CarrosNotícias

Concept Silver Arrow antecipa futuros modelos elétricos da EQ

A EQ, submarca da Mercedes-Benz para os veículos elétricos, apresentou no Concurso de Elegância de Peeble Beach, o concept EQ Silver Arrow, que combina o look retro dos veículos de competição da marca no final dos anos 30, com um design vanguardista e tecnologias de última geração.

Com apenas um lugar, o EQ Silver Arrow, é uma homenagem ao Mercedes-Benz W125, com que a marca dominou ao Grandes Prémios há mais de 60 anos atrás e que foi, durante três décadas, considerado o carro de competição mais potente do mundo. Desenhado por Rudolf Uhlenhaut, permitiu a Rudolf Caracciola sagrar-se campeão europeu de automobilismo em 1937. Com o seu motor de 12 cilindros em W, o W125 deteve o recorde absoluto de velocidade em estradas públicas durante 80 anos. Os 423,7 Km/h registados pelo W125 só foram batidos em novembro de 2017.

O EQ Silver Arrow tem uma carroceria em fibra de carbono e propulsão 100% elétrica, libertando 738 cv de potência. As entradas de ar laterais ajudam a arrefecer o pack de baterias de 80 kWh de capacidade, que garantem uma autonomia de 400 km por carga.

Embora não esteja prevista a sua produção em série, a verdade é que as linhas do EQ Silver Arrow vão servir de inspiração aos 10 modelos da submarca EQ, que a Mercedes-Benz quer colocar no mercado até 2022, entre os quais um sedan subcompacto, um crossover compacto e uma SW de luxo,

O difusor de ar traseiro é uma reminiscência do esportivo, com duas asas traseiras extensíveis que funcionam como freios, ao aumentaram a resistência aerodinâmica, quando ativados. Em respeito pelo icônico W125, o EQ Silver Arrow vem equipado com um sistema de som que lhe garante o rugir de um F1 atual ou de um AMG GT.

A bela grade frontal é uma tela digital que incorpora os faróis e a sigla EQ, iluminada em azul, que é a imagem da submarca. As rodas são em liga leve de alumínio e estão pintadas em dourado rosa com a assinatura EQ.

À sua frente, o motorista deste EQ Silver Arrow tem uma tela panorâmica que projeta uma imagem 3D da envolvente exterior. Diferentes modos de condução podem ser selecionados através de um touchscreen integrado na parte central do volante.

O Silver Arrow incorpora também tecnologia de videogames, permitindo ao condutor competir virtualmente com pilotos-fantasmas de veículos de competição da marca, atuais ou do passado.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo