O novo Audi RS3 Sportback já está nas concessionárias da marca de todo o país. Oferecido em verão única, o modelo tem preço sugerido de R$ 290.990. Com 367 cv de potência e 465 Nm de torque, o compacto é um dos mais rápidos e potentes do segmento premium. O poderoso motor 2.5 Turbo FSI de cinco cilindros faz com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinja uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a força do propulsor para o sistema quattro de tração integral permanente, que conta com vetorização de torque baseada em um software inteligente projetado, em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir. O novo RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão.
O chassi do modelo de cinco portas também estabelece novos parâmetros. Em comparação com o A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. As juntas pivotais do eixo dianteiro, a direção progressiva e a suspensão esportiva foram projetadas especialmente para o RS.
O 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e experiência acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi. Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps por meio do Audi Drive Select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases.
Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da marca que lideraram ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, de 1994, também contava com este motor. O cinco cilindros retornou em 2009 no TT RS e passou a equipar o RS 3 Sportback em 2011. Dois anos depois, foi incorporado ao RS Q3. O motor de 2,5 litros foi eleito “Motor Internacional do Ano” em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.
O propulsor produz 367 cv e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma impressionante potência específica de 147 cv por litro. O torque máximo de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. É preciso apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.
O 2.5 TFSI impulsiona o RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos – a melhor aceleração em sua categoria. A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250 km/h. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para que o carro seja até 10% mais econômico que na versão anterior.
O turbocompressor, que desenvolve até 1,3 bar de pressão, tem capacidade teórica de circulação 1.100 kg de ar por hora. O intercooler reduz a temperatura do ar comprimido. O trabalho conjunto do turbocompressor e a injeção direta de combustível permite atingir uma taxa de compressão de 10,0:1, resultando em alta eficiência. Flaps no coletor de admissão fazem o ar rodar ao entrar nos cilindros. Os eixos de comando de válvulas, que podem ser ajustados individualmente em um ângulo de até 42 graus, otimizam ainda mais a mistura ar-combustível.
A transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI através de três eixos – um de entrada e dois de saída. Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio interligadas. O processo de troca direta de marchas ocorre com a rapidez de um relâmpago e sem interrupção perceptível da força do motor, por meio da abertura e do fechamento simultâneos das duas embreagens. Novas soluções para preencher as embreagens com óleo e melhorar a integração com o motor tornam as trocas de marchas mais rápidas que nunca. Com o sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é acompanhada por uma dupla debreagem.
O sistema quattro de tração integral permanente transfere a força do motor 2.5 TFSI para a pista com extrema facilidade. Seu componente central é a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico. Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o RS 3 Sportback. Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro em um piscar de olhos. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100% do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.
O interior do novo RS 3 Sportback tem acabamento de fibra de carbono, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Nappa Fina, com costuras contrastantes. Com base reta, o volante RS multifuncional é forrado de couro e Alcantara. A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao motorista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Já o indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros.
Finos detalhes complementam a atmosfera de dinamismo e o extraordinário padrão de manufatura. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável. Os insertos nas portas são de Alcantara. Típicas dos modelos RS, as maçanetas das portas são esguias barras duplas e os insertos são em design 3D. Os mostradores do conjunto RS de instrumentos são pretos com ponteiros vermelhos e grafismos brancos. Apliques na tonalidade preto antracito brilhante da alta qualidade emolduram os instrumentos.
A lista de equipamentos de série do RS 3 Sportback também inclui sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré, sistemas de infotainment e de assistência ao condutor como o MMI navigation plus com MMI touch e equipamento de som Bang&Olufsen. Os pacotes de conforto e conveniência trazem itens como bancos dianteiros em formato concha com controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisor interno antiofuscante automático, assistente para luz alta e sensor para luz e chuva.
Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil