Avaliação – Chevrolet Sonic Hatch 1.6 16V Ecotec LTZ 2012 (manual)
Já o painel gera uma polêmica, com desenho inspirado em um painel de moto é pequeno e dificulta a visualização de alguns comandos. A posição de dirigir é fácil de achar, com a ajuda dos bancos com ajuste manual em altura e distância e o volante em altura e profundidade. O acabamento em plástico espalhado pelo interior deixa a desejar em alguns pontos, como as laterais das portas e na parte traseira, próximo ao porta-malas. Com algumas pancadas leves nas laterais das portas, é possível sentir que com o tempo de uso os “grilos” devem aumentar, deixando saudades do silêncio sentido em quase todo o tempo do teste.
Sob o capô, está o moderno motor 1.6 16V Ecotec Dual CVVT – um dos mais potentes da categoria -, que rende 120 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) a 6.000 rpm. O torque é de 16,3 mkgf e 15,8 mkgf a 4.000 rpm respectivamente, além de ser bem barulhento em altas rotações. A versão avaliada vinha com o bem escalonado câmbio manual de cinco marchas, quê segundo a GM, faz com que o Sonic hatch cumpra o tradicional 0 a 100 km/h em 11,4 segundos. A suspensão é acertada, apesar de um pouco dura em baixas velocidades, as curvas podem ser feita sem dificuldade, nessa hora os amortecedores e molas trabalham de forma correta, deixando a carroceria se inclinar até se assentar e transmitir total segurança ao motorista.
O consumo ficou a desejar, ele fez 7,8 km/l em trechos urbanos, sempre com o ar-condicionado ligado e 10,5 Km/l na estrada, sempre com gasolina no tanque, lembrando que seu peso total é de 1.127 kg. Com esse resultado, nada agradável, é possível dizer que o Sonic vai ter visitas constantes ao posto de combustível, principalmente quando abastecido com etanol.
O Sonic hatch custa a partir de R$ 46.200 para o pacote LT. Já as versões intermediárias, com o pacote LTZ e câmbio mecânico custam R$ 48.700. A mais completa LTZ com câmbio automático sai por R$ 51.500. Preço que está bem próximo dos concorrentes, como o Honda Fit, Ford New Fiesta, Citroën C3, VW Polo e Fiat Punto. A briga vai ser bem interessante nesses próximos anos.
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Só vou dizer uma coisa: se os carros com o estilo mais bonito de carroceria de uma montadora são aqueles que estão em linha há mais de 10 anos é sinal que essa montadora precisa urgente rever sua ideia de design…
Nada mais…