas automática não dá trancos e as marchas são trocadas com muita rapidez e suavidade, de forma automática ou manual. A opção manual é feita através da alavanca posicionada no console ou pelas borboletas (shift paddles) posicionadas junto ao volante.

Segundo a montadora o Jetta Highline acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 238 km/h. Seu consumo também não foi dos melhores, mas também não dexiou furo, a média foi de 7,2 Km/l na cidade, com o ar-condicionado ligado a maior parte do tempo. Mas a montadora informa que seu consumo médio é de 14, 8 km/l na estrada. Enfim, para quem quer diversão e conforto, o novo Jetta satisfaz.

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2 Comentários

  1. Realmente é um belo mamão, mas eu não consigo gostar desse DNA visual da marca, sei lá, a frente fica com aparência de um carro sempre inferior, parece um Fox grande… Em design prefiro mais o modelo anterior.

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