CarrosNotícias

Aliança em Prol do Diesel é lançada durante o Fórum SAE Brasil

Foto: Divulgação

Aproveitando o 10º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel, várias empresas conhecidas no mercado automotivo como Bosch, BorgWarner, Delphi, Honeywell, entre outras, oficializaram a criação de uma coalização para defender o combustível derivado do petróleo e sua utilização nos carros de passeio, proibida desde 1976 por um decreto governamental.

Trata-se da aliança Aprove Diesel, que nasceu com o objetivo de fortalecer o lobby em prol do combustível e colocá-lo na pauta de discussão. “Acreditamos que com essa representação teremos mais força para dialogar com o governo”, afirmou Luso Ventura, diretor executivo da nova entidade.

Único país no mundo a não usar o diesel em carros de passeio, onde é apenas utilizado em veículos pesados como ônibus e caminhões, essa matriz energética é considerada mais limpa que a gasolina, além de gerar mais economia que o derivado do petróleo e até mesmo o etanol.

Na Europa, para nível de comparação, os motores movidos a diesel são ser até 30% mais econômico e 50% mais potentes que seus similares a gasolina. “Agora, que as metas de controle de emissões foram estabelecidas é a hora de voltar a falar do diesel e incluí-lo na matriz energética do país”, afirma Mario Massagardi, aproveitando a atual meta do Brasil de reduzir as emissões estabelecidas pelo Governo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo