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Avaliação – Renault Sandero GT Line 1.6 8V 2013

A suspensão do Sandero GT Line é boa, com excelente compromisso entre absorção de impactos e comportamento dinâmico. Com bancos confortáveis (apesar de possuir encosto curto para motoristas altos), boa posição de dirigir (mesmo com o volante de aro fino demais) e caprichada absorção de ruídos, o conforto fica em nível elevado dentro do carro. Na estrada, a 100 km/h, quase não se ouvem ruídos aerodinâmicos ou ruído de rolagem dos pneus. A qualidade de vida a bordo é garantida por um rádio de qualidade e um ótimo ar-condicionado, que segurou bem a onda nos dias de calor intenso no Rio. Pena que sejam tão ruins a ergonomia (comandos do ar-condicionado e vidros elétricos mal localizados) e o acabamento interno.

Quando o acelerador é colado no assoalho, o fôlego do motor fica comprometido conforme as rotações passam da marca de 4.500 rpm, mostrando uma certa falta de ânimo. O modelo anterior do Sandero GT Line usava o bloco 1.6 16V, que gera 107/112 cv @ 5.750 rpm e 15,1/15,5 kgfm @ 3.750 rpm, bem mais animado e adequado à proposta esportiva. Ademais, o comportamento dinâmico é muito bom, com pouca rolagem de carroceria e ligeiro subesterço no limite, principalmente em curvas de baixa. Sua direção hidráulica tem ótimo peso em velocidade e os freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira são meio preguiçosos e comandados por um pedal borrachudo, com auxílio do ABS.

Com retrovisores de tamanho adequado e boa área envidraçada, o Sandero tem ótima visibilidade em todas as direções. Nas manobras a direção hidráulica se mostrou meio pesada, enquanto seu diâmetro de giro é de 10,5 m. Na prática é fácil manobrar o Sandero, mesmo sem auxílio de sensores de estacionamento.

Apesar da quilometragem baixa do carro no início do teste, após rodar cerca de 900 km com o modelo, conseguimos boas médias de consumo com Etanol (8,6 km/l) e Gasolina (10,3 km/l), indicando que as modificações feitas no motor K7M renderam bons frutos ao modelo.

A receita é interessante, bem esportiva aos olhos e inclusive bem atraente, mas é uma pena que o carro não tenha recebido nenhuma pitada de pimenta a mais. Seus pontos positivos são o ajuste de suspensão, o consumo e a elasticidade do motor. De negativo podemos destacar o acabamento interno, a falta de fôlego em altas rotações e o desempenho dos freios.

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