NotíciasReportagens

Até que ponto as lideranças globais poderão contribuir para a evolução dos veículos elétrico?

Foto: Divulgação

Em 2007 o presidente George W. Bush declarou que a América do Norte era viciada em petróleo. Ele não estava sozinho nesta visão, pois especialistas em segurança nacional, economistas, e outras lideranças dos Estados Unidos afirmavam o mesmo.

A dependência do petróleo estrangeiro exige dos países importadores habilidade política para lidar com a situação, além de grande esforço militar e financeiro para proteger as frotas marítimas de transporte de combustíveis em águas internacionais.

Naturalmente, o mundo todo sabe que precisa reduzir esta dependência, pois além de poluir enormemente o planeta, as reservas mundiais estão reduzindo a cada dia mais os custos de prospecção aumentando e preços dos seus derivados subindo.

Diante deste quadro, uma boa estratégia para evitar a dependência do petróleo é o desenvolvimento e a produção de tecnologia avançada de veículos elétricos, que ainda de sobra, oferece o benefício de “não poluir” ou poluir menos do que aqueles equipados com motores a combustão.

Por exemplo, apesar de incipiente, em torno de 1.270 veículos elétricos são vendidos diariamente nos Estados Unidos. Ainda, não há abundância de estatísticas globais sobre a venda deste tipo de mobilidade, mas globalmente sabe-se que o número é expressivo. Aliás, espera-seque ela se desenvolva enormemente nas próximas décadas.

Atualmente, os Estados Unidos lideram a fabricação de carros elétricos, tendo como os principais modelos o Chevrolet Volt e o Nissan Leaf que são produzidos e vendidos no seu mercado interno. De acordo com o Bloomberg New Energy Finance, comparando as nações, os Estados Unidos dominam as vendas de veículos elétricos e poderá expandi-la ainda mais, se investir adequadamente e desenvolver políticas nacionais eficientes neste setor.

Porém, não basta o esforço apenas dos Estados Unidos. É preciso haver unidade das lideranças mundial, ações orquestradas e maior envolvimento global para que cada nação se organize e exija dos governos municipais, estaduais e federal medidas pontuais. Como por exemplo, incentivo ao uso da mobilidade elétrica, desenvolvimento de infraestrutura de apoio ao usuário, investimento em pesquisa, regulação e recursos adequados para atrair novos investidores ao setor. Consolidada esta fase, os fabricantes globais terão as condições ideais para priorizarem a mobilidade elétrica e híbrida.

O fato é que o envolvimento de grandes nações, a exemplo dos Estados Unidos, China, Japão, França, Coréia entre outros, é fundamental para o sucesso deste tipo de veículo. Pois, juntos eles deverão liderar a evolução da tecnologia das baterias e desenvolver os melhores projetos veiculares. Tudo isso contribuirá definitivamente para reduzir os custos e elevar a participação deles globalmente. Aliás, escrevo este artigo a bordo de um trem elétrico de alta velocidade ligando Beijing à Shanghai.

Finalmente, fica o alerta para que as dificuldades financeiras e econômicas vividas pelos Estados Unidos e países europeus, não seja motivo para que os lideres mundiais abandonem ou reduzam os esforços para o desenvolvimento deste setor. É preciso levar em conta, sobretudo, que os benefícios econômicos e ecológicos que serão colhidos pelos futuros habitantes deste planeta, depende enormemente das ações adotadas pelas atuais lideranças globais, especialmente os países retrocitados.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo