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A Ford e as redes sociais

A Ford Brasil traçou uma estratégia pioneira e dinâmica para se conectar com o universo de internautas e especialmente com os jovens da nova geração, pós-graduados, bem resolvidos, conectados, com bons empregos, independentes e com elevado potencial de compra de um automóvel.

Trata-se da conhecida geração “Y”, formada por pessoas nascidas entre 1978 e 1990, com idades que variam de 21 a 33 anos,  emancipada financeiramente. O termo “Y” foi usado pela primeira vez num editorial de agosto de 1993 do Advertising Age, para identificar esse grupo que, agora, chega à maturidade e representa um novo desafio para a indústria automobilística. O segmento já percebeu que não é fácil conquistar a nova geração de consumidores, muitos deles já profissionais, exigentes, experts em assuntos do automóvel e que precisam, talvez, de novas técnicas de abordagem por parte das montadoras.

No Brasil, a Ford procura se “enturmar” com esses jovens pela logística das redes sociais, onde a empresa se tornou atuante (só o facebook, com mais de 23 milhões de usuários – estatística de junho 2011). A área de comunicação da Ford alimenta os seguidores do facebook com noticiário simples, objetivo e direto sobre as novidades, eventos e acontecimentos da marca no mercado.

Os resultados obtidos até agora são expressivos e animadores para a companhia, que registrou 71.137 fãs no seu facebook, até final de julho último. No YouTube, só no primeiro semestre de 2011, foram 2.508.860 de visualizações dos vídeos de assuntos da empresa.

Dessa forma, apesar de ser a 4ª colocada no ranking nacional de vendas, o setor de comunicação/imprensa da Ford faz a sua parte e a coloca em primeiro lugar em citações na Internet e a primeira, também, em relação às publicações nos órgãos de imprensa.

Quem aparece mais no Facebook?

A e.Life, empresa de pesquisa de citações na Internet, acaba de divulgar um estudo sobre as marcas de automóveis mais comentadas pelos usuários do Facebook no período de 25 de junho a 2 de julho de 2011. A pesquisa analisa a repercussão em torno de 20 marcas globais com presença no Brasil e registra um volume total de 14.479 posts sobre elas. O resultado aponta que Ford, GM e Volkswagen são, respectivamente, as três montadoras mais citadas por 13.173 internautas usuários do Facebook. A primeira colocada, a Ford, é mencionada em 11% dos posts, enquanto a GM aparece com 10,8% das mensagens e a Volkswagen é citada em 10,6% das publicações na rede. Ainda integram o ranking das 10 marcas mais comentadas a Mercedes Benz, que ocupa o quarto lugar; a Fiat, em quinto; a Honda, em sexto; a BMW, em sétimo; a Audi, em oitavo; a Renault, em nono; e a Toyota na décima colocação. No período pesquisado, grande parte dos termos associados à Ford, está relacionada a citações de frases do fundador da empresa e à divulgação do Novo Ford Ka 2012.

Atuação da Ford Brasil nas mídias sociais

Desde 1997, a Ford Brasil vem construindo sua presença nas redes sociais com uma estratégia baseada em informar, ouvir, entender e utilizar as informações coletadas com o objetivo de tentar melhorar sempre. Entre as montadoras, em âmbito mundial, a Ford foi pioneira no desenvolvimento de estratégias específicas para as mídias sociais. No Brasil, uma das primeiras iniciativas foi o Clube do Picapeiro um hot site específico para a Ford Ranger.

O resultado é que hoje, as ações nas mídias sociais alimentadas pela Ford Brasil estão inseridas nas estratégias de marketing, comunicação e relacionamento com os seus clientes. Entre elas, destacam-se a logística implementada no Facebook, onde a empresa mantém atualmente seis “fanpages”, e no Youtube, onde existem três canais da Ford.

Um dos grandes destaques da estratégia da Ford nas mídias sociais foi o blog Focus Comments, onde os donos de Focus comentavam sobre seus carros e davam sua avaliação para o produto. Essa ação foi muito positiva, registrando mais de 500.000 visitas em três meses da campanha, além de quase 200 citações em outros canais de Mídia Social como Twitter, Facebook e blogs. Mais recentemente, outra iniciativa de grande sucesso aconteceu durante o lançamento do New Fiesta que também mereceu uma página dedicada no Facebook chamada “New Fiesta Stories”, com conteúdo especificamente desenvolvido para o canal. São iniciativas que revelam inusitadas experiências, muito alinhadas com o perfil do produto e de quem gosta de novidade.

No entanto, o grande exemplo de atuação da Ford nas mídias sociais é, sem dúvida, sua nova campanha institucional, Ford Connect, lançada em junho de 2011. Com a assinatura “Ford Connect, a história da Ford contada por pessoas como você”, a campanha apostou nas redes sociais como um dos principais canais de divulgação e é inédita na indústria automotiva brasileira pela forma como foi feita.

A Ford abriu as portas da empresa para quatro consumidores, selecionados entre mais de 2,5 mil inscritos na página oficial da campanha no Facebook, e os convidou para contar suas experiências com a marca. Na época do seu lançamento, a campanha Ford Connect elevou a marca à posição de montadora com maior participação no Facebook no Brasil.

Alguns números:

Facebook

•          6 fanpages:
o   Ford Brasil (www.facebook.com/FordBrasil)
o   Ford Brasil Imprensa (www.facebook.com/FordBrasiImprensa)
o   New Fiesta Stories (www.facebook.com/NewFiestaStories)
o   Edge Touch (www.facebook.com/EdgeTouch)
o   Ford Ecosport (www.facebook.com/FordEcoSport)
o   Ford Focus Brasil (www.facebook.com/FordFocusBrasil)
•         Total de fãs:
•         71.137 (até final julho 2011)

Youtube

•         3 Canais: fordbrasil – vivaonovo e fordcaminhões
•         Os vídeos foram visualizados por 2.508.860 pessoas
•         No total, os canais foram visualizados por 984.793        pessoas
•         Total de Inscritos nos canais: 1.365 (até final de julho 2011)

Nos Estados Unidos, uma experiência incrível

Uma das empresas globais que mais rapidamente assimilou a importância de atingir milhões de pessoas via web foi a Ford.

Nos Estados Unidos, o Movimento Fiesta foi um dos maiores exemplos de êxito de comunicação na época em que o compacto da Ford estava para ser lançado naquele país. Essa ação ilustra bem a estratégia adotada que dependia de uma estreita interação com o público externo da empresa.

A Ford selecionou 100 candidatos através de um concurso online, tendo em conta os indivíduos com o maior número de seguidores nas redes sociais. Cada um deles recebeu um Fiesta para ser conduzido durante seis meses. A única exigência era a de publicarem regularmente posts (comentários) descrevendo as suas experiências, fomentando a discussão e a promoção da marca.

No final, cada participante tinha mais de 60 mil mensagens publicadas, que renderam milhões de cliques e 4,3 milhões de visualizações no YouTube. Esta campanha de apenas 5 mil dólares obteve um estrondoso sucesso no lançamento do New Fiesta, que já esta disponível no Brasil, obtendo o mesmo resultado de uma campanha tradicional de dezenas de milhões de dólares.

Por Ford para todos

 

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