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Aston Martin Valhalla: o supercarro híbrido que define a maestria de dirigir

Novo trem de força híbrido de 950 cv feito sob medida: motor V8 turbo de 750 cv com dois motores elétricos

A jornada transformacional da Aston Martin dá um grande passo à frente com o carro-conceito Valhalla, trazido para a realidade de produção como um extraordinário supercarro híbrido de motor central, verdadeiramente focado no motorista.

Liderado pelo CEO da Aston Martin, Tobias Moers, o Valhalla é o produto mais recente e mais significativo da estratégia Project Horizon da marca até o momento. Um carro que irá ampliar o portfólio de modelos para refletir a presença da Aston Martin na Fórmula 1, estabelecer os melhores padrões da classe em desempenho, comportamento dinâmico e prazer de dirigir, e conduzir a transição da combustão interna para o híbrido e para trens de força totalmente elétricos.

O Presidente Executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll, afirma: “O Valhalla, primeiro supercarro de motor central de produção da Aston Martin, é um momento verdadeiramente transformacional para esta marca ultra-luxuosa. O lançamento do Valhalla demonstra o compromisso da Aston Martin de construir uma linha de carros com motor central excepcionais, um estágio crucial na expansão de nossa linha de produtos. Também pareceu apropriado revelar este supercarro deslumbrante, com tendência para a pista, no lar do automobilismo e na casa da Aston Martin Cognizant Formula One Team, e enfatizar o retorno da Aston Martin ao Grande Prêmio da Inglaterra pela primeira vez em mais de 60 anos, um verdadeiro marco”.

Construído com chassis, aerodinâmica e eletrônica forjados na Fórmula 1, e uma tecnologia de trem de força híbrido de ponta em seu coração, o Valhalla é uma vitrine tecnológica formidável. No entanto, longe de projetar o motorista para fora do circuito, o único foco da Valhalla é envolvê-los em um novo tipo de experiência de condução de um supercarro. Uma experiência que traz emoção, prazer e envolvimento do motorista sem precedentes para o topo do setor de supercarros.

Com manuseio preciso, níveis prodigiosos de carga aerodinâmica e uma mistura de tirar o fôlego de torque instantâneo e a intensidade de um cintilante motor V8, a fusão de emoção crua e eficiência híbrida do Valhalla reflete uma nova era. Definido por uma mudança de atitudes e expectativas que exige que os supercarros contemporâneos não sejam apenas sensacionais de se ver e emocionantes de dirigir, mas que realmente reflitam a tecnologia empregada no mais alto nível do automobilismo. Como tal, o Valhalla está na vanguarda; um autêntico Aston Martin de corrida da próxima geração, projetado em torno do motorista, para o motorista e construído para ser apreciado.

O Valhalla anuncia uma nova definição de Aston Martin. Com um trem de força central a gasolina e bateria elétrica de 950 cv, nova estrutura de fibra de carbono e aerodinâmica moldada pela filosofia pioneira vista pela primeira vez no revolucionário Aston Martin Valkyrie, o Valhalla trará o equilíbrio perfeito entre desempenho de hipercarro, trem de força avançado, dinâmica de condução e materiais sofisticados exclusivos para realmente redefinir o segmento de supercarros.

Para um verdadeiro engenheiro como Moers, o Valhalla marca o momento em que a Aston Martin cumpre promessas anteriores. Diz ele: “Preservar a essência de um carro-conceito excepcional é vital ao enfrentar o desafio de colocá-lo em produção. Com o Valhalla, não apenas permanecemos fiéis ao nosso compromisso de construir um supercarro de classe mundial como também excedemos nossos objetivos originais. O resultado é uma pura máquina de pilotar − aquela que existe na vanguarda em desempenho e tecnologia, mas permite que o motorista sinta a emoção de uma conexão e controle completos”.

No coração de Valhalla está seu novo trem de força PHEV com três motores. O principal deles é um V8 biturbo de 4 litros montado na parte central traseira. É o motor V8 mais avançado, responsivo e de melhor desempenho já instalado em um Aston Martin, com virabrequim plano para maior capacidade de resposta. Acelerando até 7.200 rpm e desenvolvendo 750 cv, ele envia tração exclusivamente para o eixo traseiro. Ele exala pelo sistema de escapamento leve com abas ativas um som com caráter autenticamente Aston Martin, ajustável e autêntico, e possui saídas de escape na parte superior para maximizar as sensações visuais e auditivas.

Complementando este novo motor V8, um sistema híbrido de bateria de 150 kW/400 V utilizando um par de motores elétricos (E-Motors), um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O sistema elétrico contribui com mais 204 cv para uma entrega de potência combinada de 950 cv. Quando conduzido no modo EV, a energia da bateria é direcionada exclusivamente para o eixo dianteiro. Em outros modos de condução, a energia da bateria é dividida entre os eixos dianteiro e traseiro e a porcentagem enviada para cada eixo varia constantemente, de acordo com as demandas de direção. Em certas situações, 100% da energia da bateria pode ser enviada para o eixo traseiro, complementando a força total do ICE V8 para desempenho máximo.

Completando o trem de força está uma transmissão DCT de 8 velocidades totalmente nova. Projetada e construída exclusivamente para a Aston Martin, esta nova caixa de câmbio com paddle shift foi desenvolvida especificamente para a era híbrida. Apresentando e-reverse (ré que utiliza os motores elétricos e, portanto, economiza peso ao dispensar a necessidade de uma marcha à ré convencional), a transmissão também possui um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (E-Diff) no eixo traseiro para tração máxima e agilidade de condução.

A energia elétrica também é usada para melhorar o controle e a resposta em baixa velocidade, bem como fornecer capacidade de reversão. E, graças ao torque instantâneo dos E-Motors, o sistema híbrido auxilia o motor V8 a oferecer uma aceleração a partir da imobilidade sensacional e uma resposta engatada. O desempenho perfeito é auxiliado pelo E-Motor e o V8 ICE sendo capaz de operar diferentes marchas no DCT simultaneamente, o que permite uma entrega de torque máximo de 1000 Nm.

Rodando no modo somente elétrico (EV), o Valhalla será capaz de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h e ter 15 km de autonomia com emissão zero. O CO2 previsto (norma WLTP) é inferior a 200 g/km. Liberando todos os 950 cv, o Valhalla alcançará velocidade máxima de 330 km/h e fará de 0 a 100 km/h em aproximadamente 2,5 segundos. Um tempo de volta de 6min30s em Nürburgring Nordschleife está sendo almejado.

Ralph Illenberger, Chefe de Engenharia de Powertrain, afirma: “O Valhalla é a nossa primeira oportunidade de realmente mostrar do que somos capazes no verdadeiro sentido de produção. Criamos nosso próprio motor V8 refrigerado a ar e o combinamos com um potente sistema híbrido. E, é claro, também temos nossa própria transmissão de dupla embreagem feita sob medida − uma inovação para a Aston Martin e um componente essencial para o Valhalla e modelos futuros da Aston Martin. O resultado é um trem de força verdadeiramente de classe mundial, feito especialmente para um supercarro eficiente e de alto desempenho”.

Em termos de estrutura, o Valhalla é construído em torno de um novo chassi de fibra de carbono para máxima rigidez e mínimo peso. A suspensão dianteira é como na Fórmula 1, com molas e amortecedores montados na parte interna, reduzindo a massa não suspensa e oferecendo um pacote brilhante. Junto com o projeto multilink da traseira, o Valhalla usa molas de ajuste variável (Multimatic Variable Spring) e amortecedores adaptativos (Adaptive Spool Valve, ASV) fornecendo frequência de deslocamento ajustável para desempenho excepcional em estrada e pista. Além de uma suspensão mais rígida, o modo Track reduz drasticamente a altura em relação ao solo para maximizar a carga aerodinâmica. Na outra extremidade da escala de velocidade, um sistema de elevação do eixo dianteiro levanta a frente do carro para melhorar o ângulo de abordagem em inclinações como guias e valetas.

A rigidez inerente do chassi de carbono significa que as cargas de suspensão podem ser controladas com precisão absoluta e que cada movimento do volante (assistido eletricamente) seja traduzido fielmente em uma mudança de direção imediata e intuitiva. Freios de alto desempenho Carbon Ceramic Matrix (completados com tecnologia brake-by-wire) garantem um poder de frenagem excepcional. Pneus Michelin (20 polegadas na frente e 21 na traseira) desenvolvidos sob medida, especificamente para o Valhalla, e fornecem um nível importantíssimo de excelência. Esta conexão íntima e não corrompida entre o motorista e o carro está no cerne da experiência Valhalla, com materiais e sistemas eletrônicos avançados servindo apenas para aumentar o prazer, a confiança e a sensação de controle total do motorista.

Com uma meta de peso seco de menos de 1.550 kg, o Valhalla terá uma relação peso-potência incomparável em comparação com seus rivais de classe. Peso de um tipo diferente − aquele gerado pela carga aerodinâmica − também desempenha seu papel nas capacidades dinâmicas incomparáveis do Valhalla. Beneficiando-se de um fluxo descendente, herdado da filosofia aerodinâmica inspirada na Fórmula 1 do hipercarro Aston Martin Valkyrie, o Valhalla emprega uma combinação de superfícies aerodinâmicas ativas − especificamente as superfícies dianteiras e traseiras − e gerenciamento magistral do fluxo de ar sob a carroceria por meio de túneis venturi. A 241 km/h, as superfícies aerodinâmicas meticulosamente esculpidas do Valhalla geram impressionantes 600 kg de downforce, o suficiente para proporcionar uma poderosa capacidade de fazer curvas em alta velocidade e uma estabilidade inabalável.

A busca por carga aerodinâmica exige funcionalidade sem compromisso. Ao trabalhar habilmente o fluxo de ar sob o carro, a equipe de projetos da Aston Martin ficou com uma superfície superior da carroceria limpa, com a qual criou-se uma forma memorável com motor central − original e inconfundivelmente Aston Martin. Sem a necessidade de asas agressivas que se projetam na corrente de ar, a carroceria predominantemente de fibra de carbono do Valhalla combina função e beleza da maneira que convém a uma nova geração de supercarros com motor central. Espetaculares portas diédricas com dobradiças dianteiras impressionam no início e no final de cada jornada, enquanto os recortes no telhado facilitam a entrada e a saída. Uma tomada de ar de teto envia ar diretamente ao motor V8, com entradas adicionais (laterais e traseiras) e aberturas sendo integradas suavemente ao estilo geral da carroceria.

O Valhalla, primeiro supercarro com motor central de produção em série das marcas de luxo, estará disponível com direção à esquerda e à direita, expandindo seu apelo nos mercados internacionais. A cabine do cockpit foi aumentada em comparação com o Aston Martin Valkyrie, embora muitas características inspiradas na Fórmula 1 permaneçam, como um design de cockpit com ergonomia simples e clara, claramente focada no motorista. Um novo e inovador sistema Aston Martin HMI apresenta tela central de toque e incorpora Apple CarPlay e Android Auto. Pedais e coluna de direção ajustáveis  permitem que as bases do assento sejam fixadas à estrutura do chassi. Os espaços para os pés também são elevados para uma posição baixa do quadril ao calcanhar, que lembra um carro de Fórmula 1.

Para o Diretor de Criação da Aston Martin, Marek Reichman, o Valhalla é uma oportunidade para a equipe de design da Aston Martin expressar desempenho extremo com forma e proporção renovadas, e capturar a abordagem ousada de futuro da marca: “Quando criamos o conceito Valhalla, estávamos ansiosos para enfatizar o legado de design do Aston Martin Valkyrie e essa intenção permanece inalterada. Mas a execução evoluiu consideravelmente para alcançar a produção deste carro totalmente novo. Embora o legado de Valkyrie seja claro, o Valhalla é agora uma peça de design mais madura e totalmente resolvida. Combina a função aerodinâmica pura que você esperaria de uma marca competindo na Fórmula 1 junto com a forma bonita, proporções marcantes e detalhamento exemplar pelos quais a Aston Martin é conhecida”.

Os faróis Full LED Matrix com funcionalidade e feixe de luz adaptáveis oferecem excelente visão para a frente no escuro, e o ar condicionado de zona dupla oferece alto nível de conforto aos ocupantes. Para cumprir os mais recentes requisitos legais, o Valhalla também incorpora os mais recentes Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista. Isso inclui Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Dianteira, Controle de Cruzeiro Ativo, Monitoramento de Ponto Cego e Câmera de Estacionamento com Visão Traseira (com opção de Visão Surround).

O desenvolvimento dinâmico do Valhalla será tarefa da premiada equipe da Aston Martin e complementado com um invejável conjunto de talentos que também inclui os pilotos da Aston Martin Cognizant Formula One Team: Sebastian Vettel, Lance Stroll e Nico Hulkenburg. Eles darão sua perspectiva inestimável ao projeto e trarão autenticidade adicional a um carro que possui uma conexão clara com as máquinas de GP da Aston Martin.

O Valhalla é um Aston Martin de nova geração, que define um novo motorista e uma nova experiência de direção – “o Mestre da Pilotagem”, um verdadeiro supercarro britânico, ultra-luxuoso e exclusivo. Ele virá para o Brasil apenas mediante encomenda. Um vídeo pode ser baixado por meio do link https://drive.google.com/drive/folders/1S4GF_i04_PiyReEorqP6VzRIUhwmvJJh?usp=sharing.

Fonte: LetraNova Comunicação

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