A Toyota apresenta novos conceitos de veículos durante a 45ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Tóquio, que acontece de 25 de outubro a 5 de novembro, no pavilhão Tokyo Big Sight, na capital do Japão.
Durante a coletiva de imprensa, realizada na manhã do dia 25, em horário local de Tóquio, Didier Leroy, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, explicou como o slogan recém-lançado pela companhia “Start Your Impossible” está atrelado ao desafio assumido pela empresa em oferecer mobilidade para todos como uma forma de liberdade, considerando que “quando as pessoas são livres para se mover, tudo é possível”.
Para cumprir com este seu desafio de oferecer mobilidade para todos, a Toyota vem encontrando inspiração nos atletas olímpicos e paralímpicos, que todos os dias se dispõem a atingir seu “próprio impossível”. De acordo com Leroy, a Toyota enxerga a rapidez com que a indústria e as novas tecnologias estão evoluindo como uma oportunidade de transformação neste sentido, uma vez que a paixão pela mobilidade vai além dos carros.
Os novos conceitos que a Toyota exibe durante o Salão de Tóquio ressaltam atributos para a mobilidade do futuro baseados em: Fun-to-drive; Tecnologia de Inteligência Artificial e conectividade com Big Data; Tecnologia de condução autônoma em dois modos: com carros inteligentes o suficiente para lidar com todas as tarefas de condução e com carros que combinam habilidades humanas e de máquinas para tornar a condução mais segura e manter a sensação de liberdade de condução à medida que a tecnologia do veículo funciona em segundo plano priorizando a segurança; E eletrificação – sem abrir mão do firme compromisso de tornar possível uma sociedade do hidrogênio.
Didier Leroy, em sua apresentação durante a coletiva de imprensa, deu mais detalhes sobre o posicionamento da Toyota frente ao tema eletrificação a partir do Prius, o primeiro carro eletrificado produzido em massa e que neste ano completa 20 anos de existência.
“Hoje, a Toyota já vende 37 carros eletrificados em mais de 90 países, com cerca de 1,5 milhão de unidades vendidas anualmente. Na verdade, se considerarmos todo o mercado global de “veículos eletrificados”, a participação de mercado da Toyota é de 43%”, declarou.
Com mais de 11 milhões de carros eletrificados vendidos nos últimos 20 anos, a Toyota desenvolveu e melhorou muitos componentes eletrificados, incluindo motores, inversores, software de controle elétrico e baterias. E essa experiência coloca a Toyota em uma boa posição para o próximo passo, que são os puramente elétricos.
A Toyota acredita que os elétricos serão certamente uma das soluções-chave em um futuro próximo. Por essa razão, a empresa possui parcerias com a Mazda e a Denso para o desenvolvimento de arquitetura EV, visando a produção em massa. Da mesma forma, a Toyota investe em pesquisas de baterias avançadas há muito tempo, e acredita que a tecnologia de baterias em estado sólido tem potencial de melhorar drasticamente a autonomia.
O executivo destacou, no entanto, que a Toyota não está se afastando das células de combustível, mencionando os novos conceitos Full Cell que serão exibidos no Salão e que demonstram o firme compromisso da empresa na concretização de uma sociedade do hidrogênio.
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação