CarrosNotícias

Aniversário de 30 anos do BMW M3 revela versões inéditas

bmw-m3-concepts

Um dos esportivos mais famosos e carismáticos do mundo automotivo completa 30 anos de existência. O BMW M3 ganhou notoriedade com versões coupé e cabriolet e seu comportamento sempre arisco, mas engana-se quem pensa que o modelo teve somente estes dois tipos de carroceria. O aniversário motivou a BMW a revelar alguns protótipos do M3 nunca antes vistos pelo público, mas antes de falar deles é interessante analisar a história do surgimento do alemão.

bmw-m3-concepts6

O M3 foi desenvolvido originalmente para ser um carro de corrida, e a razão de ter surgido como versão de rua foi a exigência da regulamentação da época, que mandou que a marca comercializasse 5000 unidades legalizadas para as ruas em até 1 ano; foi nessa mesma época que surgiu o primeiro protótipo do M3 picape, que teve como base um Série 3 E30 conversível que recebeu o conjunto mecânico do irmão nervoso.

bmw-m3-concepts14

Outra variante que nunca chegamos a conhecer de forma oficial foi o M3 Compact de 1996, que trazia o motor 3.2 de seis cilindros e 321cv, bodykit diferenciado e assentos de corrida; o protótipo seria destinado a jovens que achavam o design do M3 Coupé um tanto “antiquado”. Nos anos 2000 foi a vez do M3 Touring, baseado na carroceria de codinome E46 e que serviu para mostrar que a companhia poderia incluir uma perua de alto desempenho em sua gama sem muito esforço.

bmw-m3-concepts23

Por último, em 2011 a montadora se aproveitou do 1º de Abril para relançar o M3 Pickup, desta vez baseado na carroceria E92 e que vinha até com teto removível do tipo Targa. É uma pena que tais versões nunca chegaram a ser produzidas em série, mas ao menos a marca decidiu tirá-las de seu porão secreto e mostrá-las ao público.

bmw-m3-concepts34

bmw-m3-concepts41

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo