CarrosNotícias

Alpine volta com modelo A110 First Edition

O novo A110 First Edition marca a volta da Alpine após 22 anos de ausência. Impossível falar da Alpine sem relembrar o passado histórico e a enorme importância que teve nos capítulos do esporte motorizado na França. A história da marca começa em 1955 criada por Jean Rédélé, então revendedor da Renault em Dieppe. Em 1962, nasceu o mítico modelo, o A110 que conquistou vários títulos europeus em rali no ano de 1971, e as 24H de Le Mans de 1978. Enquanto subsidiária da Renault, os modelos evoluíram com o lançamento do A310 em 1971, depois o A310 V6 em 1976 e o GTA em 1985.

Os negócios acabaram entrando em decadência e em 1995, é anunciado o fim da fábrica Alpine. Mas, não seria o fim da simbólica marca. 17 anos depois, Carlos Ghosn CEO da Renault-Nissan, anuncia a volta da Alpine, mas foi preciso esperar até 2015/2016 para descobrir os planos e concepts projetados pela Renault que levariam ao tão esperado modelo: o Alpine A110 First Edition.

Fiel ao DNA da Alpine, o A110 First Edition é uma clara atualização da primeira geração com um design muito semelhante ao clássico esportivo. Começando pelo azul tradicional da Alpine que se apresenta num tom muito próximo do original.

Na frente, os inconfundíveis quatro faróis não deixam margem para dúvidas de que se trata de uma versão 2.0 da “Berlinette”, assim como outros pontos a destacar como as saliências no capô ou a concavidade nas portas.

Lado a lado, as duas gerações partilham as mesmas proporções particularmente compactas. O First Edition tem um comprimento total de 4,18 m, ou seja, é 20 cm mais curto que um Porsche Cayman, mas 33 cm maior que o Alpine original.

Mas, é no interior que encontramos as grandes diferenças. O painel de instrumentos é 100% digital com a possibilidade de ser exibido de duas formas diferentes dependendo do modo escolhido pelo motorista. Um bom ponto também referente ao design do console central é a presença dos três botões de controle (D, P e R) sob a caixa de dupla embreagem. Impossível não fazer a analogia com alguns modelos da Ferrari neste aspeto.

Além de moderno a qualidade de fabricação é excepcional, como observado por alguns detalhes, como os bancos estilo “baquet” ou couro acolchoado nas portas. A originalidade fica apenas comprometida com a presença de determinados acessórios “herdados” de alguns modelos da Renault, como os comandos de controle no volante e o ar-condicionado.

O peso foi uma das grandes preocupações na criação da nova geração. Foi um verdadeiro desafio não exceder o peso de 1100 kg, mas a Alpine conseguiu graças ao alumínio usado extensivamente na carroceria, chassi e alguns componentes de suspensão. Entre a concorrência, o novo Alpine não é o mais leve do mercado. É mais pesado que um Alfa Romeo 4C que se apresenta com pouco menos de 1.000 kg.

Falamos claro do motor 1,8 litros a gasolina Turbo de quatro cilindros capaz de desenvolver 252 cv. Pouco impressionante ao lado de um Porsche Cayman, mas superior a um Alfa Romeo 4C de 240 cv. Em se tratando de velocidade, a nova “Berlinette” francesa é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

Limitado a 1955 exemplares- correspondentes ao ano que foi fundado a Alpine- o A110 First Edition está oficialmente reservado na sua totalidade com um preço aproximado de 58 500 €.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo