NotíciasReportagens

As dicas para uma viagem segura no feriadão

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 12 de outubro, tem início, em território nacional, mais um feriadão. No final da manhã désta quarta-feira a imprudência de um pai, ao volante, causou uma tragédia familiar. Após uma ultrapassagem proibida o carro se chocou contra uma árvore, ficando totalmente destruído. O acidente ocorreu na BR-153, próximo a Porangatu, a 409 quilômetros de Goiânia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista forçou uma ultrapassagem e perdeu o controle da direção. Duas de suas filhas morreram, uma delas, de 11 anos, morreu no local. A irmã, de 5 anos, chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista, a mulher dele e outra filha, de 8 anos, foram levados para o Hospital Municipal de Porangatu e não correm risco de morte.

Tragédias como esta são perfeitamente evitáveis. Siga as dicas de segurança abaixo descritas e tenha uma viagem segura:

-Obedeça sempre as regras de circulação de trânsito.

-Não ultrapasse quando e onde for proibido.

-Em caso de pista molhada reduza a velocidade. Aumente a distância de segurança.

-À noite use faróis baixos. Ao entrar em túneis também faça uso do farol baixo (o farol alto só é permitido em vias sem iluminação pública).

-Em caso de neblina, cerração e nevoeiro use faróis baixos. Se dispuser de farol de neblina use-o junto com o farol baixo. Reduza a velocidade. Use as marcações da pista ou as luzes traseiras do carro à frente para prosseguir.

-Não transite pelos acostamentos. Constitui infração de natureza gravíssima.

– A cada duas horas pare num posto de combustível ou em outro local seguro para se refazer. Lembre-se que quando se transporta crianças elas  ficam impacientes após um tempo de viagem.

-Use o cinto de segurança. Faça com que todos os ocupantes do veículo o utilizem. As crianças menores de 10 anos devem ser conduzidas no

banco traseiro do carro, cada uma dispondo de equipamento de segurança correspondente  (bebê-conforto, cadeirinhas, almofada de elevação   ou cinto de segurança) dependendo da faixa etária.

– Tenha cuidado especial com os animais que devem permanecer seguros e vigiados no banco traseiro do veículo.

-Faça uma revisão prévia em seu veículo antes de pegar a estrada.

-Certifique-se de que os documentos de porte obrigatório (CRLV e CNH) estão em dia.

 

Lembre-se que você, seus familiares e amigos devem chegar sem problemas ao local de destino e o que maior bem de todos e á vida humana. Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você ou os seus entes queridos. Não transforme o seu passeio em uma tragédia. Lembre-se que um trauma psicológico, após um grave acidente, muitas vezes é insuperável. Tenha uma viagem segura, sem pressa. Dirija com atenção e segurança. Se for dirigir não faça ingestão de bebida alcoólica. Preserve a vida. Aproveite o feriadão.

Milton Corrêa da Costa é Tenente Coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro e estudioso em segurança de trânsito

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo