LançamentosNotícias

Primeira volta – Audi lança no Brasil A3 sedan por R$ 116,4 mil

Fotos: Marcus Lauria

Inédito e bonito, o novo Audi A3 sedan marca a entrada da marca alemã em novo segmento, o dos sedans compactos. O modelo chega com um visual arrebatador e com linhas modernas que atendem as exigências do consumidor atual. Além disso oferece toda a tecnologia disponível da marca, conforto e acabamento de primeira.

Visto de fora, seu visual arrojado e com linhas fluídas chamam a atenção. Parece até que o Audi A3 hatch foi criado a partir do sedan. Segundo a marca, seu peso foi reduzido, a versão básica do novo A3 Sedan com câmbio S tronic tem peso em ordem de marcha (sem o motorista) de apenas 1.295 quilos, o que estabelece um novo padrão em sua categoria. O modelo mede 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura. Essas medidas ajudam a dar mais espaço interno para os passageiros da frente e os que vão atrás também.

Pensando no silêncio à bordo, a marca resolveu caprichar nos materiais da carroceira, visando sempre a qualidade e a segurança. O Sedan possui excelente rigidez torsional estática e dinâmica. Como por exemplo posso citar o para-brisa com isolamento acústico é equipamento de série, assim como a dupla vedação envolvente que minimiza o ruído do vento nas portas e janelas. Além dos espelhos externos, que foram também projetados visando a redução do nível de ruído interno.

Com um coeficiente de arrasto de apenas 0,30, o modelo se aproveita para ser mais econômico e ecológico. Ajudam também um pequeno defletor à frente de cada roda que serve para a minimizar a perda de fluxo de ar e o assoalho externo aerodinâmico que reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.

As linhas modernas refletem a nova geração de carros da Audi lançadas recentemente, chamam a atenção os faróis em forma de cunha com a borda inferior ondulada Nos módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs formam um contorno luminoso visualmente uniforme nas bordas superior e inferior. As lanternas de sinalização direcional ficam no canto interno, sob uma faixa cromada. Completam o conjunto dianteiro a grade preta de moldura única, com os cantos superiores recortados, com elementos horizontais e os anéis da Audi em destaque. E os faróis de neblina de série, que ficam alojados nos cantos dessas entradas.

De lateral o A3 sedan exibe a ‘linha tornado’ nitidamente traçada – uma borda que contorna toda a lateral do carro – divide a área sob as janelas e uma linha similarmente dinâmica acima das soleiras se estende para o alto, no sentido da traseira. Olhando mais atentamente, percebe-se que os arcos das rodas ficaram consideravelmente mais salientes e, como num carro-esporte, os espelhos retrovisores externos com indicadores de direção em LEDs são montados nas portas.

A linhas modernas são um dos atrativos do A3 sedan, como o teto curvado que se inclina no sentido da traseira e se incorpora sem divisões à linha de ombros. Assim como a tampa compacta do porta-malas, que malas termina em um arco pronunciado, formando uma borda de contorno e a lâmina do defletor traseiro. Na parte traseira, as linhas são nitidamente tridimensionais onde para-choque e placa se confundem com a carroceria. As ponteiras duplas do escapamento são cercadas por um inserto difusor. As lanternas traseiras finas, invadem os para-lamas traseiros, onde guias luminosos formam arcos onde são equipados de série com luzes de freio adaptativas, que piscam rapidamente sempre que o motorista freia forte.

Por dentro, o A3 sedan mantém as características do seu irmão mais velho, o A3 Sportback, bem simples e agradável ao toque, está lá curva longa e contínua acompanha o para-brisa, de porta a porta, sistema esse conhecido como como wrap around, presente e todos os modelos da marca. Além do moderno e esguio painel de instrumentos atrás do volante, que oferece fácil leitura. Os dois bancos dianteiros do A3 Sedan oferecem excelente apoio, o que também ajuda o motorista na hora de dirigir. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e aletas para troca de marchas.

Entre os dois grandes instrumentos redondos do painel de instrumentos, fica o eficiente e completo sistema de informações DIS (Driver Information System), em uma tela de 3,5 polegadas. A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.

Existe ainda o sistema de operação do pacote de rádio MMI, com monitor extensível elétrico. De série ele pode medir 5,8 ou 7 polegadas na diagonal, caso o carro conte ou não com o opcional de navegação. A capacidade do porta-malas, 425 litros, pode ser aumentada para até 880 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros. O assoalho do compartimento de bagagem é plano e a tampa do porta-malas permite uma ampla abertura para carregar ou descarregar.

O novo A3 sedan desembarca por aqui motor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. O torque máximo, permanece constante entre 1.250 e 5.000 rpm. A potência chega a 180 cv. Com esse propulsor do sedan faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e chegas a velocidade máxima de 235 km/h. Em conjunto está o eficiente câmbio S tronic de sete velocidades. . As marchas mais baixas têm relações relativamente curtas, enquanto a mais alta é comparativamente longa, para reduzir a rotação do motor em longos trajetos em velocidades moderadas.

Quando combinada ao sistema Audi Drive Select, a S tronic inclui uma função roda-livre no modo de eficiência, que reduz ainda mais o consumo de combustível. O motorista pode trocar pessoalmente as marchas da transmissão S tronic através da alavanca de seleção ou no shift paddle, as aletas localizadas atrás do volante.

A suspensão traseira com quatro braços do Audi A3 Sedan tem bitola de 1.526 mm. Os braços de arrasto tipo espada absorvem eficientemente as forças de propulsão e frenagem. O A3 sai de fábrica com rodas de liga leve de 17 polegadas. O modelo ainda é equipado com o sistema Audi Drive Select. A versão básica desse sistema regula o pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão.

Quando o sistema de operação MMI é ligado, sua tela colorida de 7 polegadas emerge automaticamente do painel de instrumentos. Ela oferece imagens verdadeiramente nítidas em cores vivas, graças à resolução de 800 x 480 pixels. A iluminação por trás é feita por LEDs e a camada de vidro é unidadiretamente à superfície da tela TFT por meio de um processo especial de laminação, que não deixa espaço livre. O alojamento preto em alto brilho, feito de magnésio com baixo peso reforça a elegância do visual e conta com apenas onze milímetros de espessura.

O pacote de equipamentos do A3 Sedan inclui sistemas de retenção com sete airbags, um sistema integral de proteção de cabeças e airbag de joelho para o motorista. Entre os itens de segurança adicionais estão a montagem ISOFIX para assentos infantis na traseira, luzes de freios adaptativas e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) com vetorização eletrônica de torque no diferencial.

Assentos traseiros dobráveis, ar-condicionado automático e espelhos retrovisores laterais com indicadores de direção em LEDs fazem parte do pacote de equipamentos de série do A3 Sedan. Também merecem menção o para-brisa à prova de som, vidros elétricos, assentos dianteiros com regulagem de altura e o freio de estacionamento eletromecânico.

O carro conta com teto solar panorâmico, janelas traseiras em vidro colorido, ar condicionado automático e espelho retrovisor antiofuscante automático com sensores de luz e chuva. O banco do motorista tem apoio lombar e controles elétricos.

Evento a convite da Audi do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo