Agora é oficial: a Apple vai apresentar o seu primeiro automóvel entre 2019 e 2020, e as vendas devem começar um ano depois, em 2021. A revelação foi feita pelo analista da empresa, Piper Jaffray, adiantando ainda que o modelo deverá custar cerca de 75 mil doláres (68 mil euros). O preço é baseado no atual valor pedido por um Tesla Model S.
O responsável explicou que existe uma “equipe considerável” trabalhando no projeto, denominado ”Titan”. Fala-se em mais de mil funcionários envolvidos no projeto.
O objetivo da Apple é concorrer com a Tesla Motors, de Elon Musk. O que continua a gerar dúvidas entre os analistas é que a indústria automotiva geralmente utiliza instalações próprias para produzir e montar os automóveis, ao passo que a Apple tem por tradição contratar fornecedores e empresas externas para produzir os componentes e montar os equipamentos.
Sobre o automóvel em si, sabe-se já que será elétrico e dispensará condutor, pelo menos numa fase mais adiantada. “A automatização completa nos transportes é uma questão de evolução“, revelou fonte com conhecimento do processo à Reuters.
“Os fabricantes vão, lentamente, criar um mercado para os carros automatizados, começando por produzir carros parcialmente automatizados, com ligação à internet”, acrescenta a mesma fonte.