Avaliações de motosMotosNotícias

Avaliação – BMW F 800 GS 2014

Fotos: Eduardo Azeredo

O estilo big-trail está cada vez mais sendo adotado pelo público brasileiro, se tornando a moto ideal para nossa realidade, tendo em vista principalmente a facilidade com que ela supera os obstáculos do dia a dia, como trânsito, buraqueira e tudo mais.

E a BMW F 800 GS é uma ótima representante desse segmento, sendo uma companheira à altura para motociclistas que desejem versatilidade, em uma máquina que pode acompanhá-lo em qualquer desafio, dentro e fora de estrada.

Durante o período de testes eu coloquei a máquina à prova nos mais diversos tipos de situação, desde uso urbano, pegando engarrafamentos pesados, passando por estradas asfaltadas e indo até o fora de estrada, que foi onde ela mais se destacou, com desempenho invejável, exibindo impressionante leveza e ciclística, apesar de seu porte avantajado e robusto.

Por falar em ciclística, essa BMW é incrível em curvas, permitindo enorme segurança mesmo em inclinações mais avançadas, gerando grande tranquilidade tanto em alta quanto em baixa velocidade, além de uma versatilidade fantástica no uso urbano, viabilizando até mesmo trafegar no corredor sem qualquer problema.

Com seu motor bicilíndrico de 798 cc, rendendo 85 cv de potência a 7.500 RPM e 8,46 kgf.m de torque a 5.750 RPM, trabalhando com câmbio de 6 marchas de trocas firmes, mas pesadas em alguns momentos, a máquina exibe um desempenho excelente, permitindo ao piloto uma tocada suave, mas estando de prontidão para quando precisar despejar potência, seja em uma subida fora de estrada ou em uma ultrapassagem no asfalto, capaz de passar com relativa facilidade dos 200 km/h.

Uma questão importante é que motor passa para os ocupantes um bocado de vibração acima dos 5.000 RPM, chegando a causar um pouco de dormência nas mãos em trajetos mais longos.

O consumo é bem interessante, ótimo pra um motor 800 cc. No uso urbano rendeu médias entre 14,51 e 19,12 km/l, na estrada ficou entre os 15,12 km/l e incríveis 31,68 km/l, dependendo da tocada, e associando esse consumo temos uma boa autonomia, contando com a capacidade de 16 litros de gasolina no tanque.

A máquina oferece grande qualidade em ergonomia e posição de pilotagem, além de acentos bem desenhados e macios, deixando tanto motociclista quanto garupa muito confortáveis e prontos para trajetos longos sem transtornos. Como mais um item de conforto o motocliclista conta com aquecedor de manoplas, em dois estágios, ótimo para não sofrer com o frio.

O sistema de freios é muito bom, mas com uma pequena resalva para o ABS, que falhou algumas situações de pisos irregulares, como buracos no asfalto ou ruas de paralelepípedo, e pelo fato de mergulhar muito, afundando demais a frente em frenagens não tão bruscas.

O modelo oferece também controle de tração, que funciona com qualidade, mas apresentou, assim como o ABS, uma sensibilidade um pouco exagerada, e atuava em situações desnecessárias, como imperfeições do asfalto, que são extremamente comuns nas grandes cidades.

O tanque de combustível é posicionado abaixo do banco, como em vários outros modelos da BMW, e esse tipo de projeto proporciona um peso muito bem distribuído, que associado à excelente ciclística, fazem dela uma moto bastante fácil de pilotar. Atenção apenas para os motociclistas mais baixinhos, que podem ter dificuldade para botar os pés no chão.

Apesar da moto testada não estar com pneus de cravos altos, ideais para uso off-road, coloquei a máquina à prova no fora de estrada, desligando o controle de tração e ABS, e foi onde mais ela mostrou seus atributos.

A suspensão trabalha com maestria, absorvendo muito bem todas as imperfeições do solo e permitindo total controle e segurança ao piloto. A suspensão conta com ajuste manual de pré-carga, que facilita bastante a vida do motociclista.

Em um modo geral a BMW F 800 GS mostra bem a que veio, sendo uma moto completa, ideal para motociclistas que busquem versatilidade, em uma máquina capaz de levá-los a qualquer lugar, com total conforto e segurança, despejando força e agilidade, independente da estrada ou da distância.

*FICHA TÉCNICA:

Motor:
Tipo: Bicilíndrico a 4 tempos, Refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro / curso: 82 mm x 75.6 mm
Cilindrada: 798 cc
Potência máxima: 85 cv / 7.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM: 83 Nm a 5.750 rpm
Taxa de compressão: 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor: Electronic intake pipe injection / digital engine management (BMS-K+)
Catalisador: 3 vias com sonda Lambda (Norma de gases EU-3)

Desempenho / Consumo de Combustível:
Velocidade máxima: > 200 km/h
Combustível: Unleaded super, minimum octane rating 95 (RON); optional extra 91 (RON) available

Alternador / Autonomia:
Alternador / Autonomia: 400 W / ~ 305 km
Bateria 12 V / 14 Ah, maintenance-free

Transmissão:
Embreagem: Multiple-disc clutch in oil bath, mechanically operated
Câmbio: 6 marchas
Transmissão: Corrente O-Ring sem emenda

Ciclística / freios:
Quadro: Tubular steel space frame, load-bearing engine
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido de 45mm de diâmetro
Suspensão traseira: Balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado
Curso da suspensão dianteira / traseira: 230 mm / 215 mm
Distância entre eixos: 1,578 mm
Trail: 117 mm
Ângulo da coluna de direção: 64°
Rodas: Wire spoke wheels
Roda dianteira: 2.15 x 21″
Roda traseira: 4.25 x 17″
Pneu dianteiro: 90/90 – 21 54V
Pneu traseiro: 150/70 – 17 69V
Freio dianteiro: Disco duplo flutuante de 300mm com pinça flutuante de 2 pistões
Freio traseiro: Disco simples de 265mm com pinça flutuante de 1 pistão
ABS: Optional extra: BMW Motorrad ABS (can be switched off)

Dimensões / pesos:
Comprimento (mm): 2.320 mm
Largura (mm): 945 mm
Altura (mm): 1.350 mm
Altura do banco (mm): 880 mm / 850 mm (opcional)
assento Rallye: 920 mm
assento comfort: 895 mm
Curvatura das Pernas: 1,930 mm (low seat: 1,880 mm, Rallye seat: 1,990 mm, comfort seat: 1,960 mm)
Peso em ordem de marcha: 207 kg
Peso seca: 185 kg
Peso total permitido: 443 kg
Carga útil (com equipamento de série): 236 kg
Capacidade do tanque de combustível: 16 litros
Reserva: 4 litros

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo