CarrosNotícias

Ford apresenta versão híbrida plug-in da Transit

A Ford apresentou em Londres a versão híbrida plug-in da van Transit, com bateria que pode ser recarregada tanto pelo motor a gasolina do veículo como ligada à rede elétrica. O lote inicial do protótipo, formado por 20 unidades, destina-se a um teste de rodagem de 12 meses que será iniciado no final do ano em frotas comerciais, como parte de um programa do governo britânico para melhorar a qualidade do ar na cidade.

O lançamento comercial da nova van, baseada na Transit Custom, está programado para 2019. O modelo híbrido plug-in conta com um sistema híbrido avançado capaz de rodar 50 km no modo elétrico, com emissão zero, e motor EcoBoost 1.0 a gasolina que recarrega as baterias em viagens mais longas e amplia a autonomia para 500 km.

Em Londres, os veículos comerciais fazem 280 mil viagens por dia, somando um total de 13 milhões de quilômetros. As vans representam 75% do tráfego nos horários de pico, com mais de 7.000 veículos por hora rodando apenas na zona central.

Para otimizar o aproveitamento dos veículos, as 20 Transit híbridas usarão um sistema avançado de telemetria para coleta de dados em tempo real. E terão também uma tecnologia de cerca eletrônica que muda automaticamente as configurações do veículo de acordo com a sua localização. Isso permite, por exemplo, usar somente o modo elétrico quando a van entra na zona de baixas emissões no centro da cidade.

A Ford é a primeira fabricante de volume a oferecer essa tecnologia híbrida no segmento de vans. A Transit Custom híbrida plug-in tem um sistema de tração em que as rodas são movidas exclusivamente pelo motor elétrico. Sua bateria de íons de lítio, com sistema de refrigeração por líquido, tem um design compacto e fica localizada sob o assoalho, sem tirar espaço na cabine.

Outras vantagens da nova van híbrida são a capacidade de transporte de carga maior que os veículos puramente elétricos e a recarga fácil e rápida em rede elétrica convencional.

Fonte: Imprensa Ford

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo