CarrosNotícias
Tendência

Atualização gratuita abrangente está disponível para toda a linha Taycan

A versão de software referente ao modelo 2023 estará disponível para todos os veículos fabricados anteriormente

Mundialmente, foram entregues mais de 75.000 unidades do Taycan desde que a Porsche apresentou seu primeiro carro esportivo totalmente elétrico no fim de 2019. Agora, há uma atualização abrangente no horizonte: independentemente da idade do veículo, motor e carroceria, todas as versões do modelo podem ser atualizadas para o ano modelo 2023 com uma atualização de software. A atualização será implantada de acordo com o cronograma de cada mercado.

Dependendo de quando o veículo foi entregue, os clientes se beneficiarão de, dentre outras coisas, um aumento na eficiência do trem de força e das novas funções e melhorias no Porsche Communication Management (PCM) e sistemas de assistência. A atualização é gratuita para clientes e poderá ser realizada durante uma visita à oficina autorizada Porsche.

“Essa campanha permitirá que todos os clientes se beneficiem do desenvolvimento contínuo do Taycan. Fizemos uma extensa otimização da série de modelos em praticamente todos os aspectos desde 2019,” diz Kevin Giek, vice-presidente da Linha de Modelos Taycan. “Novas funções foram adicionadas e outras foram revisadas ou ajustadas para oferecer uma experiência ainda melhor ao cliente. Após essa atualização, o cliente que já dirige um Taycan terá uma agradável surpresa ao ver o quanto o veículo foi aperfeiçoado desde então.” Internamente, a Porsche refere-se a isso como o “uPdate” (atualização), porque o ano modelo 2023, lançado em julho de 2022, traz a letra “P”.

O escopo de atualização e o tempo necessário para a visita à oficina dependem do status específico do software do Taycan em questão. Quanto mais antigo o veículo, mais melhorias e inovações serão instaladas.

Recentemente, o carregador de bordo de 22 kW também foi disponibilizado para a modernização. Os clientes podem optar por programar e pagar por essa modernização com uma visita à oficina para a atualização do software. Com até 22 kW de capacidade de carga, a versão mais potente carrega a bateria significativamente mais rápido quando utilizado em cojunto com fontes de corrente alternada. Na Europa e na América do Norte, a modernização inclui também a ativação da função Plug & Charge. Isso possibilita praticidade no carregamento e pagamento sem uso de cartão ou aplicativo. Assim que o cabo de carregamento é conectado, o Taycan estabelece comunicação criptografada com a estação de carregamento compatível com Plug & Charge. Os processos de carregamento e pagamento são iniciados automaticamente.

Breve descrição das atualizações mais importantes:

• Trem de força: nos modos de condução “Normal” e “Range”, para os modelos com tração integral, em situações de carga parcial, o motor elétrico dianteiro é quase totalmente desconectado e desenergizado. Durante a desaceleração e a parada, os dois eixos ficam livre do torque de tração. A roda livre elétrica reduz perdas friccionais e aumenta o alcance do veículo. O indicador de tração integral é exibido agora como um indicador de fluxo de energia no display central. Isso facilita a visualização do status de operação do sistema de tração. A estratégia de recuperação de energia também foi otimizada. A configuração de recuperação automática, por exemplo, é mantida mesmo quando o motorista muda o programa de condução. Essas melhorias trazem maior conveniência para os condutores e são válidas para todos os modelos Taycan dos anos modelo 2020 e 2021.

• Gerenciamento térmico: melhor condicionamento da bateria, especialmente em temperaturas externas baixas, permitindo, em geral, que o Taycan seja carregado rapidamente com mais frequência e para uma faixa maior de níveis de carga de bateria (SoC). O calor residual dos componentes elétricos, por exemplo, é ainda mais aproveitado do que antes para pré-condicionar a bateria. Para os modelos Taycan ano modelo 2020 e 2021, isso permite maior alcance e tempos de recarga mais curtos.

• Porsche Communication Management (PCM): novas funções, design de blocos coloridos na tela inicial e maior facilidade de uso são as características marcantes das atualizações do modelo nesse aspecto. Nos modelos Taycan produzidos nos anos modelo 2020 e 2021, e até meados de fevereiro de 2022, a atualização otimiza o controle por voz. O Android Auto® está disponível sem fio. Os postos de carregamento podem ser filtrados e selecionados no sistema de navegação com base na capacidade de carregamento. Os motoristas dos modelos Taycan ano modelo 2021 com head-up display contarão com a visualização otimizada do mapa de navegação, entre outros elementos. O conteúdo do display foi ampliado. Para todos os modelos Taycan anteriores ao ano modelo 2023, as instruções de operação de bordo também podem ser obtidas por controle de voz. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em determinados países.

• Sistemas de assistência: agora, alguns sistemas podem auxiliar o motorista em situações diversas. Os sensores do sistema ParkAssist agora trabalham com um maior alcance. A pesquisa por vaga de estacionamento disponível também foi aprimorada, de modo que agora, mesmo os menores espaços são oferecidos ao motorista como opção. Essas melhorias beneficiarão os modelos Taycan dos anos modelo 2020, 2021 e 2022.

Fonte: PR and Press Manager / Porsche Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo